sábado, 14 de março de 2015

312...

Temporada de 1968...

GP da Inglaterra - circuito de Brands Hatch...

#6 - Jacky Ickx - Scuderia Ferrari - Ferrari 312 - motor Ferrari 242C V12 3.0 - pneus Firestone...

O belga Ickx largou da 12ª posição do grid e após 80 voltas levou seu Ferrari à 3ª colocação na prova inglesa...

A vitória foi de Jo Siffert (Lotus). Chris Amon (Ferrari) foi o 2º colocado...

Graham Hill (Lotus) foi o pole position e Jo Siffert registou a volta mais rápida da corrida com o tempo de 01:29.700...

--> 1ª vitória e 1ª melhor volta de Jo Siffert; 13ª e última pole position de Graham Hill; 33ª vitória da equipe Lotus e 10ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...

sexta-feira, 13 de março de 2015

Esso...

Temporada de 1959...

GP da Itália - circuito de Monza...

#18 - Graham Hill - Team Lotus - Lotus 16 - motor Climax FPF L4 2.5 - pneus Dunlop...

Hill teve uma participação muito curta no GP italiano. Largando da 10ª posição do grid, abandonou a prova ainda na volta inicial com problemas na embreagem...

Ao final das 72 voltas a vitória foi de Stirling Moss (Cooper). Phil Hill (Ferrari) e Jack Brabham (Cooper) completaram o pódio...

O Pole Position foi Stirling Moss e Phil Hill anotou a volta mais rápida da prova com o tempo de 01:40.400...

--> 12ª vitória e 10ª pole position de Stirling Moss; 6ª vitória da equipe Cooper e 6ª vitória do motor Climax na F-1...

quinta-feira, 12 de março de 2015

Rio 40º...

Temporada de 1978...

GP do Brasil - circuito de Jacarepaguá...

#1 - Niki Lauda - Parmalat Racing Team - Brabham BT45C - motor Alfa Romeo 115-12 F12 3.0 - pneus Goodyear...

Lauda no cockpit de seu BT45C aguardando os ajustes em seu Brabham antes de ir para a pista carioca...

Largando da 10ª posição do grid e enfrentando as altas temperaturas do verão carioca, o austríaco levou o BT45C ao 3º lugar ao final da prova...

A vitória foi de Carlos Reutemann (Ferrari) e Emerson Fittipaldi (Copersucar) foi o 2º colocado...

O Pole Position foi Ronnie Peterson (Lotus) e a volta mais rápida da prova coube a Carlos Reutemann que marcou o tempo de 01:43.070...

--> 6ª vitória de Carlos Reutemann; 50º GP de Hans Joachim Stuck e Jacques Laffite; 69ª vitória da equipe / motor Ferrari; 1º pódio da equipe Copersucar e 1º GP da equipe Arrows na F-1...

quarta-feira, 11 de março de 2015

Wattie, O Sortudo...

Por Caranguejo

John Marshall Watson, nasceu em Belfast, Irlanda do Norte. Piloto ativo nos anos setenta/oitenta, não era daqueles de encher os olhos. “Wattie” era cuidadoso, prudente, sabia a hora de dar o bote, e... parecia contar sempre com o imponderável, o inesperado, o “golpe de sorte”, se quiserem. Seu pai negociava carros e esporadicamente competia. 

Wattie e o TUI F2 (1972)

O jovem John deu então suas primeiras aceleradas no começo dos anos sessenta, com um Austin Healey. Sem maiores problemas e com apoio da família  Watson alcançou a Fórmula 2, fazendo aparições em outras categorias como os Sport-cars ou F5000. Sua estréia na F1 ocorreu na Vitory Race em 1972, com o reformado March de Rolf Stommelen. No ano seguinte, foi incumbido da estréia do Brabham BT42 na Corrida dos Campeões.

Wattie na Eifelland March (1972)

Sem dúvida, não deve  sua melhor lembrança: na sétima volta, estampou um guard-rail e quebrou a perna. Mas em julho já estava recuperado para encarar seu primeiro GP oficial, em Silverstone, com um velho Brabham BT37, da equipe Hexagon, de Paul Michaels e Tony Brown, a qual era ligado desde os tempos das Fórmulas menores. 

