** FOTO 1 ** 1979. Nelson Piquet numa Brabham BT48 Alfa Romeo, em pleno Interlagos, com o nariz (ou bico do carro) avariado.
Para ele foi a estréia oficial nesse modelo. Seu companheiro de equipe, Niki Lauda, estreou o modelo na primeira etapa, ao passo que Piquet usou uma BT46 do ano anterior.
Esse modelo teve vida curta. Para as duas últimas etapas dessa mesma temporada, a Brabham estreou o modelo BT49 equipado com os motores Ford Cosworth.
No GP do Brasil, Lauda e Piquet - coincidentemente - foram apenas até a 6a volta da corrida.
** FOTO 2 ** O grande criador de ovelhas fazendo um pouco de marketing? Jim Clark, que além de criar ovelhas, pilotava uns 'charutinhos' por aí...
** FOTO 3 ** Mônaco, 1982. Esse GP foi bem legal! E essa temporada é uma das minhas preferidas!
Derek Daly (#6), numa Williams FW08 Ford Cosworth, liderando um grupeto com John Watson (McLaren MP4/1B TAG #7), Brian Henton (Tyrrell 011 Ford Cosworth #4) e Niki Lauda (McLaren MP4/1B TAG #8).
Depois da segunda etapa da temporada, Carlos Reutemann saiu da equipe Williams. Para a 3a etapa, em Long Beach, a Williams usou os serviços "tapa-buraco" de Mario Andretti. E a partir da 4a etapa, contratou definitivamente o irlandês Derek Daly, que até então estava penando na Theodore de Teddy Yip.
Com Brian Henton algo semelhante ocorreu. Nas 3 primeiras etapas da temporada o antigo baterista do ABBA, Slim Borgudd era o segundo piloto da Tyrrell. Da quarta etapa em fiante, Henton assumiu esse cockpit, depois de pilotar para a Arrows nas etapas anteriores.
Watson e Lauda abandonaram o GP. Henton foi até o final (mais ou menos) e terminou em 8o. a 4 voltas do vencedor. Daly se deu melhor, terminou em 5o. (problemas no câmbio) a apenas 2 voltas do vencedor.
** FOTO 4 ** Não. Não é o Riccardo Patrese, que aliás não competiu pela Tyrrell na F1...
É o estadunidense Danny Sullivan, cujo capacete parece com o do italiano visto desse ponto de vista.
O ano é 1983 e a pista, Long Beach. O carro é uma Tyrrell 011. O motor era uma nova versão do longevo Ford Cosworth introduzida naquela temporada: DFY, em substituição ao DFV.
As primeiras equipes a receber a nova versão foram Williams e McLaren, logo depois veio a Tyrrell. Mais para o meio da temporada, a Ligier foi incluída no grupo. Apenas essas 4 equipes receberam o DFY em 1983.
No ano seguinte, 1984, apenas a Tyrrell seguiu com o DFY. Aliás, a única outra equipe a usar um Ford Cosworth, em 1984, foi a Arrows e mesmo assim apenas no começo da temporada até mudar para os motores BMW.
Em 1985 o DFY foi exclusividade da Tyrrell (descontanto aí as aparições da Minardi com o DFY na temporada). Mas a Tyrrell estava de mudança para a Renault...
A temporada de 1986 foi uma temporada 100% turbo... e em 1987 teve início a fase 3.5 litros da F1.
Foi o fim dos Ford Cosworth de 3 litros (pelo menos até 1995, quando a série ED/Zetec trouxe de volta os Ford Cosworth de 3 litros, sem o mesmo sucesso, claro!)...
Que alegria comentar aqui no 'Por Dentro'. Essa foto do Piquet, bem descrita e explicada pelo Breder, ainda me deixa uma duvida, sobre que dia tera sido essa batida. Na corrida, ela nao foi. Piquet estava com o pe machucado, largou com pouco combustivel, fez um brilhareco e abandonou. De outro lado, eu nao entendi o que o Danny Sullivan foi fazer na F1. Devia ter ficado nos EUA. Valeu, Andre!
7 comentários:
Parece que o bico da Brabham do Piquet quebrou pra cima, porque o para-brisa está quebrado.
as fotos sao especiais principalmente a 1a com o piquet em interlagos-79
marconni
Piquet in Brasile nel 79 con la bellissima Brabham.
