segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Nanicas: Apollon...

Temporada de 1977...

GP da Itália - circuito de Monza...

#41 - Loris Kessel - Jolly Club Switzerland - Apollon Fly - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Goodyear...

Kessel em sua tentativa, frustrada, de alinhar o Apollon Fly no grid de largada do GP italiano...

O Apollon Fly foi inscrito em 5 GPs da temporada de 1977 (Bélgica, França, Áustria, Holanda e Itália) e foi para a pista somente em Monza...

O carro tinha a assinatura do projetista John Clarke e em todas as tentativas de participação o piloto era o suíço Loris Kessel...

8 comentários:

Pedro Perez disse...

essa série nanicas é muito boa! equipes como esta nunca tinha visto, parabéns!

André Candreva disse...

Esse é o propósito Pedro Perez...

e continue a nos prestigiar...


abs...

Anônimo disse...

se eu nao estiver enganado esse ai e um williams fw04

marconni

Anônimo disse...

O "Apollon Fly" de Loris Kessel nada mais era que uma Williams FW03, de 1974, modificada.

Essa Williams foi a mesma utilizada em 1974 por Arturo Merzario (inda sob o nome de ISO-Marlboro) e em 1975 partilhada por vários pilotos -
Arturo Merzario, Tony Brise, Damien Magee, Ian Scheckter, François Migault, Ian Ashley, Jo Vonlanthen, Renzo Zorzi e quase Jean-Pierre Jabouille - em companhia a Jacques Laffite na equipe de Frank Williams.

Em 1976, Kessel esteve no GP da Itália com sua 'Williams FW03' (#42), inscrita pela britânica RAM Racing (como Williams!), mas não tomou parte em nenhum treino oficial, o carro era muito lento... apenas sondando o terreno?

Após as modificações "necessárias", voltou em 1977 com a Williams transmutada em Apollon Fly (#41), inscrita pela equipe suiça Jolly Club.
Segundo o que li por ai (hehehe), foi Giacomo Caliri, ex-projerista da Ferrari, o responsável pelas modificaçõe no carro de Kessel.

==>> http://www.auto123.com/ArtImages/134248/4.jpg

Como o André disse, apenas em Monza o carro apareceu para "correr"...
Com 36 inscritos, os pits de Monza estavam abarrotados... sobrou para a 'Jolly Club Switzerland' um espaço fora do pitlane, como garagem improvisada.

==>> http://www.asag.sk/n/kessel/kessel04_77%20Apollon-Williams%20FW03%201.jpg
==>> http://fc04.deviantart.net/fs71/f/2014/040/8/1/loris_kessel__italy_1977__by_f1_history-d75q0n8.jpg
==>> http://www.asag.sk/n/kessel/kessel_1977ita32.jpg

Não sei dizer se as duas últimas fotos são da preparação para o qualifying ou se é após o problema mecãnico no treino de qualificação...
Kessel não se qualidicou. Marcou o 33o tempo entre 34 pilotos, mais de 8 segundos mais lento que a pole position de James Hunt.


Belos carros... belas histórias da F1...
Vida longa às nanicas!

um abraço,
Renato Breder

André Candreva disse...

Breder,

grato por mais essa preciosa colaboração...

e vamos aprendendo mais por aqui...

abs...

Alberto Erfini disse...

Loris Kessel était un autre guerrier

walter disse...

Loris Kessel andou de Brabham alugada. Era melhor do que essa velha trapizonga.
nao conhecia essa foto.Ee estou adorando essa serie nanicas!

Juanh disse...

Otro de los tantos bellos autos de los setenta; se podía comprar un coche viejo, modificarlo e intentar correr. Hoy a Marussia no le permiten hacerlo con el modelo 2014...
Abrazos!