quarta-feira, 15 de julho de 2020

Francos...

No instante do "click" fotográfico, os franceses René Arnoux (Renault  RE30B), Alain Prost  (Renault  RE30B) e Didier Pironi (Ferrari 126C2) celebrando no pódio após a disputa do GP da França - circuito de Paul Ricard (Le Castellet) - 1982.

4 comentários:

Anônimo disse...

Falando dos 'recordes' franceses apenas nos GPs da França...

A primeira vez em que a França foi representada no degrau mais alto de um pódio do GP da França se deu em 1969, quando Jackie STEWART venceu o GP com um carro francês (Matra), mas acertado e mantido por uma equipe britânica. A 'Matra International' era comandada por Ken Tyrrell. Neste GP, o segundo colocado era seu companheiro de equipe, Jean-Pierre BELTOISE. Stewart, com essa mesma 'configuração', já tinha colocado a França no 3o degrau do pódio no ano anterior. Todas as outras vitórias de carros franceses (na França) se deram com carros da Renault.

O primeiro piloto francês a subir num pódio de um GP da França foi Robert MANZON (piloto Ferrari), em 1954 com seu 3o lugar, em Reims.

No degrau seguinte, o do 2o lugar, a primeira vez de um piloto francês se deu em 1969, em Clermont Ferrand (como dito acima), com Jean-Pierre BELTOISE, num carro também francês (Matra) mas com motor e pneus britânicos (Ford Cosworth e Dunlop).

Entre Manzon (1954) e Beltoise (1969), Jean BEHRA, com equipamento italiano (Maserati, Pirelli) conseguiu outro 3o lugar no pódio do GP de 1956, em Reims.

Ao todo foram apenas 8 vitórias de pilotos franceses em 61 GPs da França, entre 1950 e 2019:

1) 1979, Dijon-Prenois: Jean-Pierre JABOUILLE, com carro francês (Renault). De quebra, Gilles Villeneuve (meio-francês) em carro italiano (Ferrari) em segundo e René Arnoux (companheiro de Jabouille) em terceiro. Todos calçados com pneus franceses (Michelin). Foi a primeira vez da Michelin no pódio!

2) 1981, Dijon-Prenois: Alain PROST, também com carro francês (Renault). Todos no pódio calçados com pneus franceses (Michelin).

3) 1982, Paul Ricard: René ARNOUX, com carro e pneus franceses (Renault e Michelin). Em segundo Alain Prost (companheiro de Arnoux) e em terceiro Didier Pironi, francês em carro italiano (Ferrari) com pneu estadunidense (Goodyear). Única vez em que 3 pilotos franceses subiram em um pódio na França.

4) 1983, Paul Ricard: de novo Alain PROST com carro francês (Renault). Em terceiro lugar, Eddie Cheever (companheiro de Prost). Todos no pódio calçados com pneus franceses (Michelin).

5) 1988, Paul Ricard: dessa vez Alain PROST com carro britânico (McLaren), motor japonês (Honda) e pneu estadunidense (Goodyear).

6) 1989, Paul Ricard: Alain PROST, em repetição completa do ano anterior.

7) 1990, Paul Ricard: dessa vez Alain PROST com carro italiano (Ferrari) e pneu estadunidense (Goodyear).

8) 1993, Magny Cours: mais uma vez Alain PROST, dessa vez com carro britânico (Williams), motor francês (Renault) e pneu estadunidense (Goodyear). Em segundo lugar Damon Hill (companheiro de Prost) e seu motor francês.


"Santo de casa não faz milagres"
Será?


um abraço,
Renato Breder

Paulo Moreira disse...

Isso era uma coisa que eu desejava que tivesse acontecido quando o Senna corria. Ter três pilotos brasileiros no pódio. Apesar de ser português, adorava que isso tivesse acontecido.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

Anônimo disse...

um podio de franceses. como isso é dificil de acontecer com qualquer nacionalidade. e o curioso também que tem uma excessao ai: o pironi corria de ferrari. e mais uma aula do Renato. Luciano H. Guess

Walter disse...

O Estado francês torrou uma fábula de dinheiro para chegar a esse podium.

O Estado italiano investia na Ferrari.

Pensando em "pontos por dólares investidos", os brasileiros tiveram um retorno extraordinário.

Mas, sem dúvidas, méritos franceses nesse podium histórico.