** FOTO 1 ** 1968, Graham Hill, 'Lotus 49B', equipáda com o 'Ford Cosworth DFV 3.0 V8' e pneus Firestone. Hill está entrando na curva 'Porter'. Pole position e vitória de Hill, a sua 4a (ganhou também no ano seguinte).
** FOTO 2 ** 1965, Richie Ginther, 'Honda RA272', com o motor transversal 'Honda RA272E', um V12 de 1,5 litros e pneus GoodYear. Ginther está contornando a curva da 'Gare' (posteriormente mudou o nome para 'Loews', depois 'Grand Hotel'). A dupla da Honda, Ronnie Bucknum (#19) e Richie Ginther (#20) ocupou a última fila do grid; ambos abandonaram por problemas mecânicos. Aqui foto tirada em Monza do motor transversal da Honda: ==>> http://f1-photo.com/Ressources/Gallery/1965/Italy/Engine-Honda_1965_Italy_01_BC.jpg
** FOTO 3 ** 1962, um 'salseiro' na largada do GP de Mônaco, na entrada da curva 'Gazometre', a primeira logo após a largada. Na foto vemos 3 carros envolvidos, mas na realidade foram 4 carros. Richie Ginther, com a 'BRM P48-57' #8, teve problemas com o acelerador (travado?) e acertou Maurice Trintignant. Maurice Trintignant, com a 'Lotus 24 Climax' #30, recebeu a pancada de Ginther e colidiu com Gurney. Dan Gurney, de Porsche 804 (não aperece na foto), recebeu a pancada de Maurice Trintignant. Os 3 abandonaram o GP. Innes Ireland, com a 'Lotus 24 Climax' #34, deve ter se assustado com a confusão e tentado escapar dela. Ele acabou abandonando o GP apenas na volta 64 com problema na bomba de combustível. Ginther veio de trás, largou em 14o, ao passo que Trintignant largou em 7o, Gurney em 5o e Ireland em 8o.
** FOTO 4 ** 1971, Rolf Stommelen, numa 'Surtees TS9', com o clássico 'Ford Cosworth DFV 3,0 V8' e pneus Firestone. Stommelen está na curva do 'Casino', começando a descida rumo à 'Mirabeau'. Esse foi o GP de número 200 da FIA/F1... A equipe de John Surtees tinha duas 'TS9' nesse GP de Mônaco. A #22 para o 'Big John' e a #24 para Stommelen. Surtees largou em 10o e terminou em 7o lugar, exatamente atrás de Stommelen que, largou em 16o e terminou em 6o, vencendo assim o duelo interno com o patrão. O carro de Surtees estava inscrito na equipe: 'Brooke Bond Oxo - Rob Walker - Team Surtees' E o de Stommelen na: 'Auto Motor und Sport Team Surtees' Coisas dos anos 70...
** FOTO 5 ** 1973, François Cevert, a bordo da belíssima 'Tyrrell 006', equipada com a clássica dupla motor/pneus 'Ford Cosworth DFV 3,0 V8'/GoodYear. Cevert está contornando a curva 'Loews' (antiga 'Gare' e futura 'Grand Hotel'). Desempenho bem regular da dupla da Tyrrell. Jackie Stewart largou e terminou em 1o lugar. E Cevert largou e terminou em 4o lugar. No entanto, o piloto que largou em 5o (Emerson Fittipaldi) terminou em 2o... o que largou em 2o (Ronnie Peterson) terminou em 3o... o que largou em 3o (Denny Hulme)) terminou em 6o... e o que largou em 15o (Peter Revson) terminou em 5o... Ou seja, não foi tão monótono quanto os resultados da Tyrrell mostram...
** FOTO 6 ** 1985, Stefan Johansson, 'Ferrari 156/85' (motor 'Ferrari 031/2 1.5 V6 Turbo', pneus GoodYear). Johansson está saido da curva do 'Casino', começando a descida rumo à 'Mirabeau'. A corrida do sueco não durou muito... apenas 1 volta. Abandonou porque danificou a suspensão de sua Ferrari num acidente. Nem sei se a foto é de um dos treinos ou da corrida... Johansson substituiu o demitido René Arnoux no cockpit da Ferrari #28. Esse GP de Mônaco foi sua 3a corrida pela Scuderia. Em Portugal, terminou em 8o sofrendo com os freios. Em Imola, GP de San Marino, terminou em 6o e marcou um pontinho, mas enfrentou uma pane seca. E em Mônaco se acidentou. A partir daí, todo GP que terminou (em 1985), marcou pontos.
