Los comisarios del GP les medían con una varilla el despeje al piso; todo debido a las famosas polleritas, y al sistema de Gordon Murray en los Brabham BT49C, la famosa suspensión que subía y bajaba el auto, ya sea si estaba e pista o en los boxes. Abrazos!
Antes de mais nada, a mesma foto do post em tamanho maior: ==>> http://farm6.staticflickr.com/5188/5757269505_54e64df376_o.jpg
Nela dá para identificar: Riccardo Patrese (Arrows A3, #30), Patrick Tambay (Ligier JS17, #25), Nigel Mansell (Lotus 88B, #12), Gilles Villeneuve (Ferrari 126CK, #27) e um carro que parece ser ou a Williams FW07C de Alan Jones ou a McLaren MP4/1 de Andrea de Cesaris... talvez seja Jones mesmo...
Essa é uma fila para a inspeção técnica dos carros durante os treinos, e não despois do Grande Prêmio.
Essa foto me respondeu uma dúvida que sempre tive sobre fotos como as seguintes:
Eu reconhecia que a foto era em Silverstone e por ocasião do GP britânico, mas não tinha certeza do que se tratava: todo mundo numa mesma posição num trecho que não era o pitlane...
E a afirmação que a foto é dos treinos, e não após o GP, é confirmada pela presença de Mansel na belíssima Lotus 88B. Por quê? Conto no próximo comentário...
Colin Chapman veio para a temporada de 1981 com a idéia do chassis duplo para o Lotus 88.
Nos 2 primeiros GPs de 1981 - Long Beach e Jacarepaguá -, os comissários técnicos aprovaram o carro para o GP. Nos treinos livres para ambos os GPs o carro recebeu bandeira preta e não correu, A Lotus teve que usar seus carros reserva, modelo 81B.
No GP da Argentina, o terceiro daquele ano, os comissários técnicos novamente aprovaram o carro, mas tão logo o pessoal da FISA chegou à Argentina, a decisão dos comissãrios foi revogada. De novo a Lotus recorreu ao modelo 81B.
Colin Chapman esteve durante todo esse tempo recorrendo das decisões [ou imposições] da FISA e pela primeira vez, desde Monaco 1958, um GP de Formula 1 não contou com a presença de um carro Lotus durante o fim de semana: o GP de San Marino daquele ano, o quarto do calendário.
A corte de apelos da FISA julgou o carro ilegal apesar de opinião favorável dos Experts Técnicos da Universidade de Cracóvia, na Polônia (!!).
No GP seguinte, o da Bélgica, a Lotus foi de uma vez, apenas com o modelo 81B. Em Mônaco, a Lotus estreia um novo modelo, o 87. Este será usado em todos os GPs até o fim da temporada. Mas, em paralelo, Chapman e a Lotus estão executando algumas 'leves' modificações no 88 a fim de torná-lo 'legal' aos olhos da FISA.
No 9o (nono) GP do ano, o da Grã-Bretanha, a Lotus traz o modelo 88B que é uma 'guaribada' no rejeitado (pela FISA!) 88. O carro foi apresentado aos comissários técnicos da RAC que garantiram a Chapman que, se os carros apresentados para o GP fossem exatamente iguais àqueles apresentados a eles, tais carros deveriam ser permitidos no GP. Com este parecer, os Lotus 88B foram para a pista durante os treinos livres.
Mas, a FISA discordou do comissários da RAC, fazendo referência ao caso na corte da FIA, e ameaçando toda sorte de sanções, incluindo a retirada do status de corrida do campeonato mundial. Depois dos protestos, a FISA divulgou um comunicado afirmando que o modelo 88B não se adequava ao regulamento técnico da F1 e ameaçou a RAC, os oficiais da corrida e a Lotus caso mantivessem suas decisões. Os comissários foram bem advertidos de que a FISA tinha a autoridade para impor penalidades conforme o Código Esportivo Internacional e se calaram. A Lotus então encarou a conversão dos modelos 88B para o 87 durante a noite (para participarem do GP).
Chapman apelou ao RAC (Royal Automobile Club), presidido por Lorde Shawcross, e o parecer dos comissários do GP britânico foi invalidado. Novamente, a corte de apelaçao da FISA julgou o carro ilegal.
