quinta-feira, 7 de maio de 2015

B&W...

Amigos,

Fechando a semana (e aproveitando a 'folga' pro almoço) fiquem com essas belas imagens que eternizaram o passado da F1...

E quem se dispuser, conte-nos um pouco sobre cada uma delas...




8 comentários:

Pedro Perez disse...

tudo o que sei... são verdadeiras relíquias!

Anônimo disse...

As fotos nos revelam uma era distante da F1 que conhecemos.

Eu destaco a 3ª e 4ª fotos com Fangio celebrando ao lado de Stirling Moss e um Clark pensativo diante de seu Lotus com Chapman e Graham Hill ao fundo a observá-lo.

Seria uma heresia da minha parte se não dedicasse um tempo extra para contemplar essas fotos.

JP Martins

walter disse...

Tem razão o Martins: fotos para contemplar. Jim Clark de joelhos tá sensacional, assistido por um mago e um campeão.

Anônimo disse...

Olá amigos,
Esta última foto em que Clark está observando o carro, parece que olha para o acoplamento motor/câmbio ou para a embreagem...é interessante notar o semi-eixo traseiro esquerdo, que no Lotus Indy 500 os tamanhos eram diferentes (o interno menor). Pelo detalhe da Firestone no macacão de Clark, seriam os boxes de Indianápolis?
luizborgmann

Por Dentro dos Boxes disse...

Luiz,

você chamou a atenção para um detalhe que eu não tinha percebido: será que é Indianápolis?

Vou aguardar e ver se o Breder completa essa informação.

abs...

Anônimo disse...

KKKKK....

É Indianapolis sim!
Olha lá o "STP" na jaqueta do Chapman...


** FOTO 1 **
1967, Nürburgring.
Um monstro de 2 cabeças... o carro, claro!
É uma Brabham BT24. Hulme, dando uma carona ao patrão 'Black Hack'.
Em 1966 e 1967 a Brabham-Repco foi superior a todos.


** FOTO 2 **
1973, Monza.
Uma questão. O que [diabos] Colin Chapman está "espionando" na Ferrari de Arturo Merzario?
Essa é a 312B3/73, cuja performance foi tão ruim que fez a Scuderia faltar alguns GPs para tentar melhorá-la.
Na Alemanha, por exemplo, o piloto número um da Ferrari - Jacky Ickx - pilotou pela McLaren! E acabou no pódio!


** FOTO 3 **
1955, Nürburgring.
Essa deu um pouquinho mais de "trabalho"...

Com um bom zoom e uma muito boa vontade, dá para ver na flâmula da coroa de louros do vencedor, a inscrição: "XVIII Internationales ADAC..."
Além disso, ao lado do carro há um mecânico da Mercedes-Benz, e o carro não é um W196... Fangio está com a cara suja mas nem tanto quanto Moss, ou seja, Moss terminou atrás de Fangio (ou de outro piloto) e Fangio, na certa, venceu.

Assim ficou "fácil" identificar a foto. Trata-se da 'XVIII Internationales ADAC-Eifel-Rennen', disputada em 29 de Maio de 1955, em Nürburgring.
==>> http://www.racingsportscars.com/covers/_Nurburgring-1955-05-29.jpg
==>> http://www.racingsportscars.com/covers/_Nurburgring-1955-05-29e.jpg

Fangio e Moss pilotaram uma Mercedes-Benz 300 SLR, Fangio a #1 (a da foto do post) e Moss a #3.
Fangio venceu a prova com Moss em segundo, comboiando o Argentino.

A outra 300 SLR da prova foi pilotada por Karl Kling e terminou em 4o lugar.
Trio titular da Mercedes-Benz, tanto na F1 quanto nos sportscars...


** FOTO 4 **
Já bastante comentada, Jim Clark quebrando a cabeça, preocupado e ao fundo sentados, Colin Chapman e Graham Hill, aparentemente, relaxados... não creio!

1967, 500 Milhas de Indianapolis
Lotus 38 Ford. Jim Clark pilotou a #31 e Graham Hill a de #80.
Para conferir detalhes do carro: espelhos retrovisores e 'sticker' da STP logo atrás do retrovisor esquerdo...

Mais uma porção de fotos aqui:
http://indycarmodeling.proboards.com/thread/977/67-lotus-42f-info-pics?page=2



um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Olá amigos,
A foto 3 da equipe da Mercedes-Benz de 1955 leva a algumas considerações:
Este de paletó ao lado de Stirling Moss deve ser ALFRED NEUBAUER, gerente de competições da equipe, também era conhhecido como "the fat man" (o gordo) ou "Don Alfredo" como os de origem hispânica o cumprimentavam. Alfred Neubauer foi um dos precursores do pit stop (paradinha) a qual o veículo voltava geralmente à corrida em melhores condições de retomada. Alfred na foto deveria estar com 65 anos. Reconhecido pela Mercedes Benz como um dos grandes estrategistas e mais bem sucedido gerente de competições da marca, viveu até os 91 anos. Vale ainda mencionar que o ano da foto 1955 marca o grande acidente nas 24 Horas de Le Mans quando morreram mais de 80 espectadores e a equipe Mercedes-Benz retira-se definitivamente das competições, retornando décadas mais tarde.
luizborgmann

Anônimo disse...

Luiz,

boa lembrança dos feitos de Neubauer...
No entanto, acredito que ele não aparece na foto do post...

Veja ele aqui com Fangio e com Moss:
==>> http://www.blog.auto-24.net/wp-content/uploads/2011/10/Juan_Manuel_Fangio.jpg

==>> https://simanaitissays.files.wordpress.com/2013/05/mossjenksneubaueruhlenaut.jpg


Aliás, na segunda foto, o barbudo de óculos é Denis Sargent Jenkinson.

A foto é também de 1955 e provavelmente após vencer a Mille Miglia como navegador de Stirling Moss. Ele era (ou é) também conhecido pelos textos relatando as provas da F1 nas páginas da belíssima revista britânica Motor Sport.


outro abraço,
Renato Breder