sábado, 29 de novembro de 2014

Honda...

Temporada de 1966...

GP da Itália - circuito de Monza...

Richie Ginther - Honda R&D Company - Honda RA273 - motor Honda RA273E V12 3.0 - pneus Goodyear...

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigos,
A foto mostra o detalhe mais importante na Honda F1 de 1966: o motor longitudinal. No ano de estréia (1965) os japoneses conseguiram encaixar um motor transversal, absoluta novidade na categoria.
luizborgmann

Clério disse...

Os japoneses da Honda tiveram uma passagem razoável na f1.

Como equipe, venceram em 3 oportunidades - 65, 67 e 2006, mas foram melhores como fornecedores de motores ganhando vários campeonatos.

walter disse...

Confesso que não entendi o comentário do Borgmann, mas queria entender. A julgar pelo alinhamento dos cilindros, parece um motor igual aos outros. Qual a sacada? É possível ver nessa foto?
Obrigado,
Walter

Anônimo disse...

Olá amigos,
Respondendo ao amigo Walter, creio que não fui claro em meu comentário anterior em referencia à disposição do motor Honda F1 desta foto. Esta foto mostra o motor do Honda F1 montado longitudinalmente, tal como são os F1 até hoje, nada de novo. Ocorre que a Honda F1, em sua primeira aparição (1965) utilizava o propulsor transversal, algo incrível pela engenhosidade japonesa. É difícil saber, contudo, como era o sistema de transmissão naquele ano, mas se supõe que seria tal qual as motocicletas (sequencial). Estarei enviando ao amigo André algumas fotos daquele modelo, e se ele julgar conveniente, poderá publicar.
luizborgmann

André Candreva disse...

Luiz,

fique à vontade...

enviando as fotos farei a postagem...

abs...

walter disse...

Obrigado ao Borgman pela explicacao e ao Andre pela hospitalidade.

Adoro saber sobre essas variacoes. Aqueles eram tempo de experimentacao. Cambio transversal, 12 ou 8 cilindros, seis rodas, asas, suspensoes sofisticadas.

Valeu!

André Candreva disse...

Amigos Walter e Luiz,

o espaço é de vcs...

fiquem à vontade...

e cada dia aprendo um pouco mais com vcs...

abs...