Emerson Fittipaldi - McLaren M23... Há 46 anos o "Rato" conquistava seu bicampeonato no GP dos EUA de 1974, disputado no circuito de Watkins Glen. Após 59 voltas Fittipaldi terminou a prova na 4ª posição, somando 3 pontos, suficientes para festejar o título, já que seus oponentes diretos na briga pelo título, Clay Regazzoni e Jody Scheckter não pontuaram.
6 comentários:
saudosa lembrança de quem sempre buscou a vitória. parabéns ao Emerson e obrigado por tudo. Luciano H. Guess
Essa tomada de ar é do fim da temporada, bem diferente das usadas no Brasil, em 1974, mais fininhas do que as usadas em 1975.
Emerson deu o primeiro título da história para a McLaren.
Um pouco de 'números e estatísticas' para "colorir" esta quarta-feira...
McLaren M23, um dos mais longevos carros da F1.
Levando-se em conta todas as suas versões, seu primeiro registro na F1 se deu em Kyalami, 1973. Denny Hulme larga na pole position e termina em 5o lugar. E seu último registro se deu em 1978, em Monza, com Nelson Piquet. O brasileiro larga em último lugar (24o) e termina em 9o.
Curioso: 1o registro, pole position; último registro, último lugar no grid de largada.
Ao todo foram 85 presenças em GPs, contando-se aqui as vezes em que não se qualificou para a corrida e as vezes em que foi utilizada apenas nos treinos livres.
Com a M23 foram 14 poles positions, 10 voltas mais rápidas, 16 vitórias (e mais 10 2os, 12 3os, 14 4os, 10 5os e 11 6os), 319 pontos, 2 Títulos Mundiais de Pilotos (Emerson Fittipaldi 1974 e James Hunt 1976) e 1 Mundial de Construtores (1974).
Ao todo 16 pilotos guiaram uma M23, entre eles Denny Hulme (já campeão), Emerson Fittipaldi (já campeão e bicampeão com o 1o título do carro), Gilles Villeneuve (estreou em Silverstone pela McLaren), James Hunt (campeão com o 2o título do M23), Jody Scheckter (que andou pela McLaren em 1973), Jacky Ickx (apenas um GP com a McLaren e foi para o pódio!) e Nelson Piquet (que estreou em 1978 numa M23 por uma equipe cliente), citando aqui apenas os mais conhecidos.
O M23 teve basicamente duas versões: o M23 e M23B. A M23B foi utilizada em 1976, 1977 e 1978.
Outro carro longevo da F1 é a Lotus 72. Vai desde o GP da Espanha de 1970 (Graham Hill larga em 8o e abandona enquanto John Miles não se qualifica ao GP) até o GP dos EUA em 1975, em Watkins Glen (Ronnie Peterson larga em 14o e termina em 5o ao passo que Brian Henton larga em 19o e termina não-classificado, 10 voltas atrás do vencedor).
O período de seu uso cobre ao todo 78 GPs, contando-se aqui as vezes em que não se qualificou para a corrida ou que foi utilizada apenas nos treinos livres.
Seus números: 17 pole positions, 9 voltas mais rápidas, 20 vitórias (e mais 9 2os, 10 3os, 3 4os, 6 5os e 4 6os), 295 pontos, 2 Títulos Mundiais de Pilotos (Jochen Rindt 1970 e Emerson Fittipaldi 1972) e 3 Mundiais de Construtores (1970, 1972 e 1973).
Ao todo 20 pilotos guiaram uma '72', entre eles Graham Hill (já bicampeão), Emerson Fittipaldi (campeão com o 2o título do carro), Jochen Rindt (campeão póstumo no ano de estréia do carro), Ronnie Peterson (que encantou muitos fãs mas não foi campeão) e Jacky Ickx (que não foi muito bem no time), para citar apenas os mais conhecidos.
O '72' teve seis versões: o 72A (ou apenas 72), o 72B, 72C, 72D, 72E, 72F. Sendo que a 72E foi a mais utilizada, em 1973, 1974 e 1975.
Nas história destes dois belos carros, a 'interseção': Emerson Fittipaldi, campeão com ambos os carros.
um abraço,
Renato Breder
O piloto que serviu de exemplo a tantos outros.
Fittipaldi venceu o seu ultimo titulo de campeão no ano em que eu nasci, mas ainda tenho na memória algumas corridas que fez nos Estados Unidos, principalmente nas 500 Milhas de Indianápolis.
Abraço
visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/
Muito legal esse "filme" que o EncicloBreder nos conta: sempre acheinque a Lotus 72 era o carro mais longevo, mas a M23 ganhou longe.
E ainda estreou Villeneuve, e foi a segunda corrida de Piquet (que estreou de Ensign).
Todos os três brasileiros que foram Campeões passaram pela Lotus e McLaren.
Abraço
visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/
Postar um comentário