O contato com a Brabham portanto, continuou firme e graças a ele, Watson pode participar de sua primeira temporada completa na F1 em 74. Um sexto lugar em Mônaco e um sétimo em Zandvoort, estimularam a dupla Michaels-Brown a investir num carro novo e assim Wattie estreou um BT44 no GP de Nurburgring. Quarto em Osterreichring, sétimo em Monza, quinto em Watkins Glen... a estrela do barbudo Watson era mesmo brilhante. Mas de vez em quando, ficava opaca. O Team Hexagon não teve meios de continuar sua aventura em 75 e lá foi Watson, correr na Surtees. O modelo TS16 já havia sido abandonado por três pilotos (e o quarto morrera pilotando-o). Torná-lo competitivo exigiria muito mais do que sorte. John percebeu isso e sem conseguir marcar pontos com o Surtees, chegou a pilotar para a Lotus em Nurburgring, substituindo Jacky Ickx, mas firmou-se na Penske Racing, que buscava um substituto para Mark Donohue, falecido no GP da Áustria.

Em 1976, o ulsterman se encontrou: fez três pódios; venceu o GP da Áustria, onde Donohue havia morrido; marcou vinte pontos e terminou a temporada em uma honrosa sétima colocação. Tudo lindo, mas Roger Penske estava deixando a F1. Outra vez na lista dos desempregados (e agora sem barba, promessa paga depois da vitória), sua velha ligação-Brabham o salvou.

Em 77, iria formar dupla com José Carlos Pace, mas obviamente, Moco era o líder do time. Porém...o piloto brasileiro faleceu em um acidente de avião e de repente, Wattie foi  catapultado para a condição de primeiro piloto. Todavia, sua temporada não foi das melhores: uma pole position em Mônaco; um segundo lugar em Dijon-Prenois e muitas quebras ou acidentes, que entretanto, o mantiveram na Brabham para 78, ao lado de Niki Lauda. 

Watson com o Lotus 72F - GP da Alemanha - 1975

Watson com o Brabham Alfa BT45B - GP de Mônaco - 1977

Talvez desobrigado de liderar o time, John fez um boa temporada. Três pódios, vinte e cinco pontos, sexto lugar no campeonato. Seria preciso que um superdotado surgisse para tirá-lo do time e então apareceu Nelson Piquet. Mas também aconteciam tragédias. Pilotos morrendo e sendo substituídos. Ronnie Peterson, cujas negociações com a McLaren já estavam adiantadas faleceu em Monza. A equipe de Teddy Mayer precisava de um piloto. Chamou Watson. Contudo o modelo M28 era mal nascido. 

Watson e Niki Lauda - Brabham BT46A - GP da França - 1978
O começo promissor com um terceiro lugar em Buenos Aires não se confirmou e o McLaren M29, que surgiu no meio da temporada também não deu alegrias. Em 80 a McLaren estava em processo de mudança. Wattie conseguiu dois quartos lugares, em Long Beach e Montreal e aguardou. A chegada de Ron Dennis e do projetista John Barnard em 1981, revitalizou a equipe com o carro fabricado em fibra de carbono. Watson era um piloto experiente. Ele soube tirar proveito do novo MP4 e teve um excelente ano, marcando vinte e sete pontos e concluindo na sexta posição, mas o mais importante foi a volta ao topo do pódio, no GP de Silverstone, onde entrou para a história da categoria como o primeiro vencedor com um carro de fibra de carbono. 

Haviam coisas que pareciam estar à espera de John Watson. A Curva di Lesmo também o aguardava, mas mesmo após uma violenta batida no guard-rail no GP de Monza (que partiu o carro no meio) Watson saiu andando. Mas o melhor estava por vir. 1982, temporada cheia de nuances, acidentes, brigas, greves e que tais. Uma série de bons resultados e duas vitórias, em Zolder e Detroit, onde largou na décima sétima posição, o colocaram em posição de disputar com Keke Rosberg o título da temporada, depois que Didier Pironi acidentou-se em Hockenheim. 