** FOTO 7 ** 1978, Gilles Villeneuve, 'Ferrari 312T3' (motor 'Ferrari 015 3,0 F12', pneus Michelin). Villeneuve está no túnel ('Le Tunnel'), tomando um grande susto quando o pneu traseiro (ou foi o dianteiro?) esquerdo estourou e a Ferrari do canadense saiu 'lambendo' o guard-rail' até à saída do túnel, deixando uma bela trilha de fagulhas (volta 62). Aqui outra foto: ==>> http://1.bp.blogspot.com/-_BJCW7coJzg/T3uCUQO8BuI/AAAAAAAAA1M/imo1KHu0Exo/s1600/197805mon12villeneuveac.jpg
** FOTO 8 ** 1985, Nelson Piquet, 'Brabham BT54' (motor 'BMW M12/13 1.5 L4 Turbo', pneus Pirelli) e Riccardo Patrese, 'Alfa Romeo 185T' (motor 'Alfa Romeo 890T 1.5 V8 Turbo', pneus GoddYear). Piquet e Patrese se enroscaram na 'reta curva' principal de Monte Carlo, na volta 17. Foram parar na área de escape próxima à curva 'Sainte Devote'. Piquet tentou ultrapassar Patrese, que não viu o brasileiro e fechou a porta. Os dois trocaram pancadas e em meio à cortina de fumaça, Teo Fabi e Jacques Laffite acabaram rodando ao evitarem o acidente. O câmbio da Toleman de Fabi (o outro carro na foto) vazou o óleo na pista e o italiano abandonou o GP. Laffite foi até o final. Aqui outra foto: ==>> http://fc03.deviantart.net/fs71/f/2012/262/a/0/nelson_piquet___riccardo_patrese__monaco_1985__by_f1_history-d5f7pje.jpg
Já que Rui destacou a foto do GP de 1962, vou falar de uma outra, onze anos mais tarde, 5ª foto, François Cevert e seu Tyrrell Ford 006 em sua última apresentação no Principado. Boa largada assumindo a liderança; na segunda volta acerta o meio-fio e fura um pneu; cai para as últimas posições mas recupera-se e termina em quarto. Na época, trocar um pneu não era tão moleza quanto hoje em dia... Caranguejo
7 comentários:
Bela panca de Richie Ginther com a BRM ao seu lado Trintgnant, Ireland e a Ferrari acredito que de Bandini,
o resto não lembro!!!rs
Belas fotos André!
Abs
Obrigado Rui...
abs...
Esqueci Andrè, o Richie está também na foto de cima, com a Honda, bota o baixinho!
PARTE 1
** FOTO 1 **
1968, Graham Hill, 'Lotus 49B', equipáda com o 'Ford Cosworth DFV 3.0 V8' e pneus Firestone.
Hill está entrando na curva 'Porter'.
Pole position e vitória de Hill, a sua 4a (ganhou também no ano seguinte).
** FOTO 2 **
1965, Richie Ginther, 'Honda RA272', com o motor transversal 'Honda RA272E', um V12 de 1,5 litros e pneus GoodYear.
Ginther está contornando a curva da 'Gare' (posteriormente mudou o nome para 'Loews', depois 'Grand Hotel').
A dupla da Honda, Ronnie Bucknum (#19) e Richie Ginther (#20) ocupou a última fila do grid; ambos abandonaram por problemas mecânicos.
Aqui foto tirada em Monza do motor transversal da Honda:
==>> http://f1-photo.com/Ressources/Gallery/1965/Italy/Engine-Honda_1965_Italy_01_BC.jpg
** FOTO 3 **
1962, um 'salseiro' na largada do GP de Mônaco, na entrada da curva 'Gazometre', a primeira logo após a largada. Na foto vemos 3 carros envolvidos, mas na realidade foram 4 carros.
Richie Ginther, com a 'BRM P48-57' #8, teve problemas com o acelerador (travado?) e acertou Maurice Trintignant.
Maurice Trintignant, com a 'Lotus 24 Climax' #30, recebeu a pancada de Ginther e colidiu com Gurney.
Dan Gurney, de Porsche 804 (não aperece na foto), recebeu a pancada de Maurice Trintignant.
Os 3 abandonaram o GP.
Innes Ireland, com a 'Lotus 24 Climax' #34, deve ter se assustado com a confusão e tentado escapar dela. Ele acabou abandonando o GP apenas na volta 64 com problema na bomba de combustível.
Ginther veio de trás, largou em 14o, ao passo que Trintignant largou em 7o, Gurney em 5o e Ireland em 8o.
** FOTO 4 **
1971, Rolf Stommelen, numa 'Surtees TS9', com o clássico 'Ford Cosworth DFV 3,0 V8' e pneus Firestone.
Stommelen está na curva do 'Casino', começando a descida rumo à 'Mirabeau'.
Esse foi o GP de número 200 da FIA/F1...
