Temporada de 1967...
GP da Itália - circuito de Monza...
Mauro Forghieri e Enzo Ferrari observam o motor Ferrari 242/C V12 3.0 que equipava o modelo 312 pilotado por Chris Amon...
O curioso é que para esta prova a Ferrari só inscreveu um carro...
Chris Amon largou da 4ª posição do grid e terminou a prova na 7ª colocação a 4 voltas do vencedor...
3 comentários:
André,
segundo minhas fontes (que já não me lembro mais quais são), essa é a versão '242/C' do motor V12 de 3 litros da Ferrari naquela temporada, estreado exatamente no GP da Itália.
A maior diferença (ou única?) visível para a '242' é a angulação mais aberta das "cornetas" de admissão, além do fato de uma tomada de ar instalada sobre todas elas aumentar a pressão do ar admitido.
Veja as diferenças:
* 242 em Mônaco:
==>> http://f1-photo.com/Ressources/Gallery/1967/Monaco/Engine-Ferrari_1967_Monaco_01_BC.jpg
* 242 na Holanda:
==>> http://f1-photo.com/Ressources/Gallery/1967/Holland/Parkes_1967_Holland_01_BC.jpg
* 242/C na Itália:
==>> http://www.modelcarstudio.altervista.org/collection/67%20312F1%20AmonItalia.jpg
==>> http://www.intothered.dk/graphics/1967season/monza23_480_fer.jpg
==>> http://i7.photobucket.com/albums/y256/bouboum/1967-Enzo_Forghieri_Lini_Amon_Bussi.jpg
* 242/C no México:
==>> http://f1-photo.com/Ressources/Gallery/1967/Mexico/Engine-Ferrari_1967_Mexico_01_BC.jpg
==>> http://f1-photo.com/Ressources/Gallery/1967/Mexico/Amon_1967_Mexico_02_BC.jpg
Essa temporada começou mal e terminou bem ruim para a Ferrari, no que diz respeito aos seus pilotos.
No ano anterior ela já tinha perdido John Surtees, um campeão da f1.
Na segunda etapa, em Mônaco, ocorre o terrível acidente - e a morte - de Lorenzo Bandini.
Na quarta etapa, foi a vez de Mike Parkes ser obrigado a encerrar a carreira após um sério acidente em Spa-francoschamps, em que sofreu umas "boas" queimaduras...
Ludovico Scarfiotti só permaneceu no time de F1 da Ferrari na primeira metade da temporada.
Sobrou para Chris Amon defender o vermelho da Ferrari. Na última etapa, no México, ele até teve a companhia de Jonathan Williams...
Era a Ferrari indo, aos poucos, para o buraco até ser salva pela FIAT, anos depois...
um abraço,
Renato Breder
enzo ferrari sempre presente nas corridas. seu nome virou lenda.
marconni
Breder,
tem razão... e já atualizei o post...
um grande abraço e grato mais uma vez pela colaboração...
abs...
Postar um comentário