Watson - McLaren MP4/1B - GP da África do Sul - 1982

Mas uma sequência de três quebras (Silverstone, Paul Ricard e Hockenheim) o prejudicaram e Watson terminou o ano na terceira colocação com 39 pontos. Em 83, sua última temporada completa, consegue mais uma vitória surpreendente. Venceu em Long Beach, largando da vigésima segunda posição.

Wattie - McLaren M28 - GP da Argentina - 1979

Substituído por Prost na McLaren, o veterano irlandês se afastou das pistas, para ficar ao lado de sua esposa, Barbro, a viúva de Ronnie Peterson. 

Fez um retorno em 85, com o carro de Niki Lauda no GP da Europa em Brands Hatch. Terminou em sétimo, à duas voltas de Mansell e essa foi a sua despedida. 

Uma volta aos sport-cars, algumas participações em Le Mans e Watson tornou-se um comentarista da TV britânica nos anos noventa. 

O choque pela morte de Barbro em 1987 o afetou, mas nada que o fizesse desistir. 

Este é um homem que sempre soube reinventar-se, um favorito das oportunidades. 

Atualmente, trabalha para o Sky Sports e pode contar também que foi um dos dois pilotos que utilizou o #1 em seu carro, quando substituiu Lauda em 1985, sem que tenha chegado a ser campeão.

Watson substituindo Lauda - McLaren MP4/2B - GP da Europa - 1985

terça-feira, 10 de março de 2015

Interlagos 73...

Temporada de 1973...

GP do Brasil - circuito de Interlagos...

As Ferraris 312B2 de Jacky Ickx e Arturo Merzario ao lado das McLarens M19C de Denny Hulme de Peter Revson no pitlane de Interlagos...

Embassy...

Temporada de 1974...

GP da África do Sul - circuito de Kyalami...

#32 - Eddie Keizan - Blignaut Embassy Racing SA - Tyrrell 004 - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Firestone...

O sul-africano Keizan 'correndo em casa'. Largou da 24ª posição do grid e terminou a prova na 14ª colocação a duas voltas de Carlos Reutemann (Brabham), o vencedor...

Jean-Pierre Beltoise (BRM) e Mike Hailwood (McLaren) completaram o pódio...

O Pole Position foi Niki Lauda (Ferrari) e a volta mais rápida foi anotada por Carlos Reutemann que marcou o tempo de 01:18.160...

--> 1ª vitória e 1ª melhor volta de Carlos Reutemann; 1ª pole position de Niki Lauda; 2º e último pódio de Mike Hailwood; 8º e último pódio de Jean-Pierre Beltoise; 1º GP de Vittorio Brambilla; 50º GP de Ronnie Peterson; 100º GP de Denny Hulme; 14ª vitória da equipe Brabham; 61º e último pódio da equipe/motor BRM; 1º GP da equipe Hesketh e 69ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...

segunda-feira, 9 de março de 2015

C12...

Temporada de 1993...

GP da França - circuito de Magny-Cours...

#30 - JJ Lehto - Sauber - Sauber C12 - motor Sauber LH10 V10 3.5 - pneus Goodyear...

O finlandês Lehto partiu da 18ª posição do grid mas abandonou a disputa no giro #22 por problemas no câmbio de seu C12...

GP francês teve 72 voltas e Alain Prost foi o vencedor. Damon Hill completou a dobradinha da Williams no pódio. Michael Schumacher (Benetton) fechou o pódio...

O Pole Position foi Damon Hill e Michael Schumacher anotou a volta mais rápida da prova marcando o tempo de 01:19.256...

--> 49ª vitória de Alain Prost; 1ª pole position de Damon Hill; 50º GP de Aguri Suzukiu; 150º GP de Ayrton Senna; 66ª vitória da equipe Williams e 46ª vitória do motor Renault na F-1...

Campari...

Temporada de 1989...

GP de Portugal - circuito de Estoril...

#7 - Martin Brundle - Motor Racing Developments - Brabham BT58 - motor Judd EV V8 3.5 - pneus Pirelli...

