A diversidade dos bólidos da F1 nas décadas de 1970, 1980 e 1990...
Os carros foram escolhidos aleatoriamente...
Rolf Stommelen durante a Corrida dos Campeões de 1972 com Eiffeland March E21 (derivado do March 721)...
Disputou 8 provas na temporada e o melhor resultado foi o 10º posto nos GPs de Mônaco e Inglaterra...
Andrea de Cesaris com o Brabham BT56 durante a disputa do GP Bélgica de 1987...
O melhor resultado do italiano nesta temporada foi o 3º no GP belga...
Michael Schumacher e seu Benetton Ford B193B durante o final de semana do GP de Mônaco de 1993...
Com esse modelo Schumacher disputou 14 das 16 provas da temporada e o melhor resultado foi a vitória no GP de Portugal...
8 comentários:
Um reparo.
O Eiffeland foi derivado do March 721 e não do 711.
O 711 era aquele com a prancha de surf na frente.
Paulo Alexandre Marques
Obrigado Paulo Alexandre pela observação. Correção feita... Abs...
interessante ver esses carros tao diferentes. cada um em sua epoca. e como evoluiu o conceito aerodinamico e mecanico em 3 decadas.
Esse Brabham BT56 é uma continuidade do BT54 de 1985 desenhado por David North e com a supervisão de Gordon Murray em que Nelson Piquet e François Hesnault tiveram que lidar com inúmeros problemas. Ainda assim em 1985 Piquet conseguiu uma pole no gp da Holanda e uma vitória na França.
O BT56 foi desenhado por Sergio Rinland com a supervição do diretor técnico John Baldwin e 1987 foi o último ano do motor BMW na equipe.
e o BT55 foi o famoso 'skate' que vitimou o Elio de Angelis no inicio de 1985 em um teste.
De 1970, com a Lotus 72, até o fim dos carros asa, em 1983, foram anos de uma louca evolução.
Depois a coisa desacelerou, ficou computadorizada e 'tunel-de-ventizada', de modo que os carros agora se parecem muito.
Essa Benetton é uma exceção: estabeleceu o padrão do 'bico-de-tubarão' que a Tyrrel lançara, naquele carro pilotado pelo Jean Alesi, em 1990.
Considero muito similares o Brabham e a Benetton do 'post': 'spoilers' dianteiros enormes e parecidos; asas traseiras idênticas, 'panças' laterais iguais, abrigando radiadores e 'asas'.
Esse Eifland, tão feio, tinha de ser elogiado pela coragem do experimento. O bico, horrível, parecido com o Surtees daqueles tempos, logo foi abandonado. a tomada de ar, à frente do piloto, num refinamento aerodinâmico até a asa traseira, parecia fazer muito sentido. Um só retrovisor, ao centro, também era novidade. Mas o carro não teve motor, nem piloto, nem orçamento.
O interessante é que a relação entre os corpos e a atmosfera não mudou: é regida pelas leis da física. O formato da gota ainda é o de melhor coeficiente aerodinâmico. Mas os zilhões de dólares investidos em quatro décadas de Fórmula 1 não parecem ter encerrado as possibilidades de lidar com o atrito entre carro e ar.
Grande André!
A foto do "formoso" - dependendo da opinião de quem o vê - Eifelland Typ 21 me parece ser, ou poderia ser, da Corrida dos Campeões em Brands Hatch, não? Pelo menos a numeração (66) é a mesma...
http://www.racingsportscars.com/f1/photo/Brands_Hatch-1972-03-19.html?sort=Number
Curioso é que, apesar da base do carro ser o chassis March 721/4, no GP de estréia desse carro, em Kyalami, ele apareceu com a tal "prancha de surfe", como disse o Paulo Alexandre, ou "Bandeja de Chá" (tea tray), como ficou mais conhecido...
O carro foi apresentado no lançamento com uma aparência diferente daquela que "usou" em seu primeiro GP, África do Sul. Para o GP seguinte, a RoC, se apresentou com a aparência modificada. E já no GP seguinte, Espanha, estava diferente novamente... migrando para o formato mais convencional dos chamados "kit cars": motor Ford Cosworth, transmissão Hewland, pneus Goodyear e apenas o chassis próprio (a grosso modo).
Gosto muito dessas "máquinas exóticas" na história da F1... acredito que se fala mais do Eifelland que das March 721.. e olha que tem história esse modelo 721 da March!
- Lançamento:
==>> http://wheelhangar.com/images/b1d459edebf080662485b3171b0af86b.jpg
- Kyalami:
==>> https://i.pinimg.com/originals/8f/85/9b/8f859b510d4974195b5e02466f2f7a32.jpg
- RoC:
==>> a foto do post!
- Jarama:
==>> https://i.pinimg.com/736x/aa/18/5a/aa185a25b482a87df9df9d6e2e152bed--f-racing-ford.jpg
um abraço,
Renato Breder
Obrigado mais uma vez Renato Breder pela colaboração. Já fiz a devida correção no texto. Abs...
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