quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Desafio...

Amigos,

A F1 na década de 1960...

Identifiquem pilotos, carros, circuitos e os respectivos anos... fácil né...

(ATUALIZANDO):

Foto 1 - Jim Clark, Lotus-Climax 21, GP de Mônaco - 1961;

Foto 2 - Jochen Rindt, Cooper-Maserati T81B, GP da Bélgica - Spa-Francorchamps - 1966;

Foto 3 - Chris Amon, Ferrari 312/67, GP da Bélgica - Spa-Francorchamps - 1967;

Foto 4 - Jackie Stewart - BRM P261 e Jim Clark - Lotus-Climax 33 - GP da Itália - Monza - 1965;

Foto 5 - Dan Gurney, AAR Eagle-Climax T1G - GP da Holanda - Zandvoort - 1966;





13 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Lindas fotos, não vou me intrometer!

Abs André e a todos amigos.

Por Dentro dos Boxes disse...

Vamos lá Rui...

vc não pode ficar fora dessa... hehehe

dê seus palpites...

abs...

Rui Amaral Jr disse...

Deixa André, na minha idade já esqueci tudo que sabia e agora preciso reaprender...fico esperando!

Por Dentro dos Boxes disse...

kkkk.... boa Rui...

saiu pela tangente...

abs...

Rui Amaral Jr disse...

mas, porem, todavia um amigo mandou a resposta...cara incherido mas vou mostrar, vamos ver!rsrsrrs
"...na primeira foto, temos Jim Clark
em Mônaco/61, com o Lotus Climax 21; depois, Jochen
Rindt em Spa/66, de Cooper-Maserati; Chris Amon em Spa/
67com a Ferrari 312 #1; Os escoceses, numa rara oportuni-
dade de Jackie Smart andando na frente do Jimmy. Monza/65,
Clark #24 Lotus Climax 33 e Stewart #32 BRM P261. Sei quem
venceu mas não vou dizer...Dan Gurney em Zandvoort/66 com
seu Eagle T1G Climax."...recebido em e-mail anonimo!!!

S. Bagonha disse...

-Jim Clark, Lotus Climax, Monaco 1961;
-Jochen Rindt,Cooper Maserati, Bélgica, 1966;
-Chris Amon, Ferrari, Bélgica, 1967;
-Jackie Stewart, BRM e Jim Clark, Lotus Climax, Itália 1965;
-Dan Gurney, Eagle Climax, Holanda 1966.

Anônimo disse...

Vamos lá..

Me corrijam se eu estiver eraado, Rui e André...


** FOTO 1 **

1961
Grande Prêmio de Mônaco

Jim Clark conduzindo uma Lotus 21 Climax (de 1,5 litros e 4 cilindros em linha) calçada com pneus Dunlop.
Clark largou em 3o lugar (o último da 1a fila) e acabou classificado em 10o, a 11 voltas do vencedor (um tal de Stirling Moss).

Foi uma "vingança" de Rob Walker, que teve o novo modelo da Lotus - o 21 - vetado para sua equipe.
Moss venceu com o velho Mk18 depois de ter também matcado a pole position.
Os dois carros do Team Lotus - com os novos modelos - se acidentaram durante os treinos.
Clark conseguiu largar para o GP, mas Innes Ireland não. Seu acidente no Túnel renceu uma perna quebrada.


** FOTO 2 **

1966
Grande Prêmio da Bélgica

Jochen Rindt "navegando" com sua Cooper T81 Maserati (um V12 de 3.0 litros, o Tipo 9/F1) com "nadadeiras" Dunlop.
Rindt largou e terminou o Grand Prix em 2o lugar. Foi o primeiro pódio para Rindt na F1.
O austríaco perdeu a vitória nas voltas finais para John Surtees (Ferrari 312-F1/66).
Desde a 4a volta (de 28) Rindt esteve liderando o GP, mas ao se aproximar do fim da corrida ele sentiu que o carro tinha algum problema e diminuiu o ritmo,
Acabou sendo ultrapassado por Surtees na volta 24.

Esse foi o GP da Bélgica eternizado no filme 'GRAND PRIX', de John Frankenheimer.


