Carlos Reutemann com a Lotus 79 e Mario Andretti re-estreando a Lotus 80...
Aliás Reutemann testou e não gostou da '80'... tanto é que não utilizou esse carro na temporada.
Andretti testou bastante e estreou o carro em Jarama. Na Bélgica colidiu com Jochen Mass no final do treino qualificatório de Sábado e correu com a velha '79'. Em Mônaco ele 're-estreou' o carro...
Nos treinos do início do ano, a proposta do Lotus 80 era diferente dessa que participou das corridas da temporada 1979. Até que as modificações fossem aprontadas, a equipe Lotus "perdeu" as 4 primeiras etapas da temporada.
Aqui a '80' na configuração anterior:
* Reutemann testando (em Donington Park): ==>> https://i.pinimg.com/originals/b1/17/58/b11758e40e59d14ef887a1fcd92faf1e.jpg
* Andretti testando (em Donington Park?, em Jarama?): ==>> https://i.pinimg.com/originals/52/71/bb/5271bb748b060fb6b11fd37a7d1a4d31.jpg
* Andretti testando (em Dijon-Prenois): ==>> https://www.motorsportretro.com/2014/12/mario-andretti-lotus-80-photo-day/
ao ver a foto tive uma duvida sobre os 2 carros da lotus e ao ler os comentarios o Rento ja tinha respondido. o lotus 80 foi problematico mas o 79 era visualmente mais belo. Luciano H. Guess
A narrativa do EncicloBreder revela uma coisa importante: Chapman não parava de inovar. Embora consagrado e sendo a equipr com mais vitórias na F1, ele inventava e jnventava. Depois desse modelo veio aquele tão lindo, com a carroceria suspensa, que DeAngelis pilotou..
Acabou banido pela FISA (a parte esportiva da FIA à época) depois de 3 tentativas: Long Beach, Brasil e Argentina... banimento incensado pelos rivais enciumados?
Isso causou a não-aparição dos carros da Lotus no GP seguinte (San Marino).
Colin Chapman tentou emplacar o carro de novo no GP da Grã-Bretanha, após uma "guaribada" nele, surgindo assim a versão B do carro (Lotus 88B).
"Por Dentro dos Boxes", uma enciclopédia ilustrada: obrigado!
Para os mais novos é importante entender que a Ferrari era forte e poderosa, nos tempos de Colin Chapman, mas a Lotus era mais vencedora. Sem apoio do Estado ou de grande montadora, o 'mago' britânico ganhava mais corridas e títulos do que a Ferrari, até que a equipe faliu. Seguiu vencendo, com Ayrton Senna, mas já era uma outra Lotus.
9 comentários:
Quem diria: Lotus, Wolf, Williams, todas no fundo do pelotão.
Carlos Reutemann com a Lotus 79 e Mario Andretti re-estreando a Lotus 80...
Aliás Reutemann testou e não gostou da '80'... tanto é que não utilizou esse carro na temporada.
Andretti testou bastante e estreou o carro em Jarama. Na Bélgica colidiu com Jochen Mass no final do treino qualificatório de Sábado e correu com a velha '79'. Em Mônaco ele 're-estreou' o carro...
Nos treinos do início do ano, a proposta do Lotus 80 era diferente dessa que participou das corridas da temporada 1979. Até que as modificações fossem aprontadas, a equipe Lotus "perdeu" as 4 primeiras etapas da temporada.
Aqui a '80' na configuração anterior:
* Reutemann testando (em Donington Park):
==>> https://i.pinimg.com/originals/b1/17/58/b11758e40e59d14ef887a1fcd92faf1e.jpg
* Andretti testando (em Donington Park?, em Jarama?):
==>> https://i.pinimg.com/originals/52/71/bb/5271bb748b060fb6b11fd37a7d1a4d31.jpg
* Andretti testando (em Dijon-Prenois):
==>> https://www.motorsportretro.com/2014/12/mario-andretti-lotus-80-photo-day/
um abraço,
Renato Breder
Transito em hora de ponta.
Abraço
visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/
ao ver a foto tive uma duvida sobre os 2 carros da lotus e ao ler os comentarios o Rento ja tinha respondido. o lotus 80 foi problematico mas o 79 era visualmente mais belo. Luciano H. Guess
A narrativa do EncicloBreder revela uma coisa importante: Chapman não parava de inovar. Embora consagrado e sendo a equipr com mais vitórias na F1, ele inventava e jnventava. Depois desse modelo veio aquele tão lindo, com a carroceria suspensa, que DeAngelis pilotou..
Lindo e controverso, Walter... uma história, até certo ponto, trágica!
Lotus 88, o F1 de chassis duplo...
==>> https://vintageracecar.com/wp-content/uploads/2019/01/Lotus-88-1981-020-e1548715074908.jpg
Acabou banido pela FISA (a parte esportiva da FIA à época) depois de 3 tentativas: Long Beach, Brasil e Argentina... banimento incensado pelos rivais enciumados?
Isso causou a não-aparição dos carros da Lotus no GP seguinte (San Marino).
Colin Chapman tentou emplacar o carro de novo no GP da Grã-Bretanha, após uma "guaribada" nele, surgindo assim a versão B do carro (Lotus 88B).
==>> https://i.pinimg.com/originals/d3/d8/4a/d3d84a1849f10f236dca2840ab2067da.jpg
==>> https://live.staticflickr.com/2585/5755380498_4eed2189b7_b.jpg
Veio o banimento definitivo do carro e o desgosto imenso a Chapman... foi praticamente o fim das inovações de Chapman na F1...
A essas alturas, Colin tinha entrado de cabeça no projeto do Delorean... outro "fracasso", dessa vez não por "culpa" dele...
==>> https://www.classicandsportscar.com/sites/default/files/styles/article/public/2019-11/classic_and_sports_car_buyers_guide_delorean_DMC_12_TB_lead.png?itok=Ezo9aXEq
E o engenheiro aeroespacial britânico acabou morrendo de ataque cardíaco em dezembro de 1982...
PS: dizem que o Lotus 88 era um carro bem abaixo da média, em termos de performance...
outro abraço,
Renato Breder
Ops!
Só faltou dizer que o Lotus 88 é da temporada de 1981...
abçs,
Renato Breder
Obrigado amigos...
todos enriquecendo esse espaço aqui...
abs
"Por Dentro dos Boxes", uma enciclopédia ilustrada: obrigado!
Para os mais novos é importante entender que a Ferrari era forte e poderosa, nos tempos de Colin Chapman, mas a Lotus era mais vencedora. Sem apoio do Estado ou de grande montadora, o 'mago' britânico ganhava mais corridas e títulos do que a Ferrari, até que a equipe faliu. Seguiu vencendo, com Ayrton Senna, mas já era uma outra Lotus.
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