Isso trouxe um degosto enorme à Chapman, que sabia que tais decisões pela ilegalidade de seu projeto eram fruto de brigas políticas entre FOCA, FISA, FIA, e também pelo receio das equipes rivais, que pressionavam (sobretudo a FISA) para impedir a aprovação do novo carro da Lotus. Chegou-se ao cúmulo da Ferrari forçar a FISA para incluir nas regras que um carro de F1 DEVERIA possuir um sistema de suspensão (molas, amortecedores...). A Ferrari temia que o novo - e secretíssimo - projeto da Lotus fosse de um "F1-kart", o que manteria a altura regulamentar de 6cm do fundo do carro para a pista. Se esse fosse o projeto da Lotus, tal artigo do regulamento 'melaria' o projeto da Lotus... pura sacanagem ferrarista....
* Elio de Angelis: com a belíssima Lotus 88B, durante os treinos livres: ==>> http://farm6.staticflickr.com/5190/5628393012_711b0aed40_b.jpg ==>> http://farm6.staticflickr.com/5062/5627808465_16060a285f_b.jpg
* Nigel Mansell, primeiro com a Lotus 88B, nos treinos livres, e depois com a Lotus 87: ==>> http://farm3.staticflickr.com/2585/5755380498_b8e2ceff24_o.jpg ==>> http://farm4.staticflickr.com/3191/5754835095_81d365aa60_o.jpg
10 comentários:
Bela foto!!!!
Um abraço André.
PS: Posso não me manifestar mas estou todos os dias por aqui!
André,
Aguardamos o Breder para elucidar toda a história por trás dessa foto...
abs
Rui,
um grande abraço...
Exatamente Marcelonso...
com certeza o Breder irá desvendar a foto... hehehe
abs...
Que belíssima imagem!!!
Los comisarios del GP les medían con una varilla el despeje al piso; todo debido a las famosas polleritas, y al sistema de Gordon Murray en los Brabham BT49C, la famosa suspensión que subía y bajaba el auto, ya sea si estaba e pista o en los boxes.
Abrazos!
** PARTE 1 **
Antes de mais nada, a mesma foto do post em tamanho maior:
==>> http://farm6.staticflickr.com/5188/5757269505_54e64df376_o.jpg
Nela dá para identificar:
Riccardo Patrese (Arrows A3, #30), Patrick Tambay (Ligier JS17, #25), Nigel Mansell (Lotus 88B, #12),
Gilles Villeneuve (Ferrari 126CK, #27) e um carro que parece ser ou a Williams FW07C de Alan Jones
ou a McLaren MP4/1 de Andrea de Cesaris... talvez seja Jones mesmo...
Essa é uma fila para a inspeção técnica dos carros durante os treinos, e não despois do Grande Prêmio.
Essa foto me respondeu uma dúvida que sempre tive sobre fotos como as seguintes:
* Keke Rpsberg
==>> http://farm6.staticflickr.com/5070/5622625958_cb8f1b6d50_b.jpg
* Roccardo Patrese
==>> http://farm6.staticflickr.com/5305/5619827404_f3fe189c71_b.jpg
* Nelson Piquet
==>> http://farm6.staticflickr.com/5266/5616479295_c35cfce0b9_b.jpg
* Bruno Giacomelli
==>> http://farm6.staticflickr.com/5106/5616474887_4909895b7f_b.jpg
* Eddie Cheever
==>> http://farm6.staticflickr.com/5270/5617055686_ae398bdbf3_b.jpg
* Hector Rebaque
==>> http://farm6.staticflickr.com/5063/5617053710_02f1c560dc_b.jpg
* Slim Borgudd
==>> http://farm6.staticflickr.com/5030/5616442643_99c23c79fb_b.jpg
* Patrick Tambay
==>> http://farm6.staticflickr.com/5063/5617025190_5769842445_b.jpg
* Eliseo Salazar
==>> http://farm6.staticflickr.com/5302/5627813517_be3b754916_b.jpg
* Jean-Pierre Jarier
==>> http://farm6.staticflickr.com/5227/5631427682_8e6ecb2cd2_b.jpg
* Derek Warwick
==>>http://farm6.staticflickr.com/5306/5631439076_fc10d7d141_b.jpg
Eu reconhecia que a foto era em Silverstone e por ocasião do GP britânico, mas não tinha certeza do que se tratava: todo mundo numa mesma posição num trecho que não era o pitlane...
E a afirmação que a foto é dos treinos, e não após o GP, é confirmada pela presença de Mansel na belíssima Lotus 88B.
Por quê?