#25 - René Arnoux - Ligier Loto - Ligier JS33 - motor Ford Cosworth DFR V8 3.5 - pneus Goodyear...

Brundle 'colocando volta' em Arnoux durante a disputa do GP português...

A prova teve 71 voltas e a vitória foi de Gerhard Berger (Ferrari). Alain Prost (McLaren) e Stefan Johansson (Onyx) completaram o pódio...

O Pole Position foi Ayrton Senna (McLaren) e a volta mais rápida foi anotada por Gerhard Berger que marcou o tempo de 01:18.986...

--> 5ª vitória de Gerhard Berger; 12º e último pódio de Stefan Johansson; 150º GP de Alain Prost; 97ª vitória da equipe / motor Ferrari e 1º e único pódio da equipe Onyx na F-1...

domingo, 8 de março de 2015

Arquibancadas...

Temporada de 1983...

GP da Bélgica - circuito de Spa-Francorchamps...

A visão das arquibancadas em Spa...

A prova belga teve 40 volta e Alain Prost (Renault) foi o vitorioso. Largou na pole position e liderou 21 voltas...

Patrick Tambay (Ferrari) e Eddie Cheever (Renault) completaram o pódio...

A volta mais rápida da prova foi de Andrea de Cesaris (Alfa Romeo) que marcou o tempo de 02:07.493...

Simplicidade...

Temporada de 1975...

GP da Suécia - circuito de Anderstorp...

Ronnie Peterson (Lotus) com sua esposa Barbro nos boxes de Anderstop...

A prova sueca teve 80 voltas e Peterson (Lotus 72E) terminou na mesma posição de largada - 9º lugar...

A vitória foi de Niki Lauda (Ferrari). Carlos Reutemann (Brabham) e Clay Regazzoni (Ferrari) completaram o pódio...

O Pole Position foi Vittorio Brambilla (March) e a volta mais rápida da prova foi de Niki Lauda que marcou o tempo de 01:28.267...

--> 5ª vitória de Niki Lauda; 1ª e única pole position de Vittorio Brambilla; 55ª vitória da equipe/motor Ferrari e 70º pódio da equipe Brabham na F-1...

sábado, 7 de março de 2015

Parking...

Temporada de 1985...

GP da África do Sul - circuito de Kyalami...

Os dois Alfa Romeo 184T fora da prova sulafricana ainda no giro inicial. Eram conduzidas por Riccardo Patrese (#22) e Eddie Cheever (#23)...

sexta-feira, 6 de março de 2015

000 Laps...

Temporada de 1983...

GP da Áustria - circuito Österreichring

#15 - Alain Prost - Team Renault Elf - Renault RE40 - motor Renault EF1 V6 t 1.5 - pneus Michelin...

Prost cruzando a linha de chegada na 1ª posição após 53 voltas, sendo 6 na liderança, após largar da 5ª posição do grid...

René Arnoux (Ferrari) e Nelson Piquet (Brabham) completaram o pódio...

O Pole Position foi Patrick Tambay (Ferrari) e a volta mais rápida da corrida foi anotada por Alain Prost que marcou o tempo de 01:33.961...

--> 9ª vitória de Alain Prost; 20º pódio de Nelson Piquet; 50º GP de Eddie Cheever; 15ª vitória da equipe / motor Renault na F-1...

quinta-feira, 5 de março de 2015

Piquet...

Temporada de 1983...

GP do Brasil - circuito de Jacarepaguá...

#5 - Nelson Piquet - Fila Sport - Brabham BT52 - motor BMW M12/13 L4 t 1.5 - pneus Michelin...

Nelson Piquet rumo à sua 8ª vitória na carreira com o espetacular Brabham BT52...

quarta-feira, 4 de março de 2015

Martini...

Temporada de 1979...

GP da Alemanha - circuito de Hockenheim...

#1 - Mario Andretti - Martini Racing Team Lotus - Lotus 79 - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Goodyear...

Largando da 11ª posição do grid, Andretti abandonou a prova no giro #16 após a quebra da transmissão de Lotus 79...

O GP alemão teve 45 voltas e a vitória foi de Alan Jones com seu parceiro Clay Regazzoni completando a dobradinha da Williams. Jacques Laffite (Ligier) foi o 3º colocado...

