terça-feira, 7 de julho de 2020

Portenho...

Largada do GP da Argentina em Buenos Aires - 1981 - ladeados estão Nelson Piquet (Brabham BT49C),  Alan Jones (Williams FW07C) e Alain Prost (Renault RE20B)

3 comentários:

walter disse...

Que foto suculenta: um brasileiro em primeiro e um Fittipaldi (com Rosberg) ali na quarta fila.

Os garagistas já estão na 'ilegalidade' de carros asa que sobem e descem para grudar no solo (Williams e Brabham). Os 'grandes fabricantes' (como a Renault de Prost) ainda queria cumprir a regra e o carro ficava tão feio.

Anônimo disse...

Época de muita criatividade... e carros bonitos!

A maracutaia era controlada por um "botão" no cockpit dos carros.

Quando em velocidade, na pista, carro rebaixado; ao dirigir-se ao pit lane, botão acionado e carro erguido para que os 6 centímetros regulamentares fossem "obedecidos".

Chegou-se a um ponto que os comissários escrutinadores, postados à entrada do pit lane, serviam apenas para verificar se os dispositivos "maracutáicos" estavam funcionando (o que garantiria que o carro teria a altura certa no local certo), porque TODOS estavam, de uma forma ou outra, burlando o regulamento.

E foi neste ano, 1981, que Colin Chapman apresentou uma brilhante idéia para, de forma legal, contornar o problema de manter o carro (pelo menos a parte aerodinâmica) com uma altura fixa, e não perder o efeito solo, e ao mesmo tempo permitir o trabalho das suspensões do carro. Lotus 88.

Uma pena que o carro foi banido e a gente não soube o que aconteceria. Mas, dizem que a performance do carro não era lá essas coisas...


um abraço,
Renato Breder

Paulo Moreira disse...

Apesar dos carros serem idênticos, na verdade são bem diferentes, nomeadamente a asa da frente. Desses três, todos têm um desenho diferente.
Era uma época onde os projectistas ainda tinha alguma liberdade para explorar.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/