segunda-feira, 27 de abril de 2015

Lubrificantes...

Amigos,

Temporada de 1972...

GP da Argentina - circuito de Buenos Aires...

O australiano Dave Walker com o Lotus 72D durante a prova argentina...

A Lotus estreiava a pintura negra (me corrijam se eu estiver errado) e a imagem mostra uma curiosidade: dois patrocinadores de lubrificantes estampados na carenagem... 

Walker conseguiu o 20º tempo no grid de largada e na prova foi desclassificado no giro #8 (alguém sabe o motivo?)...

Tenham todos uma ótima semana!!!

8 comentários:

Anônimo disse...

o vitorioso lotus 72. pena que nao se pode dizer o mesmo do walker. agora me pergunto tambem: era possivel duas marcas de lubrificantes?

marconni

Anônimo disse...

A Texaco patrocinava a Lotus e a YPF era a patrocinadora do Grande Prêmio. Acredito que tenha havido um acordo de cavalheiros ou coisa que o valha...
Walker foi desclassificado por ter recebido ajuda. Uma vez Fangio rodou num GP da Argentina, foi empurrado de volta por uns cinco comissários e não deu nada. Moral da história: quem nasceu pra Walker, não chega a Fangio.
Caranguejo

Rui Amaral Jr disse...

O YPF - Yacimentos Petrolificos Fiscales - a Petrobrás argentina vinha impresso no número do carro, bons tempos.
Outro dia, assistindo o vídeo do GP da Inglaterra 1972, que assisti in loco, fiquei espantado com a tocada de Walker, na F.Um o cara era ruim mesmo e olhe que havia assistido várias corridas dele na F.3 aqui no Brasil onde andou bem mas aprontando, inclusive levando umas bolachas de um piloto brasileiro, não digo quem foi pois é meu amigo!

walter disse...

Dave Walker, um palerma de curta carreira. companheiro de Emerson, o campeao de 1972, Walker nao fez nada, foi um fiasco e nunca mais voltou a F1.
Nas categorias inferiores nao dava para ver que ele era tao ruim.
Sobre o numeral com YPF, era uma caracteristica das corridas na Argentina, de F1 e de Prototipos (os 1000 km de Buenos Aires).
No Brasil, a Caixa fez o mesmo nas provas de Divisoes 3 e 4.
Era mandatorio andar com YPF, mesmo que o carro fosse patrocinado por Shell, Texaco, Castrol, STP etc;

Rui Amaral Jr disse...

Vero Caranguejo, a YPF era a patrocinadora oficial de tudo na Argentina, F.Um, E.Protótipos e carrinhos de rolimã, o Walter disse tudo.
Só uma coisinha o cara não era ruim...era pior!rs

Anônimo disse...

Ficou com um marco histórico dificil de igualar.
Walker teve 0 (ZERO) pontos no mundial de 1972, quando o seu comapanheiro foi campeão mundial.

Quase igual foi o Trevor Taylor em 1963. Só conseguiu 1 ponto, quando o seu colega de equipa foi campeão com 7 vitórias em 10 GPs. Jim Clark.

Paulo Alexandre Marques

Juanh disse...

André, YPF: Yacimientos Petrolíferos Fiscales, empresa petrolera del estado argentino. Patrocinaba los GP de F1 y los 1000 Kms de Buenos Aires de Sport Prototipo que se corrían a principios de los años setenta. Me gusta hoy ver su logo alrededor de los números en los coches, me trae bellos recuerdos de esos años.
Abrazo!

Alejandro disse...

Nesse caso nao era problema pois nao tinha Texaco ne Argentina, entao nao havia concorrencia.Diferente era o caso das Ferrari que levavam o patrocinio da Shell.