sábado, 7 de fevereiro de 2015

Dupla...

Temporada de 1992...

GP de Mônaco - circuito de Monte Carlo...

A dupla da McLaren - Ayrton Senna e Gerhard Berger - analisando planilhas (provavelmente sobre o comportamento do MP4/7A durante os treinos para o GP monegasco)...

Na prova Senna, que largou do 3º posto do grid, foi o vencedor e Berger - 5º no grid de largada, abandonou a disputa no giro #32...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Seta...

Temporada de 1975...

GP da Holanda - circuito de Zandvoort...

#8 - José Carlos Pace - Martini Racing - Brabham BT44B - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Goodyear...

Pace, 9º colocado no grid de largada, terminou a prova na 5ª posição a 1 volta do inglês James Hunt (Hesketh) o vencedor. Niki Lauda e Clay Regazzoni, a dupla da Ferrari, completaram o pódio...

Niki Lauda foi o pole position e ainda registrou a volta mais rápida da prova com o tempo de 01:21.540...

--> 1ª vitória de James Hunt; 50º GP de Niki Lauda; 1ª e única vitória da equipe Hesketh; 150º GP da equipe Brabham e 83ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Estreia...

Temporada de 1972...

GP da Espanha - circuito de Jarama...

#22 - Wilson Fittipaldi - Motor Racing Developments Ltd - Brabham BT33 - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Goodyear...

O 'Tigrão' fazia sua estreia na categoria. Alinhou seu Brabham BT33 na 14ª posição do grid de largada e ao final das 90 voltas terminou a prova na 7ª posição a 2 voltas de seu irmão Emerson Fittipaldi (Lotus), o vencedor...

Jacky Ickx e Clay Regazzoni, a dupla da Ferrari, completaram o pódio...

Jacky Ickx foi o pole position e ainda registrou a volta mais rápida da corrida com o tempo de 01:21.010...

--> 2ª vitória de Emerson Fittipaldi; 10ª pole position de Jacky Ickx; 1º GP de Wilson Fittipaldi; 43ª vitória da equipe Lotus e 44ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Testes...

Didier Pironi testando o Ferrari 312T5 no final de 1980...

O 312T5 disputou as provas da temporada de 1980 com a dupla Jody Scheckter e Gilles Villeneuve e obteve como melhor resultado o 5º lugar nos GPs dos EUA, Mônaco e Canadá...

O projeto tinha a assinatura de Mauro Forghieri e usava o motor Ferrari 015 F12 e pneus Michelin...

Fica aí a pergunta: qual o circuito do teste de Pironi???

Apresentação (3)...

Alexander Hesketh e James Hunt durante a apresentação do Hesketh 308C na mansão do Lord em Easton Neston, Inglaterra - em julho de 1975...

O 308C tinha a assinatura de Harvey Postlethwaite e era equipado com o motor Ford Cosworth DFV V8...

Disputou os GPs da Itália (5º lugar) e EUA (4º lugar) de 1975...



terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Jarama...

Temporada de 1981...

GP da Espanha - circuito de Jarama...

#22 - Mario Andretti - Marlboro Team Alfa Romeo - Alfa Romeo 179C tem em seu encalço o francês #15 - Alain Prost - Team Renault Elf - Renault RE30 durante a prova espanhola...

Andretti largou e terminou a prova na 8ª colocação. Prost abandonou a disputa no giro #28...

A vitória foi de Gilles Villeneuve (Ferrari). Jacques Laffite (Ligier) e John Watson (McLaren) completaram o pódio...

O Pole Position foi Jacques Laffite e a volta mais rápida da corrida foi anotada por Alan Jones (Williams) com o tempo de 01:17.818...

--> 6ª e última vitória de Gilles Villeneuve; 7ª e última pole position de Jacques Laffite; 49º e último GP de Jean-Pierre Jabouille; 81ª vitória da equipe / motor Ferrari e 9ª e última pole position da equipe Ligier na F-1...

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Italianos...

Temporada de 1985...

GP de San Marino - circuito de Ímola...

Os italianos Elio de Angelis (Lotus 97T) e Michele Alboreto (Ferrari 156/85) antes da prova de Ímola...

Além deles a Itália contava ainda com Piercarlo Ghinzani (Osella), Pierluigi Martini (Minardi), Andrea de Cesaris (Ligier), Mauro Baldi (Spirit) e Riccardo Patrese (Alfa Romeo)...

Após 60 voltas Elio de Angelis venceu a prova sem liderar volta alguma. Ayrton Senna (Lotus) liderou 57 voltas e Stefan Johansson (Ferrari) 1 volta e ambos abandonaram por pane seca. Alain Prost (McLaren) liderou as 3 voltas finais mas foi desclassificado devido ao seu McLaren estar abaixo do peso mínimo.

