terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Clark...

Temporada de 1967...

GP da Itália - circuito de Monza...

#20 - Jim Clark - Team Lotus - Lotus 49 - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Firestone...

Partindo da pole position, Clark não largou bem e terminou a 1ª volta na 4ª posição. No giro #3 assumiu novamente a 1ª posição onde se manteve até a 9ª volta quando Hulme o ultrapassou. Voltou novamente ao 1º posto no giro seguinte mas seu Lotus apresentou problemas e foi perdendo posições...

Na volta 14 era o 15º colocado onde se manteve até o giro #18 quando iniciou sua recuperação, e na volta #61 assumiu novamente a dianteira mas, na volta final, perdeu duas posições terminando a prova italiana na 3ª colocação...

A vitória foi de John Surtees (Honda) com Jack Brabham (Brabham) na 2ª colocação...

Jim Clark anotou a volta mais rápida da prova com o tempo de 01:28.500...

--> 6ª e última vitória de John Surtees; 1º GP de Jacky Ickx; 21º e último GP de Giancarlo Baghetti e 2ª vitória da equipe Honda na F-1...

6 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Lembro quando recebi a noticia de seu acidente fatal na época tinha 15 anos e já sabia o que queria fazer, ia estar na pista como meu ídolo, sei que não com mesma competência mas estaria tinha certeza. Senti a mesma coisa que Dan Gurney "se ele se foi...".

É isto aí!

Anônimo disse...

Curioso o desempenho de Clark.
(senta que lá vem núneros!)

Fui dar uma conferida e considernado apenas as provas oficiais da F1, abaixo estão listados (pela ordem do número de GPs) os circuitos onde Clark mais disputou GPs.

8 - Spa-Francorchamps e Zandvoot
7 - Monza, Nürburgring e Watkins Glen
6 - Monte Carlo
5 - Mexico City
4 - Silverstone
3 - East London e Reims

Em todos os demais, 2 ou apenas 1 GP.

Analisando o número de vitórias em cada um dos GPs listados acima, temos do pior ao melhor desempenho:

* 0,0% - Monte Carlo. Nunca venceu lá, apesar de 4 poles positions.
* 14,3% - Monza e Nürburgring. Não ficam muito atrás; apenas 1 vitória em cada uma deles. Pelo menos a vitória em Nürburgring foi um 'Hat Trick'.
* 33,3% - Reimas, 1 vitória em 3 GPs;
* 40,0% - Mexico, com 2 vitórias em 5 GPs;
* 42,9% - Watkins Glen, 3 em 7;
* 50,0% - Spa e Zandvoort (apesar de) 4 vitórias em 8 GPs;
* 66,7% - East London, 2 em 3
* 75,0% - Silverstone, 3 em 4.

Bom desempenho em casa.


Considerando os pontos conquistados por Clark, nesses mesmos circuitos, temos:

* 5,6& - Monte Carlo, apenas 3 pontos em possíveis 54;
* 20,6& - Monza, com 13 pontos em 63 possíveus;
* 33,3& - Nürburgring, 21 pontos em 63 possíveus;
* 44,4& - Mexico City, 20 em 45;
* 49,2& - Watkins Glen, 31 em 63;
* 54,2& - Spa-Francorchamps, 39 em 72;
* 55,6& - Reims, 15 em 27;
* 61,1& - Zandvoort, 44 em 72;
* 66,7& - East London, 18 em 27;
* 75,0% - Silverstone, 27 em 36

Em casa, "win or wall" (hehehehe)...


Se formos analisar as voltas na lidenança, Monte Carlo e Monza apresentam também o pior desempenho, pouco além de 16% em ambas.

Só para uma comparação rápida, em East London Clark liderou 92% das voltas disputadas, seu melhor desempenho. Em segundo vem Silverstone, com 66%.

O mais curioso em tudo isso é que os piores rendimentos de Clark se deram em Monte Carlo e Monza! Duas pistas opostas em tudo. Monte Carlo travada, estreita, com curvas de baixa velocidade... Monza larga, fluida, com curvas de alta e ainda sem as chicanes!

Os carros são ajustados de forma contrária para ambas as pistas - rigidez da suspensão, ângulo de esterçamento, etc.

A pilotagem também é bem distinta... ambas exigem muito do conjunto carro-piloto, mas em aspectos diferentes...

Curioso...


um abraço,
Renato Breder

Por Dentro dos Boxes disse...

Breder,

muito interessante essa análise sobre o Clark...

é pra refletir...

abs...

Anônimo disse...

clark e mito e figura facilmente entre os melhores. agora esse lotus 49 visto de cima e muito interessante

marconni

Anônimo disse...

Clark era fabuloso.

Não o vi correr mas sempre ouvi meu pai contar sobre suas façanhas nas pistas.

Marcus Vinicius

walter disse...

Essa análise do Breder é genial. O desempenho do piloto nas variadas pistas pode dizer muito da sua carreira. Não é nada óbvio (vide a comparação Monza x Monaco), mas achei uma sacada essa análise 'brederiana.