Amigos,
A F1 na década de 1960...
Identifiquem pilotos, carros, circuitos e os respectivos anos... fácil né...
(ATUALIZANDO):
Foto 1 - Jim Clark, Lotus-Climax 21, GP de Mônaco - 1961;
Foto 2 - Jochen Rindt, Cooper-Maserati T81B, GP da Bélgica - Spa-Francorchamps - 1966;
Foto 3 - Chris Amon, Ferrari 312/67, GP da Bélgica - Spa-Francorchamps - 1967;
Foto 4 - Jackie Stewart - BRM P261 e Jim Clark - Lotus-Climax 33 - GP da Itália - Monza - 1965;
Foto 5 - Dan Gurney, AAR Eagle-Climax T1G - GP da Holanda - Zandvoort - 1966;
(ATUALIZANDO):
Foto 1 - Jim Clark, Lotus-Climax 21, GP de Mônaco - 1961;
Foto 2 - Jochen Rindt, Cooper-Maserati T81B, GP da Bélgica - Spa-Francorchamps - 1966;
Foto 3 - Chris Amon, Ferrari 312/67, GP da Bélgica - Spa-Francorchamps - 1967;
Foto 4 - Jackie Stewart - BRM P261 e Jim Clark - Lotus-Climax 33 - GP da Itália - Monza - 1965;
Foto 5 - Dan Gurney, AAR Eagle-Climax T1G - GP da Holanda - Zandvoort - 1966;
13 comentários:
Lindas fotos, não vou me intrometer!
Abs André e a todos amigos.
Vamos lá Rui...
vc não pode ficar fora dessa... hehehe
dê seus palpites...
abs...
Deixa André, na minha idade já esqueci tudo que sabia e agora preciso reaprender...fico esperando!
kkkk.... boa Rui...
saiu pela tangente...
abs...
mas, porem, todavia um amigo mandou a resposta...cara incherido mas vou mostrar, vamos ver!rsrsrrs
"...na primeira foto, temos Jim Clark
em Mônaco/61, com o Lotus Climax 21; depois, Jochen
Rindt em Spa/66, de Cooper-Maserati; Chris Amon em Spa/
67com a Ferrari 312 #1; Os escoceses, numa rara oportuni-
dade de Jackie Smart andando na frente do Jimmy. Monza/65,
Clark #24 Lotus Climax 33 e Stewart #32 BRM P261. Sei quem
venceu mas não vou dizer...Dan Gurney em Zandvoort/66 com
seu Eagle T1G Climax."...recebido em e-mail anonimo!!!
-Jim Clark, Lotus Climax, Monaco 1961;
-Jochen Rindt,Cooper Maserati, Bélgica, 1966;
-Chris Amon, Ferrari, Bélgica, 1967;
-Jackie Stewart, BRM e Jim Clark, Lotus Climax, Itália 1965;
-Dan Gurney, Eagle Climax, Holanda 1966.
Vamos lá..
Me corrijam se eu estiver eraado, Rui e André...
** FOTO 1 **
1961
Grande Prêmio de Mônaco
Jim Clark conduzindo uma Lotus 21 Climax (de 1,5 litros e 4 cilindros em linha) calçada com pneus Dunlop.
Clark largou em 3o lugar (o último da 1a fila) e acabou classificado em 10o, a 11 voltas do vencedor (um tal de Stirling Moss).
Foi uma "vingança" de Rob Walker, que teve o novo modelo da Lotus - o 21 - vetado para sua equipe.
Moss venceu com o velho Mk18 depois de ter também matcado a pole position.
Os dois carros do Team Lotus - com os novos modelos - se acidentaram durante os treinos.
Clark conseguiu largar para o GP, mas Innes Ireland não. Seu acidente no Túnel renceu uma perna quebrada.
** FOTO 2 **
1966
Grande Prêmio da Bélgica
Jochen Rindt "navegando" com sua Cooper T81 Maserati (um V12 de 3.0 litros, o Tipo 9/F1) com "nadadeiras" Dunlop.
Rindt largou e terminou o Grand Prix em 2o lugar. Foi o primeiro pódio para Rindt na F1.
O austríaco perdeu a vitória nas voltas finais para John Surtees (Ferrari 312-F1/66).
