domingo, 24 de setembro de 2017

Duelo...

Temporada de 1978...

GP do Oeste dos EUA - circuito de Long Beach...

O sueco 'voador' Ronnie Peterson (Lotus 78 - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Goodyear) à frente do italiano Riccardo Patrese (Arrows FA1 - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Goodyear).

Peterson e Patrese travaram uma ferrenha disputa pela posição durante 42 voltas com o sueco levando a melhor. Peterson terminou a disputa na 4a posição e Patrese em 6o lugar.

Ao final dos 80 giros o vencedor foi o argentino Carlos Reutemann (Ferrari) que ponteou 42 voltas. Reutemann largou da pole position e ficou a +11.061s à frente de Mário Andretti (Lotus) o 2º colocado. Patrick Depailler (Tyrrell) completou o pódio...

--> 7ª vitória e 20º pódio de Carlos Reutemann; 1ª melhor volta de Alan Jones; 50º GP de Arturo Merzario; 70ª vitória da equipe/motor Ferrari; 1ª melhor volta da equipe Williams e 150º GP do motor Ford Cosworth na F-1...

3 comentários:

Ricardo Marques disse...

Peterson estava no auge. pronto para ser campeão. Patrese era estreante. Quis o destino que fossem os protagonistas do 'salseiro' na largada do gp de monza deste mesmo ano. Peterson saiu de cena como promessa de campeão. Patrese se tornou ao longo da carreira um grande 2º piloto.

Anônimo disse...

Isso sim eram as disputas. Época que não presenciei mas curti muito. Tinha que ter braço para segurar essas máquinas. Isso sim eram pilotos!

Sídney Teixeira (comentário redirecionado do Facebook)

walter disse...

Tenho grande simpatia pelos dois.
Peterson é uma grande fera, veloz, consistente, errou muito na escolha de equipes.
Patrese também sempre foi veloz, mas não tinha o diferencial dos campeões. Foi consistente a correu muitas temporadas.
No fim das contas, a estória de Monza ficou meio que desmentida pelos fatos: Peterson morreu de embolia, provavelmente pela mau atendimento no hospital italiano; Hunt foi quem bateu em Peterson e isso lhe causou grave impacto, segundo depoimento de seu irmão.