Patrick Depailler - Tyrrell P34 - GP dos EUA - circuito de Watkins Glen - 1977
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Anônimo
disse...
o carro é esquisito e até hoje eu nao entendi qual a vantagem de correr com 6 rodas. claro que a evolucao tecnica da f1 é visivel a cada decada. nos ano 70 foram varias criaçoes interessantes mas essa da tyrrell nao vi qual foi a vantagem. Luciano H. Guess
Por que 6 rodas? Bom vamos lá, vamos tentar enumerar algumas razões, que aliás eu li por aí...
Segundo o projetista do Tyrrell P34, Derek Gardner, a razão principal era reduzir o arrasto aerodinâmico provocado pelos pneus dianteiros. Problema que até hoje em dia ocorre com os carros da F1. O fluxo de ar passando por uma superfície tende a "molhar" essa superfície - aderir a ela - causando uma "força de atrito" contrária ao movimento, o tão falado ARRASTO. Nas velocidades que um carro de F1 se desloca, e levando-se em conta a necessidade de ganhar um centésimo ou um décimo de segundo aqui e acolá, isso faz diferença.
Com um tamanho (altura) menor, os pequenos pneus dianteiros do P34 tinham, de fato, um arrasto menor. Além disso, com o dobro de discos de freio dianteiros (4 em vez de 2) a força de frenagem também aumentava; não dobrava porque os discos eram menores, mas a área total de frenagem dos 4 discos era maior. Como os pneus/rodas tinham diâmetro menor, eles tinham uma rotação maior, aumentando também a refrigeração dos discos de freio. E ainda, com 4 pneus dianteiros em vez de 2, havia mais borracha em contato com o asfalto, melhorando a aderência na dianteira do carro (daí o característico sobresterço que o carro apresentava). Tudo isso funcionou bem.
No entanto, a fornecedora de pneus, GoodYear, não conseguia desenvolver os diminutos pneus de 10 polegadas da Tyrrell (única equipe utilizando estes pneus) no mesmo ritmo do desenvolvimento dos pneus de 16 polegadas que todas as demais equipes utilizavam. Com isso, a desvantagem da Tyrrell para as demais equipes foi aumentando. Assim, o projeto P34 foi "obsoletizado" (neologismo meu!). O projetista, Derek Garner, acabou saindo da equipe e da F1 voltando à indústria (automobilística?).
A única vitória deste modelo, com uma pintura mais bonita que a da foto do post, se deu em Anderstorp, na Suécia, com Jody Scheckter, e em segundo lugar, naquele GP, Patrick Depailler com o segundo carro da equipe, numa dobradinha do P34.
Depois disso, a partir de 1978, os carros da F1 deveriam ter, por regulamento, 4 rodas apenas...
No total, o histórico do P34 traz os seguintes números:
- 30 Grandes Prêmios. - Apenas 3 pilotos: Jody Scheckter (1976, 12 GPs), Patrick Depailler (1976 e 1977, 30 GPs) e Ronnie Peterson (1977, 17 GPs) - 1 vitória; 9 2os. lugares; 4 3os. lugares; 4 4os. lugares; 3 5os. lugares; 3 6os. lugares - Assim, 24 vezes marcando pontos em 60 possíveis. Quase 50%. - 1 pole position; 3 melhores voltas - 81 voltas na liderança de 1964 voltas disputadas
Outras equipes testaram carros com 6 rodas. Mas, por causa do regulamento restringindo o números de rodas de um F1, tais projetos foram engavetados.
