segunda-feira, 25 de agosto de 2014

FW14B...

Temporada de 1992...

Williams FW14B

Projetado pelo trio Patrick Head (Diretor Técnico), Adrian Newey (Design) e Eghbal Hamidy (Aerodinâmica) o carro da Williams tinha o eficiente e já bem desenvolvido sistema de suspensão ativa que fez com que muitos pilotos o definissem como 'um carro de outro planeta'...

8 comentários:

Anônimo disse...

se nao me falha a memoria essa suspensao que desenvolveu foi o piquet entre 86 e 87. da pra ver que nao tem molas sendo o sistema todo hidraulico.

marconni

Franz disse...

Foi o unico carro que conseguiu fazer o Mansell campeão.

Clério Reis disse...

Era realmente fora de série esse carro da Williams.

Anônimo disse...

Olá amigos,
A engenharia bem sucedida, na análise superficial mostra os cilindros hidráulicos, de curso reduzidíssimo mas de grande diâmetro, o que significa dizer que o volume introduzido ou retirado podia alterar a altura do monoposto em frações de tempo muito pequenas. Mas e a rigidez da suspensão? Como o óleo hidráulico não é compressível, haveria a necessidade de, pelo menos, um sistema hidráulico-pneumático como atenuante. As válvulas de controle eletro-magnéticas, na foto, acionavam a entrada e saída do(s) fluido(s). Não aparecem os sensores de altura, que deveriam ser óticos. Ayrton Senna desejou muito esse carro, só que quando ele conseguiu, a suspensão ativa estava banida. Será que era isso mesmo?
luizborgmann

Anônimo disse...

The active suspension Car. It was MILES ahead of the opposition. At the end of the year the technology was banned.

Luckey Verhoeve

Anônimo disse...

Alô amigos,
Hello friends,
Hi Luckey your surname suggests you are dutchman, you are welcome with your comments, very good.
luizborgmann

Por Dentro dos Boxes disse...

Luiz,

pode ser que seja holandês mesmo...

abs...

Anônimo disse...

Se não me engano, durante o final dos anos 80 e inicio dos 90 a McLaren também estava desenvolvendo seu sistema de suspensão ativa, porém muito atrás da Williams. Uma coisa curiosa sobre o sistema da McLaren, que eu também acredito fazer parte do da Williams, é que ao contrario do que todo mundo pensa, ele não era baseado em sensores oticos, radar ou laser, mas sim através do pré mapeamento da superficie dos circuitos, principalmente através de dados da telemetria, sendo o funcionamento do sistema praticamente 99% pré-programado, isto é, o funcionamento da suspensão já estava programado antes mesmo do carro sair dos boxes e seu perfil podia ser modificado em real-time através da própria telemtria.

Esse foi um dos motivos do banimento da suspensão ativa e da telemetria, sendo essa tecnologia, dessa forma, totalmente inutilizavel em carros de passeio.