Thierry Boutsen (Arrows) foi o 2º e Patrick Tambay (Renault) o 3º...

O Pole Position foi Ayrton Senna e Michele Alboreto registrou a volta mais rápida  da prova marcando o tempo de 01:30.961...

--> 2ª e última vitória de Elio De Angelis; 1º pódio de Thierry Boutsen; 11º e último pódio de Patrick Tambay; 74ª vitória da equipe Lotus e 17ª vitória do motor Renault na F-1..

"Seppi"...

Temporada de 1969...

GP da Holanda - circuito de Zandvoort...

#10 - Jo Siffert - Rob Walker / Jack Durlacher Racing Team - Lotus 49B - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Firestone...

O suíço Siffert, 10º colocado no grid de largada, após 90 voltas terminou a disputa do GP holandês na 2ª posição...

A vitória foi de Jackie Stewart (Matra). Chris Amon (Ferrari) completou o pódio...

A Pole Position foi de Jochen Rindt (Lotus) e a volta mais rápida da prova foi anotada por Jackie Stewart que marcou o tempo de 01:22.940...

--> 8ª vitória de Jackie Stewart; 6ª vitória da equipe Matra e 19ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...

Testes...

Temporada de 1990...

Ayrton Senna testando um diferente bico no McLaren MP4/5B que era equipado com o motor Honda RA100E V10 e pneus Goodyear...

O MP4/5B tinha a assinatura de Neil Oatley...

Qual a fonte de inspiração da McLaren? E onde é o circuito?

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Apresentação...

Temporada de 1986...

Apresentação do Ligier JS27...

Projetado por Claude Gallopin (Design) e Henri Durand (Aérodynamique) e sob a coordenção técnica de Michel Tétu, o modelo era equipado com o motor Renault EF15 V6 t e calçado com pneus Pirelli...

Durante a temporada foi guiado por Jacques Laffite, René Arnoux e Philippe Alliot...

O melhor resultado da equipe em 1986 foi o 2º lugar de Jacques Laffite no GP do EUA...

Monte Carlo...

Temporada de 1978...

GP de Mônaco - circuito de Monte Carlo...

#6 - Ronnie Peterson - John Player Team Lotus -  Lotus 78 - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Goodyear...

sábado, 31 de janeiro de 2015

TG184 x FA1F

Temporada de 1984...

GP da Holanda - circuito de Zandvoort...

#19 - Ayrton Senna - Toleman TG184 ultrapassando #30 - Jo Gartner - Osella FA1F durante o GP holandês...

Senna abandonou a disputa no giro #19 e Gartner terminou a prova na 12ª posição...

Alain Prost foi o vencedor com Niki Lauda completando a 'dobradinha' da McLaren. Nigel Mansell (Lotus) fechou o pódio...

O Pole Position foi Alain Prost e a volta mais rápida da prova foi de René Arnoux (Ferrari) com o tempo de 01:19.465...

--> 14ª vitória de Alain Prost; 12ª e última melhor volta de René Arnoux; 39ª vitória da equipe McLaren e 9ª vitória do motor TAG Porsche na F-1...

Camel...

Temporada de 1990...

GP da Alemanha - circuito de Hockenheim...

#12 - Martin Donnelly - Camel Team Lotus - Lotus 102 - motor Lamborghini 3512 V12 3.5 - pneus Goodyear...

20º colocado no grid de largada, Donnelly deixou a prova alemã ainda na 1ª volta devido a problemas mecânicos...

Após 45 voltas Ayrton Senna (McLaren) foi o vencedor com mais de 6' de vantagem para Alessandro Nannini (Benetton). Gerhard Berger (McLaren) completou o pódio...

O pole position foi Ayrton Senna e a volta mais rápida da prova foi anotada pelo belga Thierry Boutsen (Williams) com o tempo de 01:45.602...

--> 24ª vitória de Ayrton Senna; 1ª e única melhor volta de Thierry Boutsen; 84ª vitória da equipe McLaren e 56ª vitória do motor Honda na F-1...

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Avon Tyres...

Temporada de 1955...

GP da Inglaterra - circuito de Aintree...

Em um tranquilo paddock estão os Maserati 250F de Roberto Mieres (#6) e André Simon (#8) e as Ferrari 625 de Maurice Trintignant (#18) e Eugenio Castellotti (#20)...

O curioso é que nenhum deles completou a prova...

Ao final das 90 voltas a vitória foi de Stirling Moss. Juan Manuel Fangio e Karl Kling completaram o pódio com as flechas de prata...