- Williams 6 rodas (Alan Jones e Keke Rosberg testando): ==>> https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/2y38Kzy6/s8/alan-jones-6-wheel-williams-f-1.jpg ==>> https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/6D1Odww0/s8/keke-rosberg-6-wheel-williams-1.jpg
- March 6 rodas (Ian Scheckter testando e Nelson Piquet/Alex Dias Ribeiro ironizando): ==>> https://rafaelschelb.files.wordpress.com/2011/11/march-2_4_0.jpg ==>> https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/2wBz7MB0/s8/1976-six-wheel-f1-car-1.jpg ==>> https://gtteamblogarchive.files.wordpress.com/2009/11/six-wheels-march1.jpg ==>> https://rafaelschelb.files.wordpress.com/2011/08/1977-alex-e-piquet.jpg
- Ferrari 6 rodas (Niki Lauda e Carlos Reutemann testando): ==>> https://www.unracedf1.com/wp-content/uploads/2018/11/689668839a37ef79b59323eb71f8d8d9-1300-x-580-1210x642.jpg ==>> https://www.motor24.pt/files/2016/12/ferrari-312-t6.jpg ==>> https://i.pinimg.com/originals/7d/a0/6d/7da06d2e24592579eb046de3e4971ca7.jpg ==>> https://www.unracedf1.com/wp-content/uploads/2018/11/Ferrari312T612.jpg
Carros de corrida com 6 rodas não eram novidade... Vejam só: 1948-49! ==>> https://www.macsmotorcitygarage.com/two-wheels-too-many-the-story-of-the-pat-clancy-special/
E para encerrar, um texto adicional: ==>> http://8w.forix.com/sixwheelers.html
E mais: cuidado com FAKE NEWS!! - Ferrari 8 rodas: ==>> https://i.pinimg.com/originals/2e/27/70/2e2770805275950fc0e74cf12fae29a3.jpg
(Uai... não entrou a Parte 2? Então vai de novo...)
** Parte 2 **
Outras equipes testaram carros com 6 rodas. Mas, por causa do regulamento restringindo o números de rodas de um F1, tais projetos foram engavetados.
- Williams 6 rodas (Alan Jones e Keke Rosberg testando): ==>> https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/2y38Kzy6/s8/alan-jones-6-wheel-williams-f-1.jpg ==>> https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/6D1Odww0/s8/keke-rosberg-6-wheel-williams-1.jpg
- March 6 rodas (Ian Scheckter testando e Nelson Piquet/Alex Dias Ribeiro ironizando): ==>> https://rafaelschelb.files.wordpress.com/2011/11/march-2_4_0.jpg ==>> https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/2wBz7MB0/s8/1976-six-wheel-f1-car-1.jpg ==>> https://gtteamblogarchive.files.wordpress.com/2009/11/six-wheels-march1.jpg ==>> https://rafaelschelb.files.wordpress.com/2011/08/1977-alex-e-piquet.jpg
- Ferrari 6 rodas (Niki Lauda e Carlos Reutemann testando): ==>> https://www.unracedf1.com/wp-content/uploads/2018/11/689668839a37ef79b59323eb71f8d8d9-1300-x-580-1210x642.jpg ==>> https://www.motor24.pt/files/2016/12/ferrari-312-t6.jpg ==>> https://i.pinimg.com/originals/7d/a0/6d/7da06d2e24592579eb046de3e4971ca7.jpg ==>> https://www.unracedf1.com/wp-content/uploads/2018/11/Ferrari312T612.jpg
Carros de corrida com 6 rodas não eram novidade... Vejam só: 1948-49! ==>> https://www.macsmotorcitygarage.com/two-wheels-too-many-the-story-of-the-pat-clancy-special/
E para encerrar, um texto adicional: ==>> http://8w.forix.com/sixwheelers.html
E mais: cuidado com FAKE NEWS!! - Ferrari 8 rodas: ==>> https://i.pinimg.com/originals/2e/27/70/2e2770805275950fc0e74cf12fae29a3.jpg
A ideia até nem era má. Reduzir o arrasto das rodas frontais. Teoricamente funcionava. na prática, nem por isso. Ficou um carro icónico, que ganhou um Grande Prémio.
Mas, melhor ainda, que foto! Depailler derrapando na entrada da curva, a distância entre rodas dianteira enorme no trem dianteiro, piso molhado, é só alegria.
Breder, acho que foi o sistema de Spam do gerenciador do Blospot... mas já confirmei a postagem... não tem moderação nos comentários porém o sistema de spam é automático...
grato mais uma vez pela excelente colaboração.... abs
renato que explicação. aprendi mais aqui. mas poderiam ter diminuído o pneu traseiro, não? agora os números do p34 são bem interessantes. não fazia ideia. Luciano H. Guess
10 comentários:
o carro é esquisito e até hoje eu nao entendi qual a vantagem de correr com 6 rodas. claro que a evolucao tecnica da f1 é visivel a cada decada. nos ano 70 foram varias criaçoes interessantes mas essa da tyrrell nao vi qual foi a vantagem. Luciano H. Guess
** Parte 1 **
Por que 6 rodas?
