segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Principado...

Amigos,

Mônaco sempre nos proporciona imagens impressionantes...

É possível identificar os protagonistas, suas equipes e os anos em que essas imagens foram feitas?









7 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Bela panca de Richie Ginther com a BRM ao seu lado Trintgnant, Ireland e a Ferrari acredito que de Bandini,
o resto não lembro!!!rs
Belas fotos André!

Abs

André Candreva disse...

Obrigado Rui...

abs...

Rui Amaral Jr disse...

Esqueci Andrè, o Richie está também na foto de cima, com a Honda, bota o baixinho!

Anônimo disse...

PARTE 1

** FOTO 1 **
1968, Graham Hill, 'Lotus 49B', equipáda com o 'Ford Cosworth DFV 3.0 V8' e pneus Firestone.
Hill está entrando na curva 'Porter'.
Pole position e vitória de Hill, a sua 4a (ganhou também no ano seguinte).


** FOTO 2 **
1965, Richie Ginther, 'Honda RA272', com o motor transversal 'Honda RA272E', um V12 de 1,5 litros e pneus GoodYear.
Ginther está contornando a curva da 'Gare' (posteriormente mudou o nome para 'Loews', depois 'Grand Hotel').
A dupla da Honda, Ronnie Bucknum (#19) e Richie Ginther (#20) ocupou a última fila do grid; ambos abandonaram por problemas mecânicos.
Aqui foto tirada em Monza do motor transversal da Honda:
==>> http://f1-photo.com/Ressources/Gallery/1965/Italy/Engine-Honda_1965_Italy_01_BC.jpg


** FOTO 3 **
1962, um 'salseiro' na largada do GP de Mônaco, na entrada da curva 'Gazometre', a primeira logo após a largada. Na foto vemos 3 carros envolvidos, mas na realidade foram 4 carros.
Richie Ginther, com a 'BRM P48-57' #8, teve problemas com o acelerador (travado?) e acertou Maurice Trintignant.
Maurice Trintignant, com a 'Lotus 24 Climax' #30, recebeu a pancada de Ginther e colidiu com Gurney.
Dan Gurney, de Porsche 804 (não aperece na foto), recebeu a pancada de Maurice Trintignant.
Os 3 abandonaram o GP.
Innes Ireland, com a 'Lotus 24 Climax' #34, deve ter se assustado com a confusão e tentado escapar dela. Ele acabou abandonando o GP apenas na volta 64 com problema na bomba de combustível.
Ginther veio de trás, largou em 14o, ao passo que Trintignant largou em 7o, Gurney em 5o e Ireland em 8o.


** FOTO 4 **
1971, Rolf Stommelen, numa 'Surtees TS9', com o clássico 'Ford Cosworth DFV 3,0 V8' e pneus Firestone.
Stommelen está na curva do 'Casino', começando a descida rumo à 'Mirabeau'.
Esse foi o GP de número 200 da FIA/F1...
A equipe de John Surtees tinha duas 'TS9' nesse GP de Mônaco. A #22 para o 'Big John' e a #24 para Stommelen.
Surtees largou em 10o e terminou em 7o lugar, exatamente atrás de Stommelen que, largou em 16o e terminou em 6o, vencendo assim o duelo interno com o patrão.
O carro de Surtees estava inscrito na equipe: 'Brooke Bond Oxo - Rob Walker - Team Surtees'
E o de Stommelen na: 'Auto Motor und Sport Team Surtees'
Coisas dos anos 70...

fim da PARTE 1

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

PARTE 2

** FOTO 5 **
1973, François Cevert, a bordo da belíssima 'Tyrrell 006', equipada com a clássica dupla motor/pneus 'Ford Cosworth DFV 3,0 V8'/GoodYear.
Cevert está contornando a curva 'Loews' (antiga 'Gare' e futura 'Grand Hotel').
Desempenho bem regular da dupla da Tyrrell. Jackie Stewart largou e terminou em 1o lugar. E Cevert largou e terminou em 4o lugar.
No entanto, o piloto que largou em 5o (Emerson Fittipaldi) terminou em 2o... o que largou em 2o (Ronnie Peterson) terminou em 3o... o que largou em 3o (Denny Hulme)) terminou em 6o... e o que largou em 15o (Peter Revson) terminou em 5o...
Ou seja, não foi tão monótono quanto os resultados da Tyrrell mostram...


** FOTO 6 **
1985, Stefan Johansson, 'Ferrari 156/85' (motor 'Ferrari 031/2 1.5 V6 Turbo', pneus GoodYear).
Johansson está saido da curva do 'Casino', começando a descida rumo à 'Mirabeau'.
A corrida do sueco não durou muito... apenas 1 volta. Abandonou porque danificou a suspensão de sua Ferrari num acidente.
Nem sei se a foto é de um dos treinos ou da corrida...
Johansson substituiu o demitido René Arnoux no cockpit da Ferrari #28. Esse GP de Mônaco foi sua 3a corrida pela Scuderia.
Em Portugal, terminou em 8o sofrendo com os freios. Em Imola, GP de San Marino, terminou em 6o e marcou um pontinho, mas enfrentou uma pane seca. E em Mônaco se acidentou.
A partir daí, todo GP que terminou (em 1985), marcou pontos.


** FOTO 7 **
1978, Gilles Villeneuve, 'Ferrari 312T3' (motor 'Ferrari 015 3,0 F12', pneus Michelin).
Villeneuve está no túnel ('Le Tunnel'), tomando um grande susto quando o pneu traseiro (ou foi o dianteiro?) esquerdo estourou e a Ferrari do canadense saiu 'lambendo' o guard-rail' até à saída do túnel, deixando uma bela trilha de fagulhas (volta 62).
Aqui outra foto:
==>> http://1.bp.blogspot.com/-_BJCW7coJzg/T3uCUQO8BuI/AAAAAAAAA1M/imo1KHu0Exo/s1600/197805mon12villeneuveac.jpg


** FOTO 8 **
1985, Nelson Piquet, 'Brabham BT54' (motor 'BMW M12/13 1.5 L4 Turbo', pneus Pirelli) e Riccardo Patrese, 'Alfa Romeo 185T' (motor 'Alfa Romeo 890T 1.5 V8 Turbo', pneus GoddYear).
Piquet e Patrese se enroscaram na 'reta curva' principal de Monte Carlo, na volta 17. Foram parar na área de escape próxima à curva 'Sainte Devote'.
Piquet tentou ultrapassar Patrese, que não viu o brasileiro e fechou a porta. Os dois trocaram pancadas e em meio à cortina de fumaça, Teo Fabi e Jacques Laffite acabaram rodando ao evitarem o acidente.
O câmbio da Toleman de Fabi (o outro carro na foto) vazou o óleo na pista e o italiano abandonou o GP. Laffite foi até o final.
Aqui outra foto:
==>> http://fc03.deviantart.net/fs71/f/2012/262/a/0/nelson_piquet___riccardo_patrese__monaco_1985__by_f1_history-d5f7pje.jpg



Ufa! Ficou grande esse comentário...

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Já que Rui destacou a foto do GP de 1962, vou falar de uma outra, onze anos mais tarde, 5ª foto, François Cevert e seu Tyrrell Ford 006 em sua última apresentação no Principado. Boa largada assumindo a liderança; na segunda volta acerta o meio-fio e fura um pneu; cai para as últimas posições mas recupera-se e termina em quarto. Na época, trocar um pneu não era tão moleza quanto hoje em dia...
Caranguejo

Marcelonso disse...

André,

Apesar das corrida nem sempre serem boas nas ruas do Principado, a plasticidade das imagens é única...


abs