segunda-feira, 8 de junho de 2020

Detalhes...

Mário Andretti - Lotus 77 - GP da Suécia - circuito de Anderstorp - 1976

Larry Perkins - BRM P201B - GP da África do Sul - circuito de Kyalami - 1977

Clay Regazzoni - Shadow DN9 - GP da Inglaterra - circuito de Brands Hatch - 1978

6 comentários:

Anônimo disse...

dos 3 carros o lótus me parece ser o mais atualizado e já pensando no efeito solo. o Chapman inovava sempre como essa entrada de ar para o motor e a posição dos espelhos retrovisores. O BRM me parece ser o modelo de 73 e o Shadow já com a entrada de ar no bico e perfil mais baixo - tendência que o lótus 77 iniciou. Luciano H. Guess

Paulo Moreira disse...

a Lotus nos seus anos dourados. A BRM já no final da sua história na F1 e a Shadow... bem, da Shadow não há muito a dizer. Ganhou uma corrida, pronto.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

walter disse...

Essa Lotus era muito linda, mas era uma porcaria. Ainda não tinha efeito asa, ao contrário, era fininha. Mas a foto tem detalhes importantes: uma lateral um pouco maior e as entradas de ar são a grande diferença. A entrada original era ao lado do 'cockpit' (dá até para ver sinal delas, à frente do 'cockpit'). Aquela entrada grande, atrás da cabeça do Andretti não foi mantida, nas corridas seguintes.

A BRM é uma triste figura na foto, pois é o fim de sua 'carreira'. Mas o detalhe é o bico, que só foi usado em Kyalami, para enfrentar sua enorme reta em descida.

Já a Shadow do Regazzoni só me parece diferente pelo bico, que, em Brands Hatch, era maior e tinha essa aleta ao meio do bico.

Lindas fotos!

joao carlos de godoy disse...

bom dia poderiam ser lentos mas que eram lindos nao tenho a menor duvida

Anônimo disse...

Mais um comentário tardio...

Sobre o último dos 3 carros acima, o DN9, há uma bela história de plágio...

No final de 1977, um grupo de funcionários da Shadow rompeu com o chefão Don Nichols e formou uma nova equipe de F1. O grupo era formado por Alan Rees, Tony Southgate e Dave Wass (ambos projetistas da Shadow), Franco Ambrosio (patrocinador da equipe) e o piloto Jackie Oliver.

O nome da nova equipe utilizava as iniciais dos amotinados: Ambrosio, Rees, Oliver, Wass, Southgate e para "arredondar" o nome, um "R" extra: ARROWS

Como era de se esperar, pelo curto espaço de tempo até o início da temporada de 1978, o carro dessa nova equipe era praticamente o mesmo último projeto da Shadow, o DN9.

Assim, a nova equipe Arrows iniciou a temporada 1978 com o carro FA1, que, como mostra a foto abaixo, é bem similar ao DN9 da foto do post...

* Arrows FA1, em Mônaco:
==>> https://i.pinimg.com/originals/9b/88/be/9b88bed42144e2ee13040a24968f9308.jpg

A semelhança era tão grande que Don Nichols abriu um processo contra a Arrows por violação dos direitos de propriedade intelectual (ou plágio, para simplificar). A Arrows teve que alterar o FA1 para poder continuar no campeonato e por ocasião do GP da Áustria o "novo" A1 foi apresentado... não tão mudado assim...

No final da temporada, a Arrows acabou com 11 pontos e a Shadow acabou com apenas 6.

Vitória dos amotinados...


um abraço,
Renato Breder

Walter disse...

Bem lembrado: Shadow, um roubo que deu certo.