Jean-Pierre Jarier - STP March Racing Team - March 721G - GP da África do Sul - circuito de Kyalami
Chris Amon - Martini Racing - Tecno PA123/6 - GP de Mônaco
Jackie Stewart - Elf Team Tyrrell - Tyrrell 006 - GP de Mônaco
Emerson Fittipaldi - John Player Team Lotus - Lotus 72E - GP de Mônaco
6 comentários:
bom dia fotos maravilhosas da melhor era da f1 e tem gente que acha drift um esporte novo deve ser porque nao viram peterson depailler sir jack e da para por etc perto dos de hoje robozinhos digitais simuladores a f1 esta uma bosta
Bela foto a do Jackie Stewart, com o piloto escocês em grande estilo.
Abraço
visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/
Depois de ler o comentário do Godoy comecei a refletir no que ele diz...
Vamos lá...
As 3 últimas fotos são do GP de Mônaco.
Muito bom ver toda essa diversidade. Viva a diversidade! A diversidade se deve às soluções aerodinâmicas e aos chassis, porque no que diz respeito às "unidades motrizes" da época...
Em primeiro lugar, todos os motores eram de 3 litros, por regulamento. Fora Ferrari, BRM e Tecno, todo mundo ia de Ford Cosworth, um V8(tão). A BRM usava um V12, ao passo que Ferrari e Tecno usavam um F12, ou seja motor com pistões contrapostos, que se assemelha a um Boxer mas tem uns detalhizinhos de construção diferentes.
E quanto aos pneus, a BRM, Tecno, Surtees, ISO-Marlboro e a March de James Hunt usavam Firestone. A maioria ia de GoodYear.
Em resumo, nessa temporada de 1973, tínhamos apenas 4 fabricantes de motores, sendo que 3 deles (Ferrari, BRM e Tecno) fabricavam apenas para si mesmos. Era quase uma Formula Ford... Havia uma 'leve' guerra de pneus, porque as grandes equipes usavam a borracha da GoodYear. Por isso, a criatividade, a experimentação, corriam soltas...
Os regulamentos eram bem menos restritivos... há 50 anos havia uma busca por "Paz e Amor" e liberdade, no mundo. Vivíamos mais (relativamente) soltos e simples então, mesmo apesar das guerras aqui e acolá (provocadas e promovidas por uma certa "superpotência" bélica que acho que todos conhecemos), crise do petróleo (1973!), ditaduras sanguinárias na América Latina, etc.
A rodas gira, a evolução tecnológica é "imparável" e a F1, como entidade figadalmente envolta em tecnologia, segue essa evolução. Não me iludo. Daqui a algumas décadas (talvez até menos!) a F1 - se ainda existir - será com carros 100% elétricos. Talvez (quem sabe?) com reatores que gerem eletricidade a partir da adição de alguma "substância" neles, o que provocaria uma espécie de necessidade de reabastecimento...
Fico imaginando qual deveria ser o comentário dos pilotos lá do começo da F1 acerca dos pilotos dos anos 70 e 80. E como deveria ser o comentário dos pilotos da Época de Ouro dos Grand Prix (anos 20 e 30) acerca dos pilotos dos anos 50 e 60... A história se repete e daqui a 40, 50 anos como será esse debate?
No entanto, eu reconheço que a velocidade das mudanças vem crescendo. A diferença entre os anos 1920/30 para os anos 1950/60 são bem menores que as diferenças entre os anos 1970/80 para os anos 2000/10, mesmo que os intervalos de comparação sejam os mesmos: 30 anos.
Em cada época a F1 teve e tem seus atrativos. Gostar desse ou daquele é de cada um de nós... Do meu ponto de vista, os regulamentos excessivamente detalhistas e 'restritivistas' aliados à superexposição da F1 (fenômeno típico dos nossos dias) hoje em dia, contribuem para uma apatia de muitos de nós em relação a ela.
Mesmo em meio à "supertecnologia" embarcada nos atuais carros da F1, é possível alterar os ingredientes necessários e fazer da F1 atual algo BEM mais instigante e agradável para todos que curtem o automobilismo.
Em tempo...
Pra não ficar em cima do muro (hehehe), também curto mais o miolo da F1: décadas de 60, 70 e 80. Mas consigo curtir o restante também. SAUDADE e SAUDOSISMO são coisas diferentes!
Curto muito também o automobilismo pré-guerra (inclusive pré F1), a chamada Era de Ouro dos Grand Prix. Fica aqui uma sugestão:
==>> http://www.kolumbus.fi/leif.snellman/main.htm
um abraço,
Renato Breder
Jarier, Amon, Stewart e Fittipaldi. os dois primeiros eram bons mas os dois ultimos foram excepcionais. todos dividiram freadas e curvas. o curioso que vejo nessas fotos sao os carros do jarier e do Fittipaldi com as tendencias mais para a metade dos anos 70 em diante. Mas a Lotus e a Tyrrel tinham seus 'magos' né. Ao Renato meus parabéns pelos comentarios que acompanho todos e aprendo mais. Gostei da sua dica. Luciano H. Guess
Jarrier, na primeira foto, viria a ser o campeão da F2. Depois disso, mais nada: jamais venceu uma corrida, embora tivesse uma carreira longa e andasse em carros interessantes.
Amon, na bonita Tecno da segunda foto, era versátil. Ganhou um GP: o da Argentina, extra campeonato.
Stewart, fera, tri campeão, com apenas 99 Grandes Prêmios disputados.
Mas Emerson é especial: só fez cinco temporadas completas (de 1976 em diante, sofreu com seu Copersucar). Foi bi campeão e entregou a McLaren M23, em 1976, para o Hunt ser campeão.
Até abandonar a F1, foi convidado por várias equipes boas, mas (acho que errou) insistiu em seu próprio carro.
Mas o EncicloBreder me faz dizer que, para mim, os melhores tempos da F1 vão de 1970 a 1980 aproximadamente.
Antes disso, o improviso e a insegurança eram doentios; depois disso, a burocracia tomou conta.
bom dia concordo com o senhor breder em genero e grau eu gosto dos anos 50 60 70 80 90 ate os v10 depois virou uma curva descendente vide 1971 pescarolo em monza 242kmh unser em rafaela 370 kmh porche 917 le mans 5mil e tantos km em 24hs record que demorou decadas para ser batido so isso um abraçao a todos
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