Temporada de 1978...
GP da Argentina - Circuito de Buenos Aires...
Brett Lunger - Liggett Group/B&S Fabrications - McLaren M23 - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Goodyear...
O norte-americano Lunger largou da 24ª posição do grid terminando a prova na 13ª colocação a 1 volta do vencedor...
O vitorioso do dia foi Mario Andretti (Lotus). Niki Lauda (Brabham) e Patrick Depailler (Tyrrell) completaram o pódio...
Além da vitória, Mario Andretti foi o pole position do GP argentino. A volta mais rápida da prova foi anotada por Gilles Villeneuve (Ferrari) que marcou o tempo de 01:49.760...
--> 10ª pole position e 7ª vitória de Mario Andretti; 1ª melhor volta de Gilles Villeneuve; 1º GP de Didier Pironi; 100º GP de Emerson Fittipaldi; 64ª vitória da equipe Lotus e 109ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...
4 comentários:
piloto e equipe do fundo do grid. acho que esse lunger nunca pontou na f1. a pintura desse carro ate que era bonita
marconni
Brett Lunger,
veterano da guerra do Vietnã e o segundo companheiro de equipe de Nelson Piquet na F1, na metade final dessa temporada...
Aliás, Lunger é um dos "Três Heróis" que salvaram a vida de Niki Lauda por ocasião de seu acidente em Nürburgring... ou outros dois foram Guy Edwards e Harald Ertl. A eles se juntou Arturo Merzario...
Coincidentemente, Ertl foi o primeiro companheiro de equipe de Piquet na F1 (Ensign, 1978), Lunger o segundo (McLaren, 1978) e Lauda o terceiro (Brabham, 1979)...
Tirei o texto (em inglês!) a seguir de algum lugar, e não me lembro de onde foi:
"Niki Lauda changed his tyres after lap 1 and was trying hard to make up for the lost time.
Just after the fast left kink before the Bergwerk right hand curve, his Ferrari 312T2 snapped to the right and spun through the fencing into an earth bank.
The car bounced back onto the circuit and on the track, enveloped in flames.
Guy Edwards managed to avoid the Ferrari but Harald Ertl and Brett Lunger both hit it. All three drivers stopped and tried to get Lauda out of the flames and they were joined by Arturo Merzario who stopped his Wolf Williams after seeing the wreck."
um abraço,
Renato Breder
Ponto para a McLaren: o carro de 1973 ainda se qualificava para a largada em 1978. A M23 foi quase tao longeva quanto a Lotus 72.
En esos años, en los GP de Argentina y Brasil, "el culo del mundo" para los europeos, había coches que quedaban fuera de los 24 habilitados para largar... Hoy hay sólo 18...
Abrazos!
Postar um comentário