quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Gold Leaf...

Temporada de 1970...

GP de Mônaco - circuito de Monte Carlo...

Lado a lado as Lotus 49C e 72A - criações do genial Colin Chapman...

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigos,
A vitória foi de Karl Jochen Rindt, pilotando um Lotus. Mas qual deles? Alguns sites ingleses dão a vitória a bordo do Novíssimo 72, o qual havia sido testado 2 semanas antes deste GP na Inglaterra, e vê-se, na foto, o numeral 2T, que, em tese, seria o reserva. Mas a confirmação é de que a vitória foi a bordo do 49C. Vale ainda comentar, no comparativo da foto entre os dois modelos, o sistema de escapamento 8x2 bem comprido e voltado para cima do 49. Na época, muito se testavam os comprimentos x diâmetros da tubulação para melhor exaustão sem perda da potência comprimida na flutuação. Vale ainda lembrar que Colin testou o 49C com aerofólio traseiro diretamnente fixado na suspensão, recebendo duras críticas. A exclusividade no 72 é a adoção dos freios dianteiros on board e radiadores traseiros. A evolução técnica entre os dois modelos da foto é flagrante.
luizborgmann

André Candreva disse...

Luiz,

pelos registros Rindt usou o 49C nesta prova...

parabéns pelas considerações técnicas - sempre enriquecendo o post...

abs...

Anônimo disse...

OPS!! Em tempo!

Monaco 1970, John Miles, carro reserva "2T", modelo 72 (e não um 72B!)


outro abraço,
Renato Breder

André Candreva disse...

Breder,

grato pela preciosa colaboração - mais uma vez né... hehehe...

abs...

Anônimo disse...

a lotus foi a pioneira em estampar as cores de um patrocinador em seus carros e que por sinal eram bonitos

marconni