Bom vamos lá, vamos tentar enumerar algumas razões, que aliás eu li por aí...
Segundo o projetista do Tyrrell P34, Derek Gardner, a razão principal era reduzir o arrasto aerodinâmico provocado pelos pneus dianteiros. Problema que até hoje em dia ocorre com os carros da F1. O fluxo de ar passando por uma superfície tende a "molhar" essa superfície - aderir a ela - causando uma "força de atrito" contrária ao movimento, o tão falado ARRASTO. Nas velocidades que um carro de F1 se desloca, e levando-se em conta a necessidade de ganhar um centésimo ou um décimo de segundo aqui e acolá, isso faz diferença.
Com um tamanho (altura) menor, os pequenos pneus dianteiros do P34 tinham, de fato, um arrasto menor. Além disso, com o dobro de discos de freio dianteiros (4 em vez de 2) a força de frenagem também aumentava; não dobrava porque os discos eram menores, mas a área total de frenagem dos 4 discos era maior. Como os pneus/rodas tinham diâmetro menor, eles tinham uma rotação maior, aumentando também a refrigeração dos discos de freio. E ainda, com 4 pneus dianteiros em vez de 2, havia mais borracha em contato com o asfalto, melhorando a aderência na dianteira do carro (daí o característico sobresterço que o carro apresentava). Tudo isso funcionou bem.
No entanto, a fornecedora de pneus, GoodYear, não conseguia desenvolver os diminutos pneus de 10 polegadas da Tyrrell (única equipe utilizando estes pneus) no mesmo ritmo do desenvolvimento dos pneus de 16 polegadas que todas as demais equipes utilizavam. Com isso, a desvantagem da Tyrrell para as demais equipes foi aumentando. Assim, o projeto P34 foi "obsoletizado" (neologismo meu!). O projetista, Derek Garner, acabou saindo da equipe e da F1 voltando à indústria (automobilística?).
A única vitória deste modelo, com uma pintura mais bonita que a da foto do post, se deu em Anderstorp, na Suécia, com Jody Scheckter, e em segundo lugar, naquele GP, Patrick Depailler com o segundo carro da equipe, numa dobradinha do P34.
Depois disso, a partir de 1978, os carros da F1 deveriam ter, por regulamento, 4 rodas apenas...
No total, o histórico do P34 traz os seguintes números:
- 30 Grandes Prêmios.
- Apenas 3 pilotos: Jody Scheckter (1976, 12 GPs), Patrick Depailler (1976 e 1977, 30 GPs) e Ronnie Peterson (1977, 17 GPs)
- 1 vitória; 9 2os. lugares; 4 3os. lugares; 4 4os. lugares; 3 5os. lugares; 3 6os. lugares
- Assim, 24 vezes marcando pontos em 60 possíveis. Quase 50%.
- 1 pole position; 3 melhores voltas
- 81 voltas na liderança de 1964 voltas disputadas
** fim parte 1 **
um abraço,
Renato Breder
** Parte 2 **
Outras equipes testaram carros com 6 rodas. Mas, por causa do regulamento restringindo o números de rodas de um F1, tais projetos foram engavetados.
- Williams 6 rodas (Alan Jones e Keke Rosberg testando):
==>> https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/2y38Kzy6/s8/alan-jones-6-wheel-williams-f-1.jpg
==>> https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/6D1Odww0/s8/keke-rosberg-6-wheel-williams-1.jpg
- March 6 rodas (Ian Scheckter testando e Nelson Piquet/Alex Dias Ribeiro ironizando):
==>> https://rafaelschelb.files.wordpress.com/2011/11/march-2_4_0.jpg
==>> https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/2wBz7MB0/s8/1976-six-wheel-f1-car-1.jpg
==>> https://gtteamblogarchive.files.wordpress.com/2009/11/six-wheels-march1.jpg
==>> https://rafaelschelb.files.wordpress.com/2011/08/1977-alex-e-piquet.jpg
- Ferrari 6 rodas (Niki Lauda e Carlos Reutemann testando):
==>> https://www.unracedf1.com/wp-content/uploads/2018/11/689668839a37ef79b59323eb71f8d8d9-1300-x-580-1210x642.jpg
==>> https://www.motor24.pt/files/2016/12/ferrari-312-t6.jpg
==>> https://i.pinimg.com/originals/7d/a0/6d/7da06d2e24592579eb046de3e4971ca7.jpg
==>> https://www.unracedf1.com/wp-content/uploads/2018/11/Ferrari312T612.jpg
Carros de corrida com 6 rodas não eram novidade... Vejam só: 1948-49!
