segunda-feira, 21 de maio de 2012

Desclassificados...



GP de San Marino de 1984...

Circuito de Ímola...

A Tyrrell tinha como dupla de pilotos o inglês Martin Brundle e o alemão Stefan Bellof e ambos "desfrutavam" do Tyrrell 012 que tinha pintura diferente entre eles...

Bellof foi o 21º e Brundle o 22º do grid de largada... 

Ambos foram desclassificados: Brundle no giro #56 e Bellof no giro #59... Por quê? Alguém aí tem a resposta???

7 comentários:

André Saldanha disse...

infrigimentos técnicos , nomeadamente na linha de combustivel

Anônimo disse...

... feios ? Tartaruguíssimos e eram perigosos para outros pilotos na pista ? Estavam soltando peças pelo caminho ? Ken Tyrrell pirou na batatinha e começou a chamar o Bellof de "meu Cevért!" e o Brundle de "meu Stewart!" ? Acabou com a carreira do ingles já que era pau a pau com Senna na F3 e assim o véio Ken teve que ir internado com a camisa de força ? Vou chutar só mais uma vez...

Infrações técnicas e assim foram proibidos de correr o restante da temporada perdendo todos os pontos( sacanagem minha...) até Ímola ? Ímola foi a 4ª corrida da temporada. Temporrada... para a Tyrrell.


Sei não... tô chutano muxo.


M.C.


abs...

Anônimo disse...

... parece que foram pegos mesmo em Detroit. GP americano. O bicho pegou lá mermo.


M.C.


abs...

TW disse...

Elas foram desclassificadas depois da prova, não?

Bellof era uma promessa alemã!

Amanhã volto com mais calma ao blog!

abs

Anônimo disse...

Peso!

Anônimo disse...

André,

a desclassificação deles foi uma ação retro-ativa... não foi uma questão específica do GP de San Marino...

O GP de San Marino foi a quarta etapa daquele campeonato.
Na oitava etapa do campeonato, em Detroit, uma irregularidade foi detectada, pelos fiscais técnicos, na Tyrrell de Martin Brundle.
O caso foi levado ao 'tribunal' da FIA para julgamento.

Antes do GP da Grã-Bretanha (décima etapa), em 18 de julho de 1984, por infringir as regras, a Tyrrell foi excluída (desclassificada) de todas as corridas que havia participado naquela temporada, e teve sua inscrição recusada para todas as corridas restantes, embora tenha sido permitido que o time continuasse a correr até a audiência na Corte de Apelação da FIA, quando a decisão final seria tomada.

A audiência ocorreu pouco antes do GP da Itália. A partir daí, a Tyrrell não participou mais dos GPs em 1984.

A equipe foi banida por tentar burlar o regulamento quanto ao peso mínimo do carro, usando 'chumbinho' (lead shot, no inglês) como lastro ao final dos GPs para alcançar o peso mínimo regulamentar.

Tal artifício foi percebido pelas outras equipes quando a Tyrrell executava os últimos pit stops nos GPs. Ao reabastecer os 'tanques de água' (do sistema de refrigeração do motor), eram injetados, junto com a água, os 'chumbinhos' e alguns vazavam, a acabavam nas posições de parada dos carros das equipes vizinhas. Os mecânicos tinham que varrer os 'chumbinhos' antes do pit stop de sus pilotos.

Após o GP de Detroit, em que Brundle foi o segundo colocado, os fiscais técnicos da FIA encontraram a 'maracutaia' na verificação técnica pós GP, nos carros dos 3 primeiros colocados...

A história toda tem mais nuances e politicagens, que podem ser lidas aqui - procure por '1984 controversy':
http://en.wikipedia.org/wiki/Tyrrell_Racing


No GP de San Marino, em si, Bellof terminou em 5o lugar e Brundle em 10o (com problema de injeção de combustível)...


um abraço,
Renato Breder

Por Dentro dos Boxes disse...

Renato, meu caro,

como sempre, magnífico nos comentários...

abs...