quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Lotus 77...

 
Apresentação do Lotus 77 - em 1975 ou 1976? - Na foto aparece o Jacky Ickx. Qual o mistério nessa foto?

6 comentários:

Anônimo disse...

esse lançamento não deve ter sido no final de 75 ou inicio de 76 pois o dia era de sol. talvez no a partir de março de 76? quanto ao mistério eu não sei dizer agora o ickx não se dava muito bem com o Peterson e deixou a equipe na metade de 75. mas se o lançamento tiver acontecido em 76 é curioso ver ele nessa foto. Luciano H. Guess

walter disse...

Esse carro era muito lindo, mas não andava nada.

Foi a razão da saída de Peterson (que está nesta bela foto) da Lotus: levou um 'totó' do Andretti, em Interlagos, 1976, e foi para a March, a partir da Africa do Sul. Bom para ele, que venceu Monza/1976, e para o Gunnar Nilson, que ganhou lugar na equipe Lotus. Bom para o Andretti também, que venceu o Gp do Japão, aquele em que Lauda abandonou e Lauda foi campeão.

Mas esse Chapmann era gênio.

Sobre o mistério, não consigo entender o que é que o Icks faz na foto.

André Candreva disse...

Essa é a questão meus amigos. Eu também não sei dizer o por quê do Icks estar ai na foto...

Aguardando o Breder.. rsrsr

Abs

Paulo Moreira disse...

Um carro bem bonito.
O Ickx devia de estar ali a convite do Chapmann.
Aqueles travões dianteiros ficavam um pouco estranhos, mas pelo menos deviam de apanhar bastante ar.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ops!


Só agora vi as postagens...
Fui citado!!!

Certamente é o lançamento do Lotus 77, na parte final do ano de 1975. Talvez em Hethel? Por ter sido no outono de 1975...

O patrocínio da 'DUCKHAMS' também é visto na asa dianteira das Lotus em 1974 e 1975. Em 1976 só aparece o JPS de 'John Player Special'.

Esta configuração é a da apresentação do modelo, que sofreu alterações após os treinos de final (1975) e inicio (1976) de temporada.

A parte frontal do cockpit é bem diferente daquela que apareceu no GP do Brasil de 1976. Em Interlagos as entradas de ar laterais para o motor, pequenas e posicionadas lateralmente atrás do cockpit por ocasião do lançamento do modelo, já aparecem prolongadas pela lateral do cockpit, formando uma espécie de "túnel" por onde o ar passa para o motor.

* Peterson no GP Brasil 1976:
https://i.pinimg.com/originals/c3/d6/32/c3d6321a6139717dcb26f64370092fbe.jpg

* Mais Lotus 77 no lançamento:
https://pbs.twimg.com/media/DV6iNg0X4AM-yEf?format=jpg&name=large
https://pbs.twimg.com/media/DV6iNg1XcAAMfVq?format=jpg&name=large
https://pbs.twimg.com/media/DV6iNg4XkAAhnta?format=jpg&name=large
https://pbs.twimg.com/media/DV6iNhTWkAA6MxZ?format=jpg&name=large

Em 1974 e 1975 Jacky Ickx pilotou pela Lotus. O belga pilotou, nas duas temporadas, os modelos 72E e 76.

Em 1977 ele se mudou para a Wolf-Williams e depois Ensign. Foi "substituído" na Lotus por Mario Andretti (que disputou a temporada 1975 pela Parnelli).

Por ocasião do lançamento do Lotus 77 - final de 1975 - Ickx ainda era piloto oficial do time...

A questão agora é: foi esse modelo (que não andava nada, como disse o Walter) a razão para Ickx (ele também?) sair da Lotus?

Afinal ele sai da 'poderosa' Lotus e vai para a Williams, uma equipe fraquinha à época, e em dificuldades financeiras (deja vu), e que acabou sendo comprada por Walter Wolf no começo da temporada 1976.


um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Ops!

Por ter sido no outono de 1975...

...melhor...

Pode ter sido no outono de 1975...



outro abraço,
Renato Breder