Conto no próximo comentário...
um abraço,
Renato Breder
** PARTE 2 **
Colin Chapman veio para a temporada de 1981 com a idéia do chassis duplo para o Lotus 88.
Nos 2 primeiros GPs de 1981 - Long Beach e Jacarepaguá -, os comissários técnicos aprovaram o carro para o GP. Nos treinos livres para ambos os GPs o carro recebeu bandeira preta e não correu, A Lotus teve que usar seus carros reserva, modelo 81B.
No GP da Argentina, o terceiro daquele ano, os comissários técnicos novamente aprovaram o carro, mas tão logo o pessoal da FISA chegou à Argentina, a decisão dos comissãrios foi revogada. De novo a Lotus recorreu ao modelo 81B.
Colin Chapman esteve durante todo esse tempo recorrendo das decisões [ou imposições] da FISA e pela primeira vez, desde Monaco 1958, um GP de Formula 1 não contou com a presença de um carro Lotus durante o fim de semana: o GP de San Marino daquele ano, o quarto do calendário.
A corte de apelos da FISA julgou o carro ilegal apesar de opinião favorável dos Experts Técnicos da Universidade de Cracóvia, na Polônia (!!).
No GP seguinte, o da Bélgica, a Lotus foi de uma vez, apenas com o modelo 81B. Em Mônaco, a Lotus estreia um novo modelo, o 87. Este será usado em todos os GPs até o fim da temporada. Mas, em paralelo, Chapman e a Lotus estão executando algumas 'leves' modificações no 88 a fim de torná-lo 'legal' aos olhos da FISA.
No 9o (nono) GP do ano, o da Grã-Bretanha, a Lotus traz o modelo 88B que é uma 'guaribada' no rejeitado (pela FISA!) 88. O carro foi apresentado aos comissários técnicos da RAC que garantiram a Chapman que, se os carros apresentados para o GP fossem exatamente iguais àqueles apresentados a eles, tais carros deveriam ser permitidos no GP. Com este parecer, os Lotus 88B foram para a pista durante os treinos livres.
Mas, a FISA discordou do comissários da RAC, fazendo referência ao caso na corte da FIA, e ameaçando toda sorte de sanções, incluindo a retirada do status de corrida do campeonato mundial. Depois dos protestos, a FISA divulgou um comunicado afirmando que o modelo 88B não se adequava ao regulamento técnico da F1 e ameaçou a RAC, os oficiais da corrida e a Lotus caso mantivessem suas decisões. Os comissários foram bem advertidos de que a FISA tinha a autoridade para impor penalidades conforme o Código Esportivo Internacional e se calaram. A Lotus então encarou a conversão dos modelos 88B para o 87 durante a noite (para participarem do GP).
Chapman apelou ao RAC (Royal Automobile Club), presidido por Lorde Shawcross, e o parecer dos comissários do GP britânico foi invalidado. Novamente, a corte de apelaçao da FISA julgou o carro ilegal.
Isso trouxe um degosto enorme à Chapman, que sabia que tais decisões pela ilegalidade de seu projeto eram fruto de brigas políticas entre FOCA, FISA, FIA, e também pelo receio das equipes rivais, que pressionavam (sobretudo a FISA) para impedir a aprovação do novo carro da Lotus. Chegou-se ao cúmulo da Ferrari forçar a FISA para incluir nas regras que um carro de F1 DEVERIA possuir um sistema de suspensão (molas, amortecedores...). A Ferrari temia que o novo - e secretíssimo - projeto da Lotus fosse de um "F1-kart", o que manteria a altura regulamentar de 6cm do fundo do carro para a pista. Se esse fosse o projeto da Lotus, tal artigo do regulamento 'melaria' o projeto da Lotus... pura sacanagem ferrarista....
* Elio de Angelis: com a belíssima Lotus 88B, durante os treinos livres:
==>> http://farm6.staticflickr.com/5190/5628393012_711b0aed40_b.jpg
==>> http://farm6.staticflickr.com/5062/5627808465_16060a285f_b.jpg
* Nigel Mansell, primeiro com a Lotus 88B, nos treinos livres, e depois com a Lotus 87:
==>> http://farm3.staticflickr.com/2585/5755380498_b8e2ceff24_o.jpg
==>> http://farm4.staticflickr.com/3191/5754835095_81d365aa60_o.jpg
outro abraço,
Renato Breder
Breder,
preciso como sempre...
e já corrigi o enunciado...
abs...
André,
Como sempre Breder mandou muito bem.
abs
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