Temporada de 1975...
GP da Argentina - circuito Buenos Aires...
#30 - Wilson Fittipaldi - Copersucar-Fittipaldi - Copersucar FD01 - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Goodyear...
Na prova de estreia da equipe brasileira, Wilson Fittipaldi alinhou o FD01 na 23ª e última posição do grid e após uma boa largada assumiu o 18º posto ainda no giro inicial, posição que manteve até deixar a prova na volta #12 após acidentar-se...
Era o início da epopeia da família Fittipaldi como construtores na F-1...
O FD01 foi projetado por Ricardo Divila...
A prova argentina teve 53 voltas e o vencedor foi Emerson Fittipaldi (McLaren). James Hunt (Hesketh) e Carlos Reutemann (Brabham) completaram o pódio...
O Pole Position foi Jean-Pierre Jarier (Shadow) e a volta mais rápida da prova foi assinalada por Emerson Fittipaldi e James Hunt que marcaram o tempo de 01:50.910...
--> 13ª vitória de Emerson Fittipaldi; 1ª pole position de Jean-Pierre Jarier; 13ª vitória da equipe McLaren; 1ª pole position da equipe Shadow; 1ª e única melhor volta da equipe Hesketh; 1º GP das equipes Williams e Copersucar e 79ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...
4 comentários:
Foi uma grande empreitada encabeçada pelo Wilsinho que iniciou seu projeto no final de 73 e contava inicialmente com o Ricardo Divila e os mecânicos Darci Medeiros e Yoshiatsu Itoh. Como não tinham um local ainda os trabalhos foram iniciados na escola de pilotagem Pedro Victor de Lamare.
O Divila foi colocando as ideias no papel e o Wilsinho foi buscar os patrocinadores e encontrou na Embraer uma das primeiras parceiras que acreditaram no projeto.
E enfrentando muitas dificuldades o carro ficou pronto no final de 74 e ainda conseguiram o apoio fundamental da Copersucar para de fato colocarem o carro nas pistas em 75.
E o resto é a história que conhecemos.
Marcus Vinicius
a saga dos irmaos fittipaldi na f1 merecia um filme a respeito
marconni
Bem falado, essa historia merece um filme. uma bela historia, que me da orgulho. e que tive o prazer de ver nas pistas.
Pole de Jarier con el Shadow DN5 y debut del Copersucar, un GP con mucha historia.
Abrazos!
Postar um comentário