** FOTO 3 **

1967
Grande Prêmio da Bélgica

Chris Amon, em sua Ferrari 312-F1/67, contornando a 'La Source' e caminhando para completar mais uma volta na corrida (a linha de largada/chegada ficava logo antes da 'Eau Rouge').
O "azarado" neo-zelandês dessa vez não foi tão azarado assim...
Lagou em 5o (2a fila) e terminou em 3o lugar, um pódio...
Aliás Amon conseguiu quatro 3os lugares na temporada (MON, BEL, GBR, ALE), seus melhores resultados em 1967.

Esse foi o GP belga em que o belíssimo carro de Dan Gurney, o Eagle Mk1, venceu (falo mais do carro na FOTO 5).


** FOTO 4 **

1965
Grande Prêmio da Itália
Jackie Stewart, então um "rookie", pilotando sua BRM P261 (#32) à frente de Jim Clark numa Lotus 33 Climax (#24). Os dois carros com motores V8 de 1.5 litros). Ambos estão entrando na Parabolica.

Os dois escoceses largaram na primeira fila. Clark o pole position e Stewart na 3a posição.
Praticamente durante toda a prova, Clark, Stewart e Graham Hill (BRM) vieram trocando a liderança da prova. Foram, ao todo, 39 trocas de liderança no GP!
Stewart terminou vencendo o GP - sua primeira vitória na F1 - e Clark, com problemas na bomba de combustível, foi classificado em 10o, a 13 voltas de Stewart.


** FOTO 5 **

1966
Grande Prêmio da Holanda

Dan Gurney contra-esterçando seu belíssimo Eagle Mk1 Climax (modelo FPF de 2.75 litros e 4 cilindors em linha) nas curvas de Zandvoort.
Gurney largou em 4o - na 2a fila - mas abandonou o GP após completar apenas 26 voltas (das 90 totais) com problemas na tubulação de óleo do carro.

Pelos registros (que eu conheço), esse é o primeiro chassis construído pela equipe, o '101'.
Para a Formula 1, todos os chassis construídos foram chamados 'Mk1' e para Indianapolis, os chassis "irmãos" eram os 'Mk2'
Apenas 4 chassis foram construídos para a F1: 101, 102, 103 e 104 (também conhecido como 'Ti-Mg').
Os chassis 101, 102 e 103 foram produzidos com as ligas normais de alumínio (padrão da época).
O chassis 104 incorporava elementos de liga "exóticos e avançados" (segundo minha fonte) como titânio (Ti) e magnésio (Mg).

Além disso, o chassis 101 sempre carregou motores Climax (mesmo nas mãos do canadense Al Pease, anos depois!) ao passo que os demais - 102, 103 e 104 - sempre foram equipados com o motor 'Gurney-Weslake', um V12 de 3 litros, feito sob encomenda para o estadunidense Gurney.



Pronto.
É isso,
Tudo certin?


um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

vou arriscar
de cima pra baixo, jim clark com o lotus 21 em monaco 1961, jochen rindt com o cooper maserati acho que o t81b em spa, essa ta facil chris amon e o ferrari 312 tambem em spa/67 com detalha pras rodas em formato estrela, depois o jackie stewart no brm p261 e o jim clark com a lotus climax 33 em monza se nao me enagano em 65 e fechando o dan gurney em zandvort 66

marconni

Por Dentro dos Boxes disse...

amigos,

pelo que estou vendo vcs estão 'afiados'... hehehe....

depois atualizo a página...

abs...

Rui Amaral Jr disse...

Pronto Renato está perfeito, o motor Conventry-Climax de Gurney era o mesmo 2.5oocc usado na Tasmânia com a cilindrada aumentada se não me engano.

Abraços à todos!

Rui Amaral Jr disse...

Ao citar o Renato esqueci o Marconni e o Bagonha...

Adolf Schartner disse...

Belíssimas fotos.
Mas já responderam tudo ai. Hehehehe
Eu também só sabia o nome do piloto da primeira foto. Rsrsrs

Abraço.

walter disse...

Que aula de Hist´ória!