Desde a 4a volta (de 28) Rindt esteve liderando o GP, mas ao se aproximar do fim da corrida ele sentiu que o carro tinha algum problema e diminuiu o ritmo,
Acabou sendo ultrapassado por Surtees na volta 24.
Esse foi o GP da Bélgica eternizado no filme 'GRAND PRIX', de John Frankenheimer.
** FOTO 3 **
1967
Grande Prêmio da Bélgica
Chris Amon, em sua Ferrari 312-F1/67, contornando a 'La Source' e caminhando para completar mais uma volta na corrida (a linha de largada/chegada ficava logo antes da 'Eau Rouge').
O "azarado" neo-zelandês dessa vez não foi tão azarado assim...
Lagou em 5o (2a fila) e terminou em 3o lugar, um pódio...
Aliás Amon conseguiu quatro 3os lugares na temporada (MON, BEL, GBR, ALE), seus melhores resultados em 1967.
Esse foi o GP belga em que o belíssimo carro de Dan Gurney, o Eagle Mk1, venceu (falo mais do carro na FOTO 5).
** FOTO 4 **
1965
Grande Prêmio da Itália
Jackie Stewart, então um "rookie", pilotando sua BRM P261 (#32) à frente de Jim Clark numa Lotus 33 Climax (#24). Os dois carros com motores V8 de 1.5 litros). Ambos estão entrando na Parabolica.
Os dois escoceses largaram na primeira fila. Clark o pole position e Stewart na 3a posição.
Praticamente durante toda a prova, Clark, Stewart e Graham Hill (BRM) vieram trocando a liderança da prova. Foram, ao todo, 39 trocas de liderança no GP!
Stewart terminou vencendo o GP - sua primeira vitória na F1 - e Clark, com problemas na bomba de combustível, foi classificado em 10o, a 13 voltas de Stewart.
** FOTO 5 **
1966
Grande Prêmio da Holanda
Dan Gurney contra-esterçando seu belíssimo Eagle Mk1 Climax (modelo FPF de 2.75 litros e 4 cilindors em linha) nas curvas de Zandvoort.
Gurney largou em 4o - na 2a fila - mas abandonou o GP após completar apenas 26 voltas (das 90 totais) com problemas na tubulação de óleo do carro.
Pelos registros (que eu conheço), esse é o primeiro chassis construído pela equipe, o '101'.
Para a Formula 1, todos os chassis construídos foram chamados 'Mk1' e para Indianapolis, os chassis "irmãos" eram os 'Mk2'
Apenas 4 chassis foram construídos para a F1: 101, 102, 103 e 104 (também conhecido como 'Ti-Mg').
Os chassis 101, 102 e 103 foram produzidos com as ligas normais de alumínio (padrão da época).
O chassis 104 incorporava elementos de liga "exóticos e avançados" (segundo minha fonte) como titânio (Ti) e magnésio (Mg).
Além disso, o chassis 101 sempre carregou motores Climax (mesmo nas mãos do canadense Al Pease, anos depois!) ao passo que os demais - 102, 103 e 104 - sempre foram equipados com o motor 'Gurney-Weslake', um V12 de 3 litros, feito sob encomenda para o estadunidense Gurney.
Pronto.
É isso,
Tudo certin?
um abraço,
Renato Breder
vou arriscar
de cima pra baixo, jim clark com o lotus 21 em monaco 1961, jochen rindt com o cooper maserati acho que o t81b em spa, essa ta facil chris amon e o ferrari 312 tambem em spa/67 com detalha pras rodas em formato estrela, depois o jackie stewart no brm p261 e o jim clark com a lotus climax 33 em monza se nao me enagano em 65 e fechando o dan gurney em zandvort 66
marconni
amigos,
pelo que estou vendo vcs estão 'afiados'... hehehe....
depois atualizo a página...
abs...
Pronto Renato está perfeito, o motor Conventry-Climax de Gurney era o mesmo 2.5oocc usado na Tasmânia com a cilindrada aumentada se não me engano.
Abraços à todos!
Ao citar o Renato esqueci o Marconni e o Bagonha...
Belíssimas fotos.
Mas já responderam tudo ai. Hehehehe
Eu também só sabia o nome do piloto da primeira foto. Rsrsrs
Abraço.
Que aula de Hist´ória!
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