Tive um cachemer igual ao de Jimmy, pena que não pilotava nem a metade que ele!!!
Vamos lá, André...
** FOTO 1 **
1979.
Nelson Piquet numa Brabham BT48 Alfa Romeo, em pleno Interlagos, com o nariz (ou bico do carro) avariado.
Para ele foi a estréia oficial nesse modelo. Seu companheiro de equipe, Niki Lauda, estreou o modelo na primeira etapa, ao passo que Piquet usou uma BT46 do ano anterior.
Esse modelo teve vida curta. Para as duas últimas etapas dessa mesma temporada, a Brabham estreou o modelo BT49 equipado com os motores Ford Cosworth.
No GP do Brasil, Lauda e Piquet - coincidentemente - foram apenas até a 6a volta da corrida.
** FOTO 2 **
O grande criador de ovelhas fazendo um pouco de marketing?
Jim Clark, que além de criar ovelhas, pilotava uns 'charutinhos' por aí...
** FOTO 3 **
Mônaco, 1982.
Esse GP foi bem legal!
E essa temporada é uma das minhas preferidas!
Derek Daly (#6), numa Williams FW08 Ford Cosworth, liderando um grupeto com John Watson (McLaren MP4/1B TAG #7), Brian Henton (Tyrrell 011 Ford Cosworth #4) e Niki Lauda (McLaren MP4/1B TAG #8).
Depois da segunda etapa da temporada, Carlos Reutemann saiu da equipe Williams. Para a 3a etapa, em Long Beach, a Williams usou os serviços "tapa-buraco" de Mario Andretti. E a partir da 4a etapa, contratou definitivamente o irlandês Derek Daly, que até então estava penando na Theodore de Teddy Yip.
Com Brian Henton algo semelhante ocorreu. Nas 3 primeiras etapas da temporada o antigo baterista do ABBA, Slim Borgudd era o segundo piloto da Tyrrell. Da quarta etapa em fiante, Henton assumiu esse cockpit, depois de pilotar para a Arrows nas etapas anteriores.
Watson e Lauda abandonaram o GP. Henton foi até o final (mais ou menos) e terminou em 8o. a 4 voltas do vencedor. Daly se deu melhor, terminou em 5o. (problemas no câmbio) a apenas 2 voltas do vencedor.
** FOTO 4 **
Não.
Não é o Riccardo Patrese, que aliás não competiu pela Tyrrell na F1...
É o estadunidense Danny Sullivan, cujo capacete parece com o do italiano visto desse ponto de vista.
O ano é 1983 e a pista, Long Beach.
O carro é uma Tyrrell 011.
O motor era uma nova versão do longevo Ford Cosworth introduzida naquela temporada: DFY, em substituição ao DFV.
As primeiras equipes a receber a nova versão foram Williams e McLaren, logo depois veio a Tyrrell. Mais para o meio da temporada, a Ligier foi incluída no grupo. Apenas essas 4 equipes receberam o DFY em 1983.
No ano seguinte, 1984, apenas a Tyrrell seguiu com o DFY. Aliás, a única outra equipe a usar um Ford Cosworth, em 1984, foi a Arrows e mesmo assim apenas no começo da temporada até mudar para os motores BMW.
Em 1985 o DFY foi exclusividade da Tyrrell (descontanto aí as aparições da Minardi com o DFY na temporada). Mas a Tyrrell estava de mudança para a Renault...
A temporada de 1986 foi uma temporada 100% turbo... e em 1987 teve início a fase 3.5 litros da F1.
Foi o fim dos Ford Cosworth de 3 litros (pelo menos até 1995, quando a série ED/Zetec trouxe de volta os Ford Cosworth de 3 litros, sem o mesmo sucesso, claro!)...
um comentariozinho para não perder o costume...
um abraço,
Renato Breder
Que alegria comentar aqui no 'Por Dentro'.
Essa foto do Piquet, bem descrita e explicada pelo Breder, ainda me deixa uma duvida, sobre que dia tera sido essa batida. Na corrida, ela nao foi. Piquet estava com o pe machucado, largou com pouco combustivel, fez um brilhareco e abandonou.
De outro lado, eu nao entendi o que o Danny Sullivan foi fazer na F1. Devia ter ficado nos EUA.
Valeu, Andre!
LINDAS fotos!
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