A equipe de John Surtees tinha duas 'TS9' nesse GP de Mônaco. A #22 para o 'Big John' e a #24 para Stommelen.
Surtees largou em 10o e terminou em 7o lugar, exatamente atrás de Stommelen que, largou em 16o e terminou em 6o, vencendo assim o duelo interno com o patrão.
O carro de Surtees estava inscrito na equipe: 'Brooke Bond Oxo - Rob Walker - Team Surtees'
E o de Stommelen na: 'Auto Motor und Sport Team Surtees'
Coisas dos anos 70...
fim da PARTE 1
um abraço,
Renato Breder
PARTE 2
** FOTO 5 **
1973, François Cevert, a bordo da belíssima 'Tyrrell 006', equipada com a clássica dupla motor/pneus 'Ford Cosworth DFV 3,0 V8'/GoodYear.
Cevert está contornando a curva 'Loews' (antiga 'Gare' e futura 'Grand Hotel').
Desempenho bem regular da dupla da Tyrrell. Jackie Stewart largou e terminou em 1o lugar. E Cevert largou e terminou em 4o lugar.
No entanto, o piloto que largou em 5o (Emerson Fittipaldi) terminou em 2o... o que largou em 2o (Ronnie Peterson) terminou em 3o... o que largou em 3o (Denny Hulme)) terminou em 6o... e o que largou em 15o (Peter Revson) terminou em 5o...
Ou seja, não foi tão monótono quanto os resultados da Tyrrell mostram...
** FOTO 6 **
1985, Stefan Johansson, 'Ferrari 156/85' (motor 'Ferrari 031/2 1.5 V6 Turbo', pneus GoodYear).
Johansson está saido da curva do 'Casino', começando a descida rumo à 'Mirabeau'.
A corrida do sueco não durou muito... apenas 1 volta. Abandonou porque danificou a suspensão de sua Ferrari num acidente.
Nem sei se a foto é de um dos treinos ou da corrida...
Johansson substituiu o demitido René Arnoux no cockpit da Ferrari #28. Esse GP de Mônaco foi sua 3a corrida pela Scuderia.
Em Portugal, terminou em 8o sofrendo com os freios. Em Imola, GP de San Marino, terminou em 6o e marcou um pontinho, mas enfrentou uma pane seca. E em Mônaco se acidentou.
A partir daí, todo GP que terminou (em 1985), marcou pontos.
** FOTO 7 **
1978, Gilles Villeneuve, 'Ferrari 312T3' (motor 'Ferrari 015 3,0 F12', pneus Michelin).
Villeneuve está no túnel ('Le Tunnel'), tomando um grande susto quando o pneu traseiro (ou foi o dianteiro?) esquerdo estourou e a Ferrari do canadense saiu 'lambendo' o guard-rail' até à saída do túnel, deixando uma bela trilha de fagulhas (volta 62).
Aqui outra foto:
==>> http://1.bp.blogspot.com/-_BJCW7coJzg/T3uCUQO8BuI/AAAAAAAAA1M/imo1KHu0Exo/s1600/197805mon12villeneuveac.jpg
** FOTO 8 **
1985, Nelson Piquet, 'Brabham BT54' (motor 'BMW M12/13 1.5 L4 Turbo', pneus Pirelli) e Riccardo Patrese, 'Alfa Romeo 185T' (motor 'Alfa Romeo 890T 1.5 V8 Turbo', pneus GoddYear).
Piquet e Patrese se enroscaram na 'reta curva' principal de Monte Carlo, na volta 17. Foram parar na área de escape próxima à curva 'Sainte Devote'.
Piquet tentou ultrapassar Patrese, que não viu o brasileiro e fechou a porta. Os dois trocaram pancadas e em meio à cortina de fumaça, Teo Fabi e Jacques Laffite acabaram rodando ao evitarem o acidente.
O câmbio da Toleman de Fabi (o outro carro na foto) vazou o óleo na pista e o italiano abandonou o GP. Laffite foi até o final.
Aqui outra foto:
==>> http://fc03.deviantart.net/fs71/f/2012/262/a/0/nelson_piquet___riccardo_patrese__monaco_1985__by_f1_history-d5f7pje.jpg
Ufa! Ficou grande esse comentário...
um abraço,
Renato Breder
Já que Rui destacou a foto do GP de 1962, vou falar de uma outra, onze anos mais tarde, 5ª foto, François Cevert e seu Tyrrell Ford 006 em sua última apresentação no Principado. Boa largada assumindo a liderança; na segunda volta acerta o meio-fio e fura um pneu; cai para as últimas posições mas recupera-se e termina em quarto. Na época, trocar um pneu não era tão moleza quanto hoje em dia...
Caranguejo
André,
Apesar das corrida nem sempre serem boas nas ruas do Principado, a plasticidade das imagens é única...
abs
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