quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Conde de Dumfries...

 
Johnny Dumfries - Lotus 98T - temporada de 1986 - seu melhor resultado foi o 5º lugar no GP da Hungria

8 comentários:

Walter disse...

É um desperdício que carros bons como essa Lotus fossem usados por pilotos ruins como Johnny Dumfries.

Parte da "culpa" é de Senna, que preferiu sempre ter um companheiro "braço duro".

Anônimo disse...

um dos mais fracos da f1. Luciano H. Guess

Anônimo disse...

Calma com 'Sua Alteza'.
Não era tão abominável assim....

Este escocês, como é comum aos "nobres" (que raios é isso?), tem um nome bem grandinho: John Colum Crichton-Stuart, Conde de Dumfries. Isso até 1993, porque depois passou a ser o '7o Marquês de Bute' (Buteshire, na Escócia). Mas, segundo minhas fontes, prefere ser chamado de John Bute.

Chegou à F1, comprando a vaga muito provavelmente, e fez, única e exclusivamente, a temporada de 1986 na categoria.

Além do 5o lugar na Hungria (citado no post), registrou ainda um 6o, dois 7os, dois 9os, uma não-qualificação (em Mônaco) e o restante (9 GPs) abandonos. Ou seja, em 16 GPs, abandonou mais da metade e marcaria pontos em todos os GPs que terminou fosse o critério de pontuação o que passou a valer em 2010.

E até parece que ele tinha certo talento, pois foi campeão da F3 Britânica, em 1984, com 14 vitórias. No mesmo ano, foi vice-campeão da F3 Européia, perdendo o título para Ivan Capelli. Em 1985 subiu um degrau competindo na F3000, com uma temporada bem ruim. E por fim subiu o último (ou penúltimo) degrau da carreira entrando na F1 via Lotus, em 1986.

Entre 1987 e 1991 competiu nas 24 Horas de Le Mans (apenas?) e em 1988 venceu a disputa a bordo de um Jaguar XJR-9, da equipe de Tom Walkinshaw (que no ano anterior teve Raul Boesel na equipe, terminando como campeão mundial). Os companheiros de 'Johnny' na equipe deram "uma ajudazinha", claro... Jan Lammers e o outro, um tal de Andy Wallace...

Divertiu bastante, 'Little John' (ou Johnny!)

Por fim cito algo bem curioso, que eu considero hilário, não sei vocês...
Como Marquês de Bute, 'Johnny' também mantém os títulos secundários de: Conde de Dumfries, Conde de Bute, Conde de Windsor, Visconde de Kingarth, Visconde de Mountjoy, Barão de Cardiff and Lord de Mount Stuart.

O ser humano, por vezes, é muito ridículo... e eu considero os membros da "nobreza" como os maiores expoentes disto!


um abraço plebeu e popular,
Renato Breder

Walter disse...

Caramba, não lembrava do campeonato na F3: então ele não era um zero tão à esquerda.

Mas achei divertida e séria, ao mesmo tempo, a lembrança do Breder: que raios é a tal da nobreza?

Anônimo disse...

Renato sempre pontual. esse conde não teria disputado alguma categoria ao lado do senna antes de ambos esatrem na f1? agora de titulos de nobreza serviu a ele somente para status, eu acho. Luciano H. Guess

Anônimo disse...

Status e uma polpuda economia em impostos, Luciano, afinal, nobre pagar imposto?

É a mesma coisa com os milionários e multimilionários na nossa carcomida sociedade... afinal "quem tem muito tá ganhando mais, e quem não tem tá no sufoco..., disse o poeta...

F1 também pode ser algo mais que apenas um esporte motor... reflete a sociedade que somos (mais ou menos)... mas vou parar por aqui porque acredito não ter sido essa a intenção do André: levantar tais discussões... pelo menos, não aqui!

Desculpa, André...


outro abraço
Renato Breder

Paulo Moreira disse...

Não foi dos melhores pilotos de F1, isso todos estamos de acordo, mas concretizou o seu sonho e conseguiu conduzir um dos melhores carros de sempre da F1.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

S. Carvalho disse...

É, Breder. Só os títulos davam para preencher meia grelha.