quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Diversidades...

A diversidade dos bólidos da F1 nas décadas de 1970, 1980 e 1990...

Os carros foram escolhidos aleatoriamente... 

Rolf Stommelen durante a Corrida dos Campeões de 1972 com Eiffeland March E21 (derivado do March 721)...

Disputou 8 provas na temporada e o melhor resultado foi o 10º posto nos GPs de Mônaco e Inglaterra...

Andrea de Cesaris com o Brabham BT56 durante a disputa do GP Bélgica de 1987...

O melhor resultado do italiano nesta temporada foi o 3º no GP belga...

Michael Schumacher e seu Benetton Ford B193B durante o final de semana do GP de Mônaco de 1993...

Com esse modelo Schumacher disputou 14 das 16 provas da temporada e o melhor resultado foi a vitória no GP de Portugal...

8 comentários:

Anônimo disse...

Um reparo.
O Eiffeland foi derivado do March 721 e não do 711.
O 711 era aquele com a prancha de surf na frente.

Paulo Alexandre Marques

Por Dentro dos Boxes disse...

Obrigado Paulo Alexandre pela observação. Correção feita... Abs...

Carlos Magno disse...

interessante ver esses carros tao diferentes. cada um em sua epoca. e como evoluiu o conceito aerodinamico e mecanico em 3 decadas.

Alessandro disse...

Esse Brabham BT56 é uma continuidade do BT54 de 1985 desenhado por David North e com a supervisão de Gordon Murray em que Nelson Piquet e François Hesnault tiveram que lidar com inúmeros problemas. Ainda assim em 1985 Piquet conseguiu uma pole no gp da Holanda e uma vitória na França.

O BT56 foi desenhado por Sergio Rinland com a supervição do diretor técnico John Baldwin e 1987 foi o último ano do motor BMW na equipe.

Alessandro disse...

e o BT55 foi o famoso 'skate' que vitimou o Elio de Angelis no inicio de 1985 em um teste.

walter disse...

De 1970, com a Lotus 72, até o fim dos carros asa, em 1983, foram anos de uma louca evolução.
Depois a coisa desacelerou, ficou computadorizada e 'tunel-de-ventizada', de modo que os carros agora se parecem muito.
Essa Benetton é uma exceção: estabeleceu o padrão do 'bico-de-tubarão' que a Tyrrel lançara, naquele carro pilotado pelo Jean Alesi, em 1990.
Considero muito similares o Brabham e a Benetton do 'post': 'spoilers' dianteiros enormes e parecidos; asas traseiras idênticas, 'panças' laterais iguais, abrigando radiadores e 'asas'.
Esse Eifland, tão feio, tinha de ser elogiado pela coragem do experimento. O bico, horrível, parecido com o Surtees daqueles tempos, logo foi abandonado. a tomada de ar, à frente do piloto, num refinamento aerodinâmico até a asa traseira, parecia fazer muito sentido. Um só retrovisor, ao centro, também era novidade. Mas o carro não teve motor, nem piloto, nem orçamento.
O interessante é que a relação entre os corpos e a atmosfera não mudou: é regida pelas leis da física. O formato da gota ainda é o de melhor coeficiente aerodinâmico. Mas os zilhões de dólares investidos em quatro décadas de Fórmula 1 não parecem ter encerrado as possibilidades de lidar com o atrito entre carro e ar.

Anônimo disse...

Grande André!

A foto do "formoso" - dependendo da opinião de quem o vê - Eifelland Typ 21 me parece ser, ou poderia ser, da Corrida dos Campeões em Brands Hatch, não? Pelo menos a numeração (66) é a mesma...

http://www.racingsportscars.com/f1/photo/Brands_Hatch-1972-03-19.html?sort=Number

Curioso é que, apesar da base do carro ser o chassis March 721/4, no GP de estréia desse carro, em Kyalami, ele apareceu com a tal "prancha de surfe", como disse o Paulo Alexandre, ou "Bandeja de Chá" (tea tray), como ficou mais conhecido...

O carro foi apresentado no lançamento com uma aparência diferente daquela que "usou" em seu primeiro GP, África do Sul. Para o GP seguinte, a RoC, se apresentou com a aparência modificada. E já no GP seguinte, Espanha, estava diferente novamente... migrando para o formato mais convencional dos chamados "kit cars": motor Ford Cosworth, transmissão Hewland, pneus Goodyear e apenas o chassis próprio (a grosso modo).

Gosto muito dessas "máquinas exóticas" na história da F1... acredito que se fala mais do Eifelland que das March 721.. e olha que tem história esse modelo 721 da March!

- Lançamento:
==>> http://wheelhangar.com/images/b1d459edebf080662485b3171b0af86b.jpg
- Kyalami:
==>> https://i.pinimg.com/originals/8f/85/9b/8f859b510d4974195b5e02466f2f7a32.jpg
- RoC:
==>> a foto do post!
- Jarama:
==>> https://i.pinimg.com/736x/aa/18/5a/aa185a25b482a87df9df9d6e2e152bed--f-racing-ford.jpg


um abraço,
Renato Breder

Por Dentro dos Boxes disse...

Obrigado mais uma vez Renato Breder pela colaboração. Já fiz a devida correção no texto. Abs...