terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nurburgring...


Amigos, bom dia a todos...

Temporada de 1975...

GP da Alemanha... Circuito de Nurburgring...

O austríaco Harald Ertl "puxa" a fila com seu Hesketh 308B seguido de perto pelo brasileiro Wilson Fittipaldi - Fittipaldi FD01 e um pouco atrás o holandês Gijs van Lennep - Ensign N175...

Lennep foi o 6º colocado, Ertl o 8º e Wilsinho não completou a prova...

A vitória foi do argentino Carlos Reutemann (Brabham). Jacques Laffite (Williams) e Niki Lauda (Ferrari) completaram o pódio...

O pole position do GP alemão foi Niki Lauda e Clay Regazzoni (Ferrari) registrou a volta mais rápida da corrida – 07:06.400...

--> 4ª vitória de Carlos Reutemann; 1º pódio de Jacques Laffite; 50º GP de José Carlos Pace; 18ª vitória da equipe Brabham; 1º pódio da equipe Williams e 85ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...

10 comentários:

Anônimo disse...

Que foto!!

Ouro, Prata e Branco...
Quantas vezes estiveram presentes, num GP, um carro dourado e outro prateado?

Em 1975, o ano da foto, aconteceu 3 vezes: GPs da Alemanha e da Áustria, com Ertl e W. Fittipaldi, e no GP da Itália, com Ertl e Merzario (pilotando o Fittipaldi FD03).

No ano passado, por exemplo, foram 2 prateados - Mercedes e McLaren - e nenhum dourado...

Vou tentar descobrir...

um abraço,
Renato Breder

Por Dentro dos Boxes disse...

Breder,

também gostaria de saber...

abs...

Anônimo disse...

André,
foram 6 vezes!!

1) 1962 - GP dos EUA, em Watkins Glen.
Duas Porsche 804, do time de fábrica (Dan Gurney e Jo Bonnier) e uma 718 da 'Ecurie Maarrsbergen', de Carel Godin de Beaufort. Todas prateadas.
Uma 'Lotus 24 Climax' de Roger Penske: primeiro carro completamente dourado na F1! Cores da Dupont...
Sendo assim, esta foi a primeira vez que um GP teve, pelo menos, 1 carro prateado e 1 carro dourado competindo juntos. Foi 3 x 1 para os prateados...
==>> http://f1-photo.com/Ressources/Gallery/1962/USA/Penske_1962_USA_01_BC.jpg

2) 1971 - GP da Itália, em Monza.
Por questões com a justiça italiana, Colin Chapman e o 'Gold Leaf Team Lotus' não apareceram em Monza.
Mas Emerson Fittipaldi disputou aquele GP numa Lotus 56B (aquela da turbina Pratt & Whitney!) completamente dourada, pela 'Worldwide Racing' (outro nome para o Team Lotus).
Nesse mesmo GP, estreava na F1 o piloto francês Jean-Pierre Jarier. Seu carro? Uma March 701, da equipe 'Shell Arnold Team', completamente prateada.
Sendo assim, graças à mudança de cor da Lotus, esse foi o segundo GP em que, pelo menos, 1 carro prateado e 1 carro dourado competiram juntos.

3) 1974 - GP da Suécia, em Anderstorp.
Apenas a partir da 3a etapa daquele ano (África do Sul) as BRM P201 surgiram com uma pintura 'verde-prateada' - mais prata que verde... E foram assim até o final do ano.
No meio da temporada (a partir da 5a etapa, na Bélgica), uma Surtees TS16, do piloto Leo Kinnmunen, apareceu quase completamente dourada (tinha um detalhe em preto).
As BRM e a Surtees estiveram juntas em 6 fins de semana de GP: Bélgica, Suécia, França, Grã-Bretanha, Áustria e Itália.
A única ocasião em que estiveram juntas, na corrida em si, foi no GP da Suécia. Nos demais GPs, Kinnunen não se qualificou.
Essa foi, portanto, a terceira vez que isso ocorre: pelo menos 1 carro prateado e 1 carro dourado competindo juntos.
Nesse caso, eram 2 prateados (Beltoise e Pescarolo pela BRM) e 1 dourado (Kinnunen pela Surtees).

4, 5, 6) 1975 - GPs da Alemanha (Nürburgring), da Áustria (Österreichring) e da Itália (Monza).
Os carros da equipe Fittipaldi (FD01, FD02 e FD03 com Wilson Fittipaldi e FD03 com Arturo Merzario) estiveram em todos os GPs da temporada, completamente prateados.
Mas, Harald Ertl, com sua Hesketh 308, completamente dourada, esteve presente em apenas 3: Alemanha, Áustria e Itália.
Dessa forma, essas foram a 4a, 5a e 6a vez, respectivamnete, que, pelo menos, 1 carro prateado e 1 carro dourado estiveram competindo juntos.


A história do prateado e do dourado na F1 é bem longa... aqui apenas os registros de quando ocorreram simultaneamente...

outro abraço,
Renato Breder

PS: vou te enviar via e-mail o registro completo...

Por Dentro dos Boxes disse...

Breder,

excelente trabalho... hehehe... como sempre né...

aguardo o e-mail...

abs...

TW disse...

É lamentável que uma pista riquíssima em história como essa não esteja na F1 em 2013

Luciano disse...

Volta mais rapida da corrida 07:06.400...
A F1 acabou faz tempo, hoje nao é mais do que marketing e grandes negocios.

Fabiani C Gargioni #27 disse...

Os F1 dos anos 70 eram lindos!!!

Juanh disse...

Otros hermosos coches dorados fueron los Arrows A1, A1B, A2 y A3, que corrieron entre 1978 y 1980 (publicidad de Warsteiner). Estos autos de 1975 (y todos los '70/'80) eran hermosos. Hoy... feos, feos, feos...
Abrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

Walter disse...

Sem "googlar" e só de memória: o carro branco não é Ensign, mas sim o Boro. O piloto é Larry Perkins.

Juanh disse...

Exacto Walter, es un Boro patrocinado por HB Alarm Sistem; pero el Boro, en realidad es un Ensign N175 con algunas pocas reformas.
Abrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/