sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Oval de Monza...

 
GP da Itália - circuito de Monza - 1965

4 comentários:

Paulo Moreira disse...

Adorava um dia poder ir a Monza.
Poder ver, com os meus olhos, o templo da velocidade.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

Anônimo disse...

Monzanápolis!

Em 1957 e 1958 aconteceu no Oval de Monza "A Corrida de 2 Mundos". Apenas a parte com as curvas 'sopraelevatas' e as respectivas retas que as uniam foram utilizadas. Esta corrida reuniu carros que disputavam as 500 Milhas de Indianápolis e carros da... F1?

Bom... quase isso. Em 1957 apenas os estadunidenses correram...

Os carros 'estadunidenses' já eram nascidos para corridas em ovais, mas os carros 'europeus' necessitaram uma preparação especial para aguentarem o tranco, sem falar de pneus especiais para a corrida. Isso se deu apenas na segunda edição, em 1958. E estes carros 'europeus' não eram vistos nas pistas da F1...

Não foi um embate F1 x FIndy.

* Relato:
==>> https://en.wikipedia.org/wiki/Race_of_Two_Worlds

* Vídeo:
1957:
==>> https://www.youtube.com/watch?v=SRCLKmQBlvc
1958:
==>> https://www.youtube.com/watch?v=e6MjaGvhKXA
==>> https://www.youtube.com/watch?v=6DhjywpVbXU


Essas 'Corrida de 2 Mundos' aconteceram na esteira da revitalização do Autódromo de Monza em sua totalidade. A pista inclinada, com suas curvas inclinadas, estava praticamente abandonada desde o final da 2a Guerra.

Já em 1955, ocorreu o primeiro GP da F1 pós revitalização da pista. Não é necessário ser fluente em italiano, mas na foto do link abaixo, de 1955 (Fangio a bordo de uma W196s), dá para ver o 'outdoor' declarando a realização da reforma com o auxílio da 'caixa econômica' da Lombardia.

==>> https://i.pinimg.com/originals/7c/95/d6/7c95d679cf8a2a5470266bd0cdc524b2.jpg

A Formula 1 usou a pista completa - com seus 10 quilômetros de extensão - novamente em 1956 e depois apenas em 1960 e 1961.

As duas 'Corrida de 2 Mundos' foram disputadas no sentido anti-horário do oval. Já as quatro provas da F1 ocorreram no sentido normal de Monza, o que significa dizer que a parte oval foi percorrida no sentido horário.

Os vencedores da F1 na Monza completa foram:

1955 Juan Manuel Fangio (Mercedes-Benz)
1956 Stirling Moss (Maserati)
1960 Phil Hill (Ferrari)
1961 Phil Hill (Ferrari)


A foto do post mostra a 'Curva Nord' (onde está a placa 'Cynar'). Ainda hoje ela é vista ao lado da 'Variante del Rettifilo'. Os carros, na foto, estão se dirigindo para a 'Curva Biassono' (a Curva Grande), ao final da reta. Além dessas, há uma outra curva (onde está a placa 'oleobli...'). Ela conecta a reta dos boxes à 'Curva del Vialone' (onde hoje está a 'Variante Ascari'). Se não me engano, ela foi usada para provas de Sportscars, numa versão bem menor do circuito.



um abraço,
Renato Breder

walter disse...

Bela foto, de um circuito mítico, que fica suculenta com os fatos trazidos pelo Breder.

Em Monza correram aquela 'corrida maluca' de 1971, seis carros chegando em cinco segundos; e, em 1972, um brasileiro foi campeão pela primeira vez.

Tem razão o Paulo, quero ir a Monza antes de morrer.

Anônimo disse...

que bela imagem. o oval de Monza e nunca tinha visto uma foto desse angulo. o circuito e especial e foi lá que o rato deu a nos o primeiro caneco. o Renato nos deu outra aula parabéns. Luciano H. Guess