O Pole Position foi Jean-Pierre Jabouille (Renault) e a volta mais rápida da corrida foi anotada por Gilles Villeneuve (Ferrari) com o tempo de 01:51.890...

--> 2ª vitória de Alan Jones; 2ª vitória da equipe Williams e 122ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...

terça-feira, 3 de março de 2015

Susto...

Temporada de 1983...

GP do Brasil - circuito de Jacarepaguá...

#1 - Keke Rosberg - TAG Williams Team - Williams FW08C - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Goodyear...

Keke saindo às pressas de seu Williams após um princípio de incêndio no giro #29 quando parou nos boxes. Retornou à prova na 9ª posição e alcançou o 2º posto no giro #53 e assim se manteve até a bandeirada final...

Após a prova foi desclassificado...

A vitória foi de Nelson Piquet (Brabham) e Niki Lauda (McLaren) foi o 3º colocado...

Keke Rosberg foi pole position e a volta mais rápida da prova foi anotada por Nelson Piquet que marcou o tempo de 01:39.829...

--> 8ª vitória de Nelson Piquet; 29ª vitória da equipe Brabham; 10ª pole position da equipe Williams e 2ª vitória do motor BMW na F-1...

Colorido...

Temporada de 1980...

GP de Mônaco - circuito de Monte Carlo...

Vistos de cima, o colorido dos carros se torna especial...

segunda-feira, 2 de março de 2015

Minardi Team...

Temporada de 1987...

GP da Bélgica - circuito de Spa-Francorchamps...

#23 - Adrian Campos - Minardi F1 Team - Minardi M187 - Motor Moderni 615-90 V6 t 1.5 - pneus Goodyear...

19º no grid de largada, o espanhol Campos abandonou a prova no giro inicial devido a quebra do câmbio de seu Minardi...

A prova teve 43 voltas e o vencedor foi o francês Alain Prost (McLaren) que anotou ainda a volta mais rápida da prova com o tempo de 01:57.153...

Stefan Johansson completou a dobradinha da McLaren e Andrea de Cesaris (Brabham) fechou o pódio...

O Pole Position foi Nigel Mansell (Williams)...

--> 27ª vitória de Alain Prost; 54ª vitória da equipe McLaren e 24ª vitória do motor TAG Porsche na F-1...

Aintree...

Temporada de 1955...

GP da Inglaterra - circuito de Aintree...

#12 - Stirling Moss - Daimler-Benz - Mercedes W196 - motor Mercedes M196 L8 2.5 - pneus Continental...

Pole Position, Moss liderou 80 das 90 voltas, anotou a volta mais rápida da prova com o tempo de 02:00.400 triunfando pela 1ª vez na categoria...

Ao seu lado no pódio figuraram seus parceiros de equipe, Juan Manuel Fangio e Karl Kling...

A equipe Mercedes ainda teria o italiano Piero Taruffi na 4ª colocação...

--> 1ª vitória e 1ª pole position de Stirling Moss; 2º e último pódio de Karl Kling; 1º GP de Jack Brabham e 8ª vitória da equipe / motor Mercedes na F-1...

domingo, 1 de março de 2015

Hat-Tricks...

Temporada de 1978...

GP da Espanha - circuito de Jarama...

Mario Andretti (#5) e Ronnie Peterson (#6) em seus Lotus 79 no circuito espanhol...

A prova teve 75 voltas e Mario Andretti emplacou um 'hat-tricks': foi o pole position, cravou a volta mais rápida com o tempo de 01:20.060 e sagrou-se vencedor...

E ainda liderou 70 voltas...

Ronnie Peterson, e Jacques Laffite (Ligier) completaram o pódio...

--> 9ª vitória de Mario Andretti; 67ª vitória da equipe Lotus e 113ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...

Pitlane...

Temporada de 1967...

GP da Itália - circuito de Monza...

Saindo do pitlane do circuito italiano vemos um Ferrari 312, um BRM P83 e um Honda RA300... 

O vencedor da prova está num desses carros...

Conseguem identifacá-lo???