sexta-feira, 1 de maio de 2015

Tosa...

Amigos,

O movimento inicial após a largada do GP da Itália de 1980...

A prova italiana foi disputada no circuito de Ímola...

René Arnoux com seu Renault RE20 equipado com o motor Renault EF1 V6 t 1.5 e pneus Michelin, lidera o pelotão prestes a contornar a mítica curva Tosa...

Dos 25 pilotos inscritos apenas Jody Scheckter, Gilles Villeneuve, Jean-Pierre Jabouille e Rene Arnou usaram os pneus Michelin. Os demais foram de Goodyear...

Mas o dono da festa foi Nelson Piquet com seu Brabham BT49 equipado com o lendário motor Ford Cosworth DFV V8 3.0...

Piquet partiu da 5ª posição do grid de largada e no giro #4 assumiu a dianteira da prova até a bandeirada final, deixando um hiato de quase 30s de vantagem sobre Alan Jones (Williams) que cravou a volta mais rápida da prova com o tempo de 01:36.089. Carlos Reutemann (Williams) completou o pódio...

O GP italiano marcou a 3ª vitória de Piquet na F1 e foi também a 74ª e última participação de Vittorio Brambilla na categoria...

8 comentários:

Mário Salustiano disse...

único GP da Itália não disputado em Monza, essa corrida foi inesquecível para mim, foi realizada no dia do meu aniversário e teve a vitória de meu ídolo

André Candreva disse...

Mário... foi nesta data - 14/09/1980 que nasceu meu irmão caçula... e me recordo da vitória do Piquet...

foi uma alegria dupla...

bons tempos...

Mário Salustiano disse...

André então eu e seu irmão somos da mesma data, separados por 18 anos..rsrs

Anônimo disse...

Ano em que a Fittipaldi bateu a McLaren, Ferrari e Alfa Romeo, sendo as duas últimas equipes de fábrica!

A Fittipaldi com Emerson e keke Rosberg, a Ferrari com o então campeão Jody Scheckter e Gilles Villeneuve, a McLaren com John Watson e Alain Prost e a Alfa Romeo com Bruno Giacomelli, Patrick Depailler (morto em testes privadas da equipe em Hockenheim, 9 dias antes do GP da Alemanha), Vittorio Brambilla e Andrea De Cesaris.

Desse grupo, Rosberg foi o melhor. Largou em 11o e terminou em 5o, marcando pontos. Além dele, Prost terminou em 7o após largar da 24a e última posição do grid. Scheckter foi o outro a terminar a prova, em 8o. Todos so três uma volta atrás de Nelson Piquet, o vencedor.

Os demais abandonaram a corrida. Destaque para Giacomelli, que apesar de obter a 4a posição no grid de largada, abandonou com apenas 5 voltas completadas.

Piquet, ao vencer o GP, assumiu a liderança do Mundial, 1 ponto à frente de Alan Jones.

Na foto do post, dos únicos pilotos que largaram para o GP, só não aparecem: Carlos Reutemann (Williams - largou em 3o!), Marc Surer (ATS) e Brambilla (Alfa Romeo).

Reutemann parece ter queimado a largada e nos instantes seguintes diminuiu abruptamente o ritmo, parecendo ter tido um pneu furado.

Brambilla teve um "passeio" pela grama ao desviar da Williams de Reutemann, ficando para trás do pelotão.

E Surer... largou mal mesmo...

Aqui, as voltas iniciais do GP:
https://www.youtube.com/watch?v=FdJ4xzwD4mM


um abraço,
Renato Breder

André Candreva disse...

Breder,

bacana esse link... é sempre bom rever essas provas...

abs...

walter disse...

Bela foto.
Algumas duvidas e comentarios.
O Surer nao seria o ultimo la atras.
Incrivel que o pessimo Hector Rebaque esteja perto de Piquet. Normalmente ele ia la atras.
Nao vejo onde esta o Rosberg, de Fittipaldi.
Interessante um Williams la atras, com o Keegan.
Incrivel como estao mal os Ligiers. Eles ainda ganhariam corridas nesse ano.

Anônimo disse...

É verdade, Walter...

confundi o Surer com o Rosberg na foto do post... o amarelinho lá atrás é mesmo o suiço. Quem largou mal, então, foi o Rosberg...

Quanto ao Keegan, e sua Williams dourada, o pior de tudo é que ela era do mesmo modelo que as Williams oficiais: FW07B...



outro abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

pra mim foi uma das melhores provas do piquet em sua carreira

marconni