De Cesaris, que disputou 208 corridas na F1 entre de 1980 e 1994, foi uma figura folclórica e passou pelas equipes Alfa Romeo, Tyrrell, Dallara, Rial, McLaren, Ligier, Minardi, Brabham, Jordan e Sauber...
Um dos momentos 'pitorescos' de sua trajetória a foi a discussão com Nelson Piquet no GP de Mônaco de 1989...
Durante a prova monegasca, os dois se 'acharam' no giro #32 e De Cesaris, que defendia as cores da Dallara, estava em 5º. Piquet, que na oportunidade vestia o macacão amarelo da Lotus, era o 13º colocado e surgiu como retardatário na curva Loews, o hairpin mais lento do principado...
Ao tentar ultrapássa-lo, De Cesaris bateu em Piquet. O brasileiro ficou furioso e começaram a discutir, ambos ainda no cockpit. Parecia briga de trânsito...
Piquet abandonou e o italiano seguiu na corrida, mas terminou a prova na 13ª posição...
Mesmo não vencendo uma corrida na F1, De Cesaris fez história por episódios como esse...
8 comentários:
Completando a história de Monaco 1989...
Segundo o próprio Piquet, quem ficou mais irritado naquele dia foi o italiano. Tanto que até evitava falar com o velho amigo brasileiro.
Num dos GPs seguintes Nelson "invadiu" os boxes da Dallara e deu um beijo no rosto de Andrea, dizendo: "nossa amizade de 10 anos vale mais que uma merda daquela!" Pronto! Fim da "putidão" de De Cesaris...
Se não foi exatamente assim, foi mais ou menos nessa linha a atitude de Piquet... GRANDE Nelson!
um abraço,
Renato Breder
exatamente Breder...
Piquet tinha uma boa amizade com o italiano mas vez ou outra o mencionava como um 'perigo ambulante'...
abs...
de cesaris era um pagante em inicio de carreira e detonou quase todos os carros que guiou
marconni
Siempre recuerdo a De Césaris con el hermoso azul Rial ARC01 en 1988; muy bello coche! Una pérdida lamentable su muerte.
André, estoy profundamente indignado por lo sucedido con Jules Bianchi. Vergonzoso poner una grúa en una salida de una curva, con lluvia, baja visibilidad, y sin coche de seguridad. Nadie ahora le podrá devolver la vida a Jules, literalmente lo han asesinado...
Abrazos!
Juanh,
foram duas notas triste nesta semana: o De Cesaris e o Bianchi...
e sobre o ocorrido com o francês concordo com você - já faz tempo que esses tratores retiram carros próximo à pista com a prova em andamento... e uma hora poderia acontecer o que vimos em Suzuka...
lamentável...
abs...
Só existe uma forma de pilotar um carro de corridas, no limite, mesmo que tentando vc bata, rode ou se estrupie...e Andrea pilotava assim!
Descanse em Paz Campeão.
Olá amigos,
Patrocínio não era exatamente o problema de De Cesaris. Filho do representante dos cigarros Marlboro na Itália. Mas também tinha habilidade na pilotagem, nome sempre lembrado. Para quem é do ramo, como se diz, nunca se afastou do esporte motor. Foi cedo, aos 55. Descanse em paz.
luizborgmann
Vi um entrevista em que o DeCesaris reclamava de só ser percebido como um batedor de carros.
Talvez a gente seja mesmo preconceituoso. Mas ele batia demais. Na busca do limite, errava.
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