terça-feira, 22 de abril de 2014

Out...

Temporada de 1982...

GP de Mônaco - circuito Monte Carlo...

Roberto Guerrero - Ensign Racing - Ensign N181 - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Avon...

O colombiano Guerrero antes de tentar, em vão, sua classificação para o GP monegasco...

Neste GP as equipes de F1 tinham à disposição 4 fabricantes de pneus e além da Ensign, a Avon forneceu pneus para a equipe March - Raul Boesel era um de seus três pilotos - que também não conseguiu alinhar seus carros no grid de largada...

O GP de Mônaco teve um final confuso e a vitória acabou sendo do italiano Riccardo Patrese (Brabham). Didier Pironi (Ferrari) e Andrea de Cesaris (Alfa Romeo) completaram o pódio...

A Pole Positon foi de René Arnoux (Renault) e a volta mais rápida foi de Riccardo Patrese -  01:26.354...

--> 1ª melhor volta e 1ª vitória de Riccardo Patrese; 1º pódio de Andrea De Cesaris; 27ª vitória da equipe Brabham e 147ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...

6 comentários:

Ron Groo disse...

:Que carro charmoso... Muito bonito mesmo.

Anônimo disse...

Foram 4 as equipes que "desfrutaram" os pneus Avon em 1982...

A Avon forneceu pneus para a Theodore (Derek Daly, Geoff Lees, Jan Lammers e Tommy Byrne). Mas, apenas nas 3 primeiras etapas (com Daly). A partir da 4a etapa, a Theodore passou a calçar os pneus Goodyear.

A ATS (Eliseo Salazar e Manfred Winkelhock) também usou os pneus Avon, mas apenas nas 4 primeiras etapas. A partir da 5a, calçou os franceses Michelin.

A Ensign (Roberto Guerrero) foi de Avon até a 6a etapa, o GP de Mônaco. Da 7a etapa em diante foi de Michelin.

A March (Jochen Mass, Raul Boesel e Rupert Keegan) fez um caminho inverso.
Comecou o ano com pneus Pirelli, e foi assim calçada até a 5a etapa, GP da Bélgica.
A partir da 6a etapa - GP de Mônaco - passou a usar os pneus Avon. E foi com eles até a 14a e antepenúltima etapa. Nas duas últimas etapas, os March calçavam os franceses Michelin.

Essa dança dos pneus em carros March, inclui também o piloto espanhol Emilio de Villota. Embora não foose do time oficial (Rothmans March Grand Prix Team) e sim de uma espécie de time 'B' (LBT Team March) da March.
Em suas 6 tentativas frustadas de qualificação, foi de Pirelli na Bélgica e de Avon nos seguintes 5 GPs.

Em resumo, o último GP em que pneus Avon apareceram, foi o GP da Suiça, em Dijon-Prenois, nos March 821 de Raul Boesel e Rupert Keegan.


um abraço,
Renato Breder

Por Dentro dos Boxes disse...

Breder,

enriquecedor como sempre...

abs...

Anônimo disse...

pelo que recordo esse colombiano era ruim de braço

Marconni

Anônimo disse...

Olá amigos,
O baixinho business man dono da Brabham também já era dono da Avon Tyres nessa época?
luizborgmann

Por Dentro dos Boxes disse...

Luiz,

eu não tenho certeza mas acho que ainda não...

abs...