segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Franceses...

 

Os franceses Jacques Laffite e René Arnoux ao lado do Ligier JS27 durante os testes antes do início da temporada de 1986 no circuito de Paul Ricard.

O JS27 foi projetado pelo trio Michel Tétu (Diretor Técnico), Claude Gallopin (Design) e Henri Durand (Aerodinâmica) e era equipado com o motor Renault EF15 V6 turbo e pneus Pirelli.

7 comentários:

Anônimo disse...

essa temporada começou promissora para a ligier. no Brasil largaram bem e conseguiram um pódio. depois um 2o. lugar nos estados unidos. mas dai em diante com o acidente do Laffite não repetiram os bons resultados de antes. Luciano H. Guess

Anônimo disse...

A Ligier esteve muito bem nos campeonatos de 1979, 1980 e 1981... nas demais participações foi ou boa, quase sempre mais ou menos e algumas vezes bem ruim... Em 1979 terminou o campeonato em 3o, em 1980 ficou em 2o e em 1981 terminou em 4o.

Das 21 temporadas disputadas (1976-1996), a de 1986 foi acima da média da Ligier, terminando atrás das "grandes" (Williams, McLaren, Lotus, Ferrari).

Dos dois pilotos da foto, Jacques Laffite foi o piloto que mais disputou GPs e marcou pontos pela equipe. Foram 132 GPs com 206 pontos (6 vitórias e 7 pole positions) em 9 temporadas (1976-1982, 1985-1986). René Arnoux foi o segundo em GPs e o quarto em pontos. No total, 53 GPs e 17 pontos em 4 temporadas (1986-1989).

No quesito beleza, muitos dos modelos da Ligier eram de primeira grandeza. Meu preferido é o de 1985, o JS25.

Aliás, o "JS" dos modelos da Ligier vem das iniciais de Jo Schlesser, que vem a ser o pai de Jean-Louis Schlesser, uma das personagens do post anterior. Jo era amigão de Guy Ligier que, dessa forma, homenageava o amigo, que morreu queimado a bordo de uma carro de F1 da Honda (RA302, meio experimental) em 1968 na pista de Rouen-les-Essarts.

Outra curiosidade: 1989 foi a temporada de despedida de Arnoux, da equipe e da F1. No briefing do último GP do ano, em Adelaide ma Austrália, ele presenteou a cada um de seus colegas de trabalho com um espelho retrovisor (acho que de carros de F1) que ele, Arnoux, colecionava... acho que foi, também, o fim de sua coleção (em 1989 eram quase 40 pilotos no campeonato).


um abraço,
Renato Breder

walter disse...

Com licença do Candreva, tenha que pedir uma ajuda ao EncicloBreder: tenho certeza que tem episódio de retardatário envolvendo o Arnoux com Prost, ou com Lafitte, não lembro ao certo. Esse episódio dos retrovisores deve ter a ver com essa coisa de não dar bola para quem vem atrás.

Mas vi os Ligier, desde o estranho modelo de 1976, com enorme tomada de ar e um ronco inesquecível, até o lindo modelo de 1980.

Acho que o momento mais espetacular da equipe é italiano: De Cesaris capotando em Zeltweg.

Nós brasileiros deveríamos saber quanto a França enterrou em equipes e pilotos (desde a Matra/Tyrrell de 1969 até a geração Prost dos anos 1990), para saber porque eles fizeram um campeão e tiveram equipes vencedores. Custou muito caro, um dinheiro que a equipe Fittipaldi não teria.

Mas o tema é Ligier e considero (ai ai... discordando do Breder, mau sinal...) a Ligier mais linda a de Raul Boesel, que era uma grande porcaria.

Anônimo disse...

Vamos por partes... de trás pra frente, aliás...

Gosto não se discute. Uns têm e outros não... BRINCADEIRA!!
Sem problemas Walter, não é um mau sinal!

Curioso é que no seu "momento mais espetacular" a Ligier envolvida é a ... JS25, de 1985... a "minha preferida".

