quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Finish Line...

Temporada de 1969...

GP da Itália - circuito de Monza...

Uma chegada espetacular: quatro pilotos brigando pelo primiro lugar...

Jackie Stewart (Matra) levou a melhor. Mas o aperto foi grande: Jochen Rindt (Lotus) foi o 2º colocado a 0,080s e Jean-Pierre Beltoise (Matra) completou o pódio com a diferença de 0,170s do vencedor...

E ainda Bruce McLaren (McLaren) foi o quarto colocado com uma diferença de 0,190 de Jackie Stewart...

O Pole position foi Jochen Rindt e Jean-Pierre Beltoise registrou a volta mais rápida da corrida com o tempo de 01:25.200...

--> 11ª vitória de Jackie Stewart; 9ª e última vitória da equipe Matra e 23ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...

6 comentários:

Anônimo disse...

impressionante. em 71 tambem foi apertada a chegada

marconni

Anônimo disse...

Brilliant, just wonderful image of the slip-streaming battles at Monza in the old days. Jackie did it again! He did the same in 66 beating Graham to the line by a whisker.

Luckey Verhoeven

Clério Reis disse...

O que valia nessa época era a técnica do piloto para um bom ajuste do equipamento.

Não existia, nem de longe, qualquer tipo de auxílio técnico.

Daí a qualidade de cada um deles em proporcionar uma disputa assim tão acirrada.

E também é de se considerar que o circuito de Monza favorecia esses pegas.

Anônimo disse...

De 1950 até 2013, foram 9 GPs com diferença menor que 1 segundo entre o vencedor e [pelo menos] o 2o colocado...

Com destaques para:
1) 1971 - foram 5 carros em cerca de 6 décimos de segundo!
2) 1973 e 1974 - mesmos protagonistas, mesmas colocações e mesma diferença!
3) 1979, 1988 e 2000 - curiosamente as 3 últimas... 3 vezes com dobradinhas da Ferrari e 3 vezes com "meninos, tragam as máquinas para casa"...

A lista completa, com fotos é esta:


* 1955:
1o - Juan Manuel Fangio (Mecedes)
2o - Piero Taruffi (Mercedes) a 0,6s

==>> http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2012/04/merc-fang-taru-monz-1955.jpg


* 1967:
1o - John Surtees (Honda, a "Hondola")
2o - Jack Brabham (Brabham) a 0,2s

==>> http://www.honda.co.jp/F1/spcontents2006/history/01/images/03_b.jpg


* 1969 (a do post!):
1o - Jackie Stewart (Matra)
2o - Jochen Rindt (Lotus) a 0,08s
3o - Jean-Pierre Beltoise (Matra) a 0,17s
4o - Bruce McLaren (McLaren) a 0,19s

==>> http://f1.imgci.com/PICTURES/CMS/6100/6176.jpg


* 1971:

1o - Peter Gethin (BRM)
2o - Ronnier Peterson (March) a 0,01s
3o - François cevert (Tyrrell)a 0,09s
4o - Mike Hailwood (Surtees) a 0,18s
5o - Howden Ganley (BRM) a 0,61s - bem mais "distante" (hehehe)...

==>> http://motormario.com/wp-content/uploads/final-F1.jpg
==>> http://argentinaf1.files.wordpress.com/2011/12/monza71.jpg


* 1973:
1o - Ronnie Peterson (Lotus)
2o - Emerson Fittipadi (Lotus) a 0,8s

==>> http://uniquecarsandparts.com/images/formula_one/F1_L4.jpg

OBS: a foto é do começo da volta 54, a penúltima do GP.


* 1974:
1o - Ronnie Peterson (Lotus)
2o - Emerson Fittipadi (McLaren) a 0,8s

==>> http://www.nobresdogrid.com.br/site/images/stories/Nobres_do_Grid/Setor_G/1974_03_Ita/31%20pet%20e%20fit%20na%20reta.jpg
==>> http://www.nobresdogrid.com.br/site/images/stories/Nobres_do_Grid/Setor_G/1974_03_Ita/27%20pet%20e%20fit.jpg

OBS: as fotos não são do fim da prova, por isso, vai aí um vídeo também...

==>> https://www.youtube.com/watch?v=1zDAMtVodV8


* 1979:
1o - Jody Scheckter (Ferrari)
2o - Gilles Villeneuve (Ferrari) a 0,46s

==>> http://www.nextgen-auto.com/gallery/pictures/2012/f1/gvilleneuve-08may/016.jpg


* 1988:
1o - Gerhard Berger (Ferrari)
2o - Michele Alboreto (Ferrari) a 0,502s

==>> http://1.bp.blogspot.com/-PkRTCfkv1c0/UnFqRErGQ2I/AAAAAAAAHM0/kGT60iGBEcU/s1600/MONZA+1988.jpg


* 2002:
1o - Rubens Barrichello (Ferrari)
2o - Michael Schumacher (Ferrari) a 0,255s

==>> http://www.formula1.com/wi/gi/597x478/AOBa/sutton/2002/02ita79.jpg


um abraço,
Renato Breder

Por Dentro dos Boxes disse...

Breder,

são interessantes essas curiosidades em que a diferença entre o vencedor e o 2º colocado foi menor que 1s.

Agora, fico imaginando o que passa na cabeça de cada um dos pilotos nessa situação...

abs...

Anônimo disse...

Hi Luckey,
About 1966 Italian GP both Jackie and Graham are retired of the race caused by technical problems.
luizborgmann