==>> https://www.macsmotorcitygarage.com/two-wheels-too-many-the-story-of-the-pat-clancy-special/
E para encerrar, um texto adicional:
==>> http://8w.forix.com/sixwheelers.html
E mais: cuidado com FAKE NEWS!!
- Ferrari 8 rodas:
==>> https://i.pinimg.com/originals/2e/27/70/2e2770805275950fc0e74cf12fae29a3.jpg
outro abraço,
Renato Breder
(Uai... não entrou a Parte 2? Então vai de novo...)
** Parte 2 **
Outras equipes testaram carros com 6 rodas. Mas, por causa do regulamento restringindo o números de rodas de um F1, tais projetos foram engavetados.
- Williams 6 rodas (Alan Jones e Keke Rosberg testando):
==>> https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/2y38Kzy6/s8/alan-jones-6-wheel-williams-f-1.jpg
==>> https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/6D1Odww0/s8/keke-rosberg-6-wheel-williams-1.jpg
- March 6 rodas (Ian Scheckter testando e Nelson Piquet/Alex Dias Ribeiro ironizando):
==>> https://rafaelschelb.files.wordpress.com/2011/11/march-2_4_0.jpg
==>> https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/2wBz7MB0/s8/1976-six-wheel-f1-car-1.jpg
==>> https://gtteamblogarchive.files.wordpress.com/2009/11/six-wheels-march1.jpg
==>> https://rafaelschelb.files.wordpress.com/2011/08/1977-alex-e-piquet.jpg
- Ferrari 6 rodas (Niki Lauda e Carlos Reutemann testando):
==>> https://www.unracedf1.com/wp-content/uploads/2018/11/689668839a37ef79b59323eb71f8d8d9-1300-x-580-1210x642.jpg
==>> https://www.motor24.pt/files/2016/12/ferrari-312-t6.jpg
==>> https://i.pinimg.com/originals/7d/a0/6d/7da06d2e24592579eb046de3e4971ca7.jpg
==>> https://www.unracedf1.com/wp-content/uploads/2018/11/Ferrari312T612.jpg
Carros de corrida com 6 rodas não eram novidade... Vejam só: 1948-49!
==>> https://www.macsmotorcitygarage.com/two-wheels-too-many-the-story-of-the-pat-clancy-special/
E para encerrar, um texto adicional:
==>> http://8w.forix.com/sixwheelers.html
E mais: cuidado com FAKE NEWS!!
- Ferrari 8 rodas:
==>> https://i.pinimg.com/originals/2e/27/70/2e2770805275950fc0e74cf12fae29a3.jpg
** fim **
outro abraço,
Renato Breder
A ideia até nem era má. Reduzir o arrasto das rodas frontais. Teoricamente funcionava. na prática, nem por isso.
Ficou um carro icónico, que ganhou um Grande Prémio.
Abraço
visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/
A idéia era boa. Tanto que foi proibida.
Mas, melhor ainda, que foto! Depailler derrapando na entrada da curva, a distância entre rodas dianteira enorme no trem dianteiro, piso molhado, é só alegria.
André,
a Parte 2 está "impublicável"?
(pode deletar esta mensagem aqui, se quiser)
abraço,
Renato Breder
Meus amigos, bom dia
excelentes comentários... grato à todos...
Breder, acho que foi o sistema de Spam do gerenciador do Blospot... mas já confirmei a postagem... não tem moderação nos comentários porém o sistema de spam é automático...
grato mais uma vez pela excelente colaboração.... abs
ah Breder,
gostei do alerta sobre a Fake News... rsrsr...
abs
renato que explicação. aprendi mais aqui. mas poderiam ter diminuído o pneu traseiro, não? agora os números do p34 são bem interessantes. não fazia ideia. Luciano H. Guess
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