quarta-feira, 23 de setembro de 2020

STP...

Niki Lauda - STP March Racing Team - GP de Mônaco - 1972

Lauda alinhou seu March 721X (equipado com o motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 e pneus Goodyear) na 22ª posição do grid de largada. Ao final das 80 voltas terminou a prova monegasca na 16ª posição, a 4 voltas do vencedor, o francês Jean-Pierre Beltoise (BRM).

7 comentários:

walter disse...

Caramba, não me lembrava desse vexame do Lauda.

Tomar 4 voltas do Beltoise é demais.

Esse Gp de Mônaco é histórico pela chuva torrencial, única vitória de Beltoise, última vitória da BRM.

Os March de 1972 poderiam render uma coleção, tantas foram as mudanças durante a temporada, cada corrida, um carro diferente.

Anônimo disse...

um lindo carro. um piloto excelente. e um circuito emblemático da f1. Luciano H. Guess

Anônimo disse...

Walter (e demais) a coisa ainda foi pior...

Para "piorar" a história da March naquele ano, a equipe acabou mudando seu carro para se adequar ao de uma equipe cliente!

A March começou o ano com o modelo 721. A equipe de Frank Williams (Team Williams Motul) também começou o ano com este mesmo modelo. Ronnie Peterson e Niki Lauda pilotavam pela March e Henri Pescarolo pela "Williams".

Outra equipe que, de certa forma, também usou o 721 foi a 'Team Eifelland Caravans'. O carro da equipe, o Eifelland Typ 21, era baseado no modelo da March. Estreou na segunda etapa (GP da África do Sul). O carro foi um desastre...

Já na terceira etapa do campeonato, GP da Espanha, a March alterou seu modelo para tentar melhorar os resultados, já bem ruins. Surgiu assim o 721X. Nesta mesma etapa, uma equipe de um carro só fez sua estréia, usando um 721 modificado, o 721G. Era a 'Clarke-Mordaunt-Guthrie Racing' com o piloto Mike Beuttler. Beuttler não passou pela qualificação nesta etapa.

Nas duas etapas seguintes, a performance de Beuttler foi comparável aos carros da equipe principal. Alguma solução encontrada pela mecânica de sua pequena equipe chamou a atenção da matriz de tal forma que na sexta etapa, GP da França, o 721X foi aposentado e a matriz adotou o 721G da cliente.

Bom, a performance da March não melhorou, como poderia se imaginar, com o "novo modelo". No melhor dos cenários, com carros agora "iguais", a hierarquia foi restabelecida e Peterson e Lauda passaram a apresentar melhores resultados que Beuttler.

E foi só isso!

Peterson terminou o campeonato em 9o e Lauda num distante 23o lugar (sem marcar ponto algum!), com Beuttler ali pertinho num 26o, seguido de Pescarolo (num 721 original!) em 27o.

Para quem não sabe, a MARCH foi uma equipe fundada por 4 indivíduos, cujas iniciais de seus sobrenomes formavam o nome da equipe. Eram eles Max Mosley (ele mesmo!), Alan Rees, Graham Coaker e Robin Herd. Faltou um "A" mas eles deram um jeito...


E esse 721X parecia uma grande poltrona...


um abraço,
Renato Breder

Por Dentro dos Boxes disse...

Excelentes comentários meus amigos

Abs

André Candreva

walter disse...

Foi nesse carro a primeira temporada de Jose Carlos Pace, companheiro de Henri Pescarolo, na equipe Williams, mencionada pelo EncicloBreder.

Obrigado ao André pelo espaço e abraços a todos.

Anônimo disse...

Walter,

Em 1972 Pace usou o carro "velho" da equipe de Frank Williams. Um 711. O mesmo que Pescarolo havia usado em 1971. O time deu uma "guaribada" no carro e a aparência dele ficou igual a um 721.

Segundo o "oldracingcars.com", Pescarolo utilizou o 721 chassis 03 e Pace usou o 711 chassis 03.

Aqui os registros de ambos os carros:
==>> https://www.oldracingcars.com/march/721/3
==>> https://www.oldracingcars.com/march/711/3


Detalhes, detalhes...


outro abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

ao breder meus parabéns. mais uma aula pra gente ir aprendendo por auiq. Luciano H. Guess