Temporada de 1958...
GP do Marrocos - circuito de Ain-Diab...
O norte-americano Phil Hill - Scuderia Ferrari - com seu Ferrari D246 durante a disputa do único GP em solo marroquino...
Hill terminou a prova na 3ª posição. O vencedor foi Stirling Moss (VanWall) e Mike Hawthorn (Ferrari) o 2º colocado.
O Pole position foi Mike Hawthorn e a volta mais rápida da prova foi anotada por Stirling Moss que marcou o tempo de 02:22.500...
--> Mike Hawthorn sagrou-se campeão e foi a 10ª vitória de Stirling Moss na F-1...
6 comentários:
Na foto, quem está "comboiando" o estadunidense é Mike Hawthorn em carro idêntico.
Stirling Moss "estava com a macaca" nesse GP. Pilotou muito. Largou em 2o (primeira fila), liderou a prova de ponta a ponta e ainda estabeleceu a volta mais rápida.
Era exatamente o que ele precisava para ter chances de ser campeão em 1958, marcar todos os pontos possíveis (8+1) e torcer para que Mike Hawthorn não marcasse mais que 4 pontos.
No entanto, essa performance brilhante de Moss fez com que seu desafiante imediato (Phil Hill), desde a largada até 2/3 da prova, tivesse que desistir de continuar tentando se aproximar e ultrapassar o britânico.
Na volta 38, veio a ordem de equipe. Um sinal dos pits instruía o estadunidense a diminuir o ritmo e permitir a ultrapassagem de Hawthorn (que vinha tranquilamente acompanhando seu companheiro de equipe por toda a prova), para que este marcasse os 6 pontos necessários para o campeonato.
E assim foi. Da volta 39 até o final da prova, as posições não se alteraram: Moss, Hawthorn e Hill. De nada adiantou terminar o GP com 1'24" de vantagem; Moss terminou o ano como vice-campeão (de novo).
Apesar da "ordem de equipe" da Scuderia Ferrari nesse GP, Hawthorn teve um desempenho mais consistente ao longo da temporada. A diferença de apenas 1 ponto para Moss no final dela, acaba não mostrando isso.
Mas que houve ordem de equipe, houve!
E ainda tem a história do GP de Portugal de 1958... são muitos (deliciosos) detalhes...
E uma bela foto no post!
um abraço,
Renato Breder
Portugal 1958:
Aqui:
==>> http://f1corradi.blogspot.com.br/2011/11/70-x-7.html
Ou aqui:
==>> http://continental-circus.blogspot.com.br/2008/08/gp-memria-portugal-1958.html
outro abraço,
Renato Breder
Breder,
outra grande contribuição a este espaço com seu precioso comentário...
abs...
De acrescentar que foi a ultima corrida de Hawthorn na F1. Na história da F1, só ele, Stewart e Prost abandonaram definitivamente a F1 no ano em que se sagraram campeões do mundo.
Foi nesta prova que Stuart Lewis Evans encontrou a morte, a terceira do ano, juntamente com Musso (Reism) e Collins (Nurburgring), tornado o ano de 1958 como o ano mais mortifero da história da F1.
Paulo Alexandre Marques
Paulo,
bem observado...
abs...
uma epoca em que os pilotos tinham que ter, acima de tudo, coragem para guiar
Marconni
Postar um comentário