Amigos,
A inaugural prova de F1 em Interlagos - 30/03/1972, aconteceu numa quinta-feira...
O Brasil debutava na categoria máxima do automobilismo mundial e foram 12 carros inscritos mas somente 11 largaram...
A prova, disputada no meio da semana, não contava pontos para o calendário da F1 daquele ano, apenas serviu para homologar o circuito de Interlagos...
Agora, o curioso é: por quê a corrida foi realizada numa quinta-feira? Foi para permitir aos pilotos estarem de volta a Inglaterra para disputarem uma etapa do torneio de F2 em Thruxton - um expediente duplo normal de disputar a F1 e a F2 naqueles tempos.
Foram 37 voltas e Carlos Reutemann levou a melhor, conquistando sua primeira vitória ao volante de um F-1. Ronnie Peterson foi o segundo e Wilsinho Fittipaldi completou o pódio. Helmut Marko foi o quarto, Dave Walker o quinto e Luiz Pereira Bueno levou o March 711 ao sexto lugar.
Assim, neste dia o Brasil começava a escrever aquela que seria a mais importante página da sua história no automobilismo internacional, que seria fechada com chave de ouro no dia 10 de setembro daquele ano com a conquista do primeiro título mundial de F-1.
12 comentários:
A primeira foto (colorida) é o grid de 1973. Estão ali McLarens, Surteess e Tyrrells que não participaram da corrida de 1972.
Belos tempos.
e tudo gracas ao antônio Scavone
marconni
Walter,
bem observado... e já corrigi...
mais uma vez grato pela colaboração...
abs...
Por ser uma prova extracampeonato, muitas equipes e pilotos optaram por não participar do evento.
A Tyrrel – com Stewart e seu companheiro François Cevert – não veio.
A Ferrari foi outra equipe que não participou juntamente com a Matra. A Surtees também avisou que não viria.
O vice-campeão Ronnie Peterson esteve presente e sofreu com o forte calor no dia da prova em São Paulo. Seu companheiro de equipe - Niki Lauda, acabou não vindo e a equipe Hollywood alugou um March 711, do ano anterior, para Luiz Pereira Bueno, motivo de grande alegria para o torcedor brasileiro que também vibrava com os irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi.
A McLaren marcou presença com Denny Hulme e Peter Revson. Brabham e Lotus também.
A BRM trouxe 4 carros - Jean Pierre Beltoise e Peter Gethin, Helmut Marko e Alex Roig e a Williams veio com seus dois carros, para Pace e Henry Pescarolo e a segunda Lotus ficou nas mãos de Dave Walker.
JP Martins
Primer triunfo, aunque sin puntos, de Reutemann en la F1. Bello su BT34.
Abrazos!
Caramba, Juah! Fue terrible! Emerson dominou a prova, mas Reutemann venceu...
Depois, em 1974, seria a vez de Reutemann perder um Gp da Argentina que era seu...
A verdade é que a dupla de Grandes Prêmios aqui na América do Sul era bonita, repleta de sol e lotada de público.
E tudo começou na Argentina, em 1971.
O Walter e o Marconi já se adiantaram! O folgado aqui saiu de casa tarde com a namorada, credenciais no bolso só se deu conta que estava atrasado quando já na saída da Marginal Pinheiros estava tudo parado...estacionamos o carro na Avon, uns 3 km do autódromo, subimos de mãos dadas por entre os carros parados na avenida e só conseguimos entrar na arquibancada que fica em frente aos antigos boxes no Café e foi que assistimos a corrida quase sem poder se mexer e lá bem na frente o Rato quebrou, se não me engano o braço da suspensão traseira...e como bem disse o Juan seu compatriota o Lolle venceu! Outra coisa, pouco vejo falarem de Antonio Carlos Scavonne que foi o grande nome de nosso automobilismo e pereceu naquele descabido acidente de Orly, à ele minhas homenagens.
Abraços à todos.
Rui,
que privilégio por ter assistido ao 1º GP do Brasil de F1...
outra hora conta pra nós com mais detalhes como foi essa história...
abs...
André, contei esta no blog do Corradi no Projeto Verão de dois anos atrás, minha namorada de então pediu que eu não mencionasse a que estava comigo no dia da corrida e eu bobo não mencionei. Eu sofro demais meu amigo, demais!rs
Um abração
Walter, recuerdo siempre esos fines de año esperando las noticias sobre los nuevos F1 que desembarcarían para los GP de Argentina y Brasil; hermosos años, ya no volverán. Al menos tuve la alegría de estar presente en el GP de 1981 en Buenos Aires, viendo ganar a Piquet con su Brabham lleno de "polleritas", a Reutemann terminar segundo, y al resto de hermosos autos de esos años (ATS, Theodore, Arrows, Ensign... lástima que ya no estaba Shadow!).
Abrazos!
Asi és: hermosos autos!
Eu fui ao Gp do Brasil de 1972 com meu pai e três irmãs. Meu pai é mesmo um santo. Foi uma grande farra, arrumamos lugar no Setor A e foi uma festa linda.
Wilson em primeiro, no começo, Emerson com a Lotus 72 com asa traseira de "abas largas".
O 'grid' pequeno nem foi problema.
A grande alegria era ver a F1 no Brasil! E com um brasileiro na ponta.
Reutemann venceu aquela: saludos a el Lole.
Nos anos seguintes, para evitar esse problema de trânsito, dormi na arquibancada algumas vezes: inenarrável!
Walter,
você também é um privilegiado... assistiu ao 1º GP do Brasil de F1...
e tem histórias... se quiser contá-las o espaço está à disposição...
abs...
Postar um comentário