O Ligier JS5 em seus primeiros testes no final de 1975, provavelmente no circuito francês de Paul Ricard...
Jacques Henri Laffite dividiu os testes do JS5 com o compatriota Jean Pierre Beltoise...
O JS5 teve a assinatura de Gérard Ducarouge (Diretor Técnico), Michel Beaujon (Design) e Robert Choulet o responsável pela parte aerodinâmica...
Era equipado com o motor Matra MS73 V12 com transmissão Hewland TL 2-200 e usava combustível / lubrificante Shell. Os pneus foram fornecidos pela Goodyear e o peso total era de 605 kg (sem o piloto)...
Sua estreia foi no GP do Brasil de 1976 e a equipe francesa disputou a temporada com apenas um piloto (Jacques Laffite)...
O melhor resultado foi o 2º lugar no GP da Áustria... No GP da Itália foi o pole position...
4 comentários:
Segundo a imprensa francesa, esses testes foram meio que uma 'armação' para derrubar Beltoise, grande fera francesa daquele tempo, para consagrar o novo piloto, o Lafitte.
Laffite foi o piloto da equipe por muitos anos, até encerrar a carreira.
Beltoise não voltou mais à F1.
interessante ver o design desse carro principalmente dessa entrada de ar. Ducarouge e sua equipe iniciavam uma trajetoria de sucesso na f1. a equipe Ligier colecionou ao longo de sua trajetoria grandes conquistas. E seu melhor momento foi em 79/80 na minha opinião
Se não me falha a memória o Laffite encerrou sua carreira quando se acidentou no GP da Inglaterra de 1986 com um Ligier.
Laffite foi campeão da F2, no começo dos anos 70 e abraçou uma 'sina' de todos os outros campeões da F2: JAMAIS ser campeão da F1 e ter um fim de carreira acidentado ou trágico (vejam Peterson, Regazzoni, Hailwood, Depailler e outros).
Postar um comentário