A Ligier de 1976 (JS5), 'Bule de Chá Azul', depois de banidas as tomadas de ar elevadas, até que não era feia....

Aqui no Karousell de Nürburgring:
==>> https://static.carthrottle.com/workspace/uploads/comments/2015/05/tumblr_m68pkowm351rxobalo1_128-5558889387909.jpg


Quando ao retardatário Arnoux... Fuçando meus arquivos, encontrei algumas fotos de confusões envolvendo René Arnoux.

* Na Belgica, em 1986, um acidente na largada.
Piquet, na pole, largou e se mandou. Atrás dele, logo antes da virada da La Source, Senna (à esquerda), Berger (ao centro) e Prost (à direita) disputavam o segundo lugar ao se aproximarem da curva. A Lotus de Senna toca pneu com pneu a Benetton de Berger, que dá um '180 graus' para a direita e pára; a McLaren de Prost, também gira no eixo, dando um 90 graus para a esquerda, mas segue deslizando rumo ao grampo. Arnoux que vinha atrás disso tudo, tenta passa por fora (pela esquerda) pra se livrar da confusão mas é acertado por um Prost desgovernado.

A largada e a confusão:
==>> https://images3.imgbox.com/88/53/utCKAlGq_o.jpg
==>> https://images3.imgbox.com/15/1d/lUeuHErB_o.jpg


* Em San Marino, em 1988, no qualifying
Treino de qualificação de Sábado (na época havia 2 sessões classificatórias; na Sexta-Feira e no Sábado à tarde). Nos minutos finais do treino, Prost tentando melhorar seu tempo encontra um Arnoux pelo caminho e é atrapalhado pelo compatriota. Mesmo assim, Prost termina com o segundo tempo (atrás de Senna) e Arnoux não se qualifica para a corrida.

A trombada:
==>> https://pbs.twimg.com/media/B4mKLBICUAAio9F.jpg:large


* Na Australia, em 1988, lá pela volta 26 de 81
Berger vinha pilotando muito naquele GP quando se depara com a retardatária Ligier de Arnoux ao final da 'Dequetteville Terrace' (aquele retão de Adelaide) e bem impacientemente (ou de forma bem imprudente?) tenta uma ultrapassagem por dentro. Quando o austríaco avança o francês já está começando o contorno da curva. Um se impacienta e o outro não cede, resultado? A Ferrari de Berger atropela a Ligier de Arnoux e ambos abandonam o GP.

O atropelo:
==>> https://i.imgur.com/f8ih9TU.jpg



Se continuar a procurar a gente deve achar outras, da época da Martini, da Renault ou até da Ferrari... apesar de Renault e Ferrari (na época do Arnoux por lá) não serem comumente 'retardatárias'...


outro abraço,
Renato Breder

walter disse...

Que show, Breder!

Acho que o episódio era esse dos treinos que você nos conta, porque lembro da repercussão da imprensa francesa: eles adoram Arnoux (o bebe) e detestam o Prost até hoje. Entendiam que a má vontade de Arnoux com Prost seria um 'troco' pelo tempo em que foram companheiros na Renault, quando Prost atrapalhou muito ao Arnoux injustamente (opinião lá dos franceses).

Esse tema dos retardatários me assola e estes episódios revelam que é preciso ter um "regime especial" para o líder: o retardatário está na corrida, mas é uma carta fora do baralho e deve ceder passo. E segue o 'looping' dos argumentos...

Abraços agradecidos ao Breder e ao André por nos propiciar essa troca de informações e visões.

S. Carvalho disse...

Peço desculpa, Breder, mas o Jean Louis Schlesser era sobrinho do Jo e não filho.

Anônimo disse...

Beleza, S. Carvalho!

Confesso que eu não sabia... suspeitava que fosse filho e nem pesquisei a respeito.. obrigado pela retificação da informação!

abraço,
Renato Breder


P.S.: também sou um Carvalho!