segunda-feira, 14 de abril de 2014

Fan-Car...

De todos os carros que venceram na F-1, o Brabham BT46B é que teve a vida mais curta. Uma única vitória tendo disputado somente o GP da Suécia de 1978...

Projetado por Gordon Murray e equipado com o motor Alfa Romeo 115-12 F12 3.0, o modelo utilizou um artifício, no mínimo, curioso para tentar fazer frente ao efeito solo criado por Colin Chapman: um ventilador cuja função era sugar o ar debaixo do carro fazendo-o grudar no chão...

Com isso, Murray conseguiu baixar a altura superior do carro e também deixá-lo mais próximo do chão. Com uma aerodinâmica de baixo arrasto, o BT46b se tornou um carro muito rápido...

Essa solução obrigou a Niki Lauda e a John Watson a alterarem o modo de guiar o carro nas curvas, sempre acelerando, como se o mesmo estive sobre trilhos...

Na formação do grid, Mario Andretti levou a melhor sobre os pilotos da Brabham e largou na pole. Watson e Lauda, 2 e 3º respectivamente, partiram logo atrás...

Na largada, Lauda superou Watson e partiu no encalço de Andretti. Watson acabou ficando fora da prova no giro #19 após rodar na pista. Andretti liderou até a volta #38 quando foi forçado a abandonar a disputa depois que o motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 "abriu o bico"...

Com a saída do ítalo-americano, o caminho ficou livre para Lauda vencer a prova sueca com mais de 34s de vantagem para o 2º colocado, o italiano Riccardo Patrese que defendia a Arrows. Ronnie Peterson, da  Lotus, cruzou a linha de chegada na 3º posição a milésimos de Patrese. Lauda ainda anotou a volta mais rápida da prova com o tempo de 01:24.836...

Após a vitória surgiu a polêmica sobre o artifício usado pela Brabham e as equipes pediram a desclassificação alegando que o BT46B transgrediu o regulamento por entenderem que o carro tinha peças aerodinâmicas móveis. A vitória de Lauda foi confirmada mas o carro foi banido das pistas...

O curioso é que foi também o último GP disputado na Suécia...

4 comentários:

Anônimo disse...

Gordon Murray já tinha em mente um carro com perfil baixo e provou isso com o brabham bt55. o problema desse carro foi o câmbio que não deu certo. depois ele brilhou ao projetar a mclaren de 88 que proporcionou a Prost e Senna uma condição invejável naquele campeonato.

Marconni

Ron Groo disse...

Uma grande ideia, pena que baniram.

Rafael Schelb disse...

Murray e Chapman, os maiores gênios da Fórmula 1...

Anônimo disse...

Olá amigos,
A poeira que era sugada do piso e atirada para trás também era a reclamação da turma do vácuo.
luizborgmann