domingo, 26 de outubro de 2014

Cavaletes...

Temporada de 1962...

GP da Bélgica - circuito de Spa-Francorchamps...

Nos cavaletes o Lotus 25 com a indicação de teste - o modelo 25 era equipado com o motor Climax FWMV V8 1.5 e 'calçado' com pneus Dunlop...

Por quem será que ele foi usado na prova belga: Jim Clark ou Trevor Taylor???

9 comentários:

Anônimo disse...

André,

na prova belga de 1962, contei 13 Lotuses insctitas para o GP, a saber:

* Emeryson Cars
#4 - John Campbell-Jones - Lotus Mk18 Climax FPF 1.5 L4

* Brabham Racing Organisation
#15 - Jack Brabham - Lotus 24 Climax FWMV 1.5 V8

* Team Lotus
#16 - Jim CLARK - Lotus 25 Climax FWMV 1.5 V8
#16T - Jim CLARK - Lotus 24 Climax FWMV 1.5 V8
#17 - Trevor TAYLOR - Lotus 24 Climax FWMV 1.5 V8

* Rob Walker Racing Team
#18 - Maurice Trintignant - Lotus 24 Climax FWMV 1.5 V8

* Equipe Nationale Belge
#19 - Lucien Bianchi - Lotus Mk18/21 Climax FPF 1.5 L4

* UDT Laystall Racing Team
#20 - Innes Ireland - Lotus 24 Climax FWMV 1.5 V8
#20T - Innes Ireland - Lotus 24 BRM P56/2 1.5 V8
#21 - Masten Gregory - Lotus 24 BRM P56/2 1.5 V8
#21T - Masten Gregory - Lotus 24 Climax FWMV 1.5 V8

* Ecurie Filipinetti
#22 - Jo Siffert - Lotus 21 Climax FPF 1.5 L4

* Autosport Team Wolfgang Seidel
#23 - Dan Gurney - Lotus 24 BRM P56/2 1.5 V8



De todos esses pilotos, apenas Gurney não participou do GP, apenas treinou.

E quanto a Jim Clark, ele usou o modelo 24 na qualificação (marcando apenas o 12o tempo!) e no dia da corrida usou o modelo 25, logo a foto do post pode ser de algum treino...
Clark venceu e marcou a melhor volta do GP. Vale dizer que foi a primeira vitória do modelo 25.


um abraço,
Renato Breder

André Candreva disse...

Breder,

excelentes observações... uma época em que um chassi era 'compartilhado' entre tantos pilotos...

abs...

Anônimo disse...

Olá amigos,
Pela descrição dos Lotus produzidos e vendidos a independentes, peças de reposição, mangas de eixo, radiadores e outras peças desenvolvidas sob desenho - e principalmente o gabarito - forravam o bolso de Mr.Chapman.
luizborgmann

André Candreva disse...

com toda certeza Luiz Borgmann...

Chapman teve renda extra com os 'independentes'...

abs...

Anônimo disse...

Olá amigos,
A respeito da inscrição "T" que eventualmente aparece nos carros estacionados nos boxes: a inscrição "T" remete a twin (gêmeo), que significaria "carro reserva", idêntico ao titular, para substituir este na condição de pane ou acidente. Entretanto, também foi utilizado como "T" de test car development.
luizborgmann

André Candreva disse...

Luiz,

bem observado...

abs...

Anônimo disse...

Vendo o carro assim tem-se a impressão de que sua construção é algo simples mas já era sofisticado em sua época e vários conceitos mecânicos e aerodinâmicos já surgiam permitindo cada vez mais uma maior velocidade.

JP Martins

Clério disse...

Pegando carona no comentário do Luiz essa inscrição 'T' dos carros foi usada até a metade dos anos 70.

Daí em diante as equipes tinha um carro de reserva e se preciso fosse era ajustado ao piloto necessitado e colocado o numeral correspondente.

Anônimo disse...

mais um modelo vencedor criado por colin chapman

marconni