Amigos,
A partir do comentário do Luiz Borgmann feito aqui acabou rendendo mais este post sobre a tecnologia da Honda utilizada na F1 na década de 1960...
Borgmann enviou a este espaço material sobre o modelo Honda F1 de 1965, cujo motor utilizado era montado transversalmente (questão levantada por nosso amigo Walter em um comentário e já esclarecida)...
As fotos abaixo referem-se ao Honda RA272 projetado por Yoshio Nakamura e Shoichi Sano para a temporada de 1965. O propulsor era o Honda RA272E V12...
Borgmann destaca o aperto do motor e seus pertences e os comprimentos diferenciados dos tubos de escape...
Com este modelo a equipe Honda venceu o GP do México de 1965 com Richie Ginther...
7 comentários:
Caramba...
Que coisa de louco. São doze cilindros, tranversais ao eixo de rolagem, mas ainda assim muito mais estreitos, por exemplo, do que o Alfa Romeo V12 que equipava a Brabaham de Pace e Reutemann.
Esses japoneses são realmente de respeito.
Olá amigos,
Me parece que as três primeiras fotos são de carro restaurado. O volante Sparco (foto 2) evidentemente foi adaptado e não é o original, pois esta marca só aparece no mercado no final dos anos 70. Vê-se na foto 1, encaixe adicional do braço superior da suspensão traseira, inexistente no modelo de foto de época (foto 4).
luizborgmann
bem engenhosa a solucao encontrada pelos niponicos
marconni
Amigos,
A contribuição do Luiz foi sensacional...
abs a todos...
Luiz e demais amigos,
a 'foto 4' é do GP de Mônaco daquele ano, mais no início da temporada.
Nos GPs do final da temporada, pelo menos Itália, México e EUA, haviam posições opcionais de encaixe do braço superior da suspensão traseira, como é mostrado nestas fotos:
* Itália - Bucknum #22
==>> https://stacks.stanford.edu/image/bp360kv5210/2011-023LUDV-1965-b3_28.0_0009_thumb
* México - Ginther #11 e Bucknum #12
==>> http://www.statsf1.com/constructeurs/photos/46/587.jpg
==>> http://www.tomotorsports.com/image/cache/data/AutoArt/86598-600x600.jpg
As foto são pequenas, mas dando um zoom nelas dá para ver os pontos opcionais de encaixe.
Agora, que as 1, 2 e 3 são atuais, eu concordo...
um abraço,
Renato Breder
O Borgmann arrasa no conhecimento e o Breder humilha na sua 'base de dados'...
Obrigado ao André pela oportunidade.
Walter,
o espaço está à disposição...
eu é que agradeço por sua contribuição...
abs...
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