Moss foi pole position e ainda anotou a volta mais rápida da corrida com o tempo de 02:00.400 confirmando seu hat-tricks...

--> Juan Manuel Fangio é Campeão do Mundo; 1ª pole position e 1ª vitória de Stirling Moss; 2º e último pódio de Karl Kling; 1º GP de Jack Brabham e 8ª vitória da equipe / motor Mercedes na F-1...

Out...

Temporada de 1977...

GP da França - circuito de Dijon-Prenois...

#25 - Harald Ertl - Hesketh Racing - Hesketh 308E - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Goodyear...

Ertl em sua fracassada tentativa de conquistar uma vaga para disputar o GP francês...

Eram 35 inscritos e somente 22 alinharam no grid...

Após 80 voltas a vitória foi de Mario Andretti (Lotus). John Watson (Brabham) e James Hunt (McLaren) completaram o pódio...

Andretti foi pole position e ainda registrou a volta mais rápida da prova marcando o tempo de 01:13.750 e confirmando seu hat-tricks...

--> 5ª vitória de Mario Andretti; 50º GP de Vittorio Brambilla; 62ª vitória da equipe Lotus e 102ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Fuji...

Temporada de 1976...

GP do Japão - circuito de Fuji...

#4 - Patrick Depailler - Tyrrell P34 à frente de #16 - Tom Pryce - Shadow DN8 durante a disputa do GP japonês...

No giro #36 Price - que partiu da 14ª posição do grid - alcançou Depailler, o 2º colocado, e fez a ultrapassagem sobre o francês na volta 40 mas foi traído por um problema elétrico em seu DN8 abandonando a prova no giro #46...

Depailler chegou a assumir a liderança da prova no giro #62 mas foi ultrapassado por Mario Andretti (Lotus) na volta #64 terminando a disputa na 2ª posição...

Mario Andretti foi o vencedor e James Hunt (McLaren) completou o pódio...

O Pole position foi Mario Andretti e a volta mais rápida da corrida foi anotada por Jacques Laffite (Ligier) que marcou o tempo de 01:19.970...

--> James Hunt é Campeão do Mundo; 2ª vitória de Mario Andretti; 58ª vitória da equipe Lotus e 96ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...

Engine...

Temporada de 1967...

A partir do GP do Canadá a McLaren promoveu a estreia do modelo M5A que utilizava o motor BRM P142 V12...

Esse conjunto foi usado pela equipe até o GP dos EUA de 1968 e teve como melhor resultado o 5ª lugar no GP da África do Sul de 1968 com Denny Hulme...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Dedo em riste...

Temporada de 1976... (ATUALIZADO)...

Circuito de Interlagos - São Paulo

Durante os testes realizados antes do GP do Brasil, Emerson Fittipaldi (Copersucar FD04) de dedo em riste para Clay Regazzoni (Ferrari 312T)...

O que teria acontecido entre os dois na pista paulistana???

Foto: Rogério P. D. Luz

Apresentação...

Temporada de 1975... (ATUALIZADO)...

Apresentação do revolucionário Tyrrell P34, em setembro de 1975, na sede da equipe em Ockham, Inglaterra...

Projetado por Derek Gardner, o P34 debutou no GP da Espanha - 4ª prova da temporada de 1976 - e foi conduzido pelo francês Patrick Depailler que conseguiu a 3ª posição no grid de largada mas abandonou a prova no giro #25 após acidentar-se...

Disputou as provas restantes de 1976 e a temporada completa de 1977.

Obeteve uma única vitória na F1 - com dobradinha - foi no 4º GP disputado em 1976, na Suécia, com Jody Scheckter em 1º e Depailler em 2º...

Tenochtitlán...

Temporada de 1989...

GP do México - circuito Cidade do México...

#1 - Ayrton Senna - Honda Marlboro McLaren - McLaren MP4/5 - motor Honda RA109E V10 3.5 - pneus Goodyear...

Senna foi absoluto no GP mexicano... Largou da Pole Position e liderou as 69 voltas vencendo de ponta a ponta com mais de 15s de vantagem para Riccardo Patrese (Williams) o 2º colocado. Michele Alboreto (Ferrari) completou o pódio...

A volta mais rápida da prova foi anotada por Nigel Mansell (Ferrari) com o tempo de  01:20.420...

--> 17ª vitória de Ayrton Senna; 23º e último pódio de Michele Alboreto; 50º GP de Alessandro Nannini; 73ª vitória da equipe McLaren; 400º GP da equipe Lotus e 45ª vitória do motor Honda na F-1...