sábado, 24 de janeiro de 2015

Out...

Temporada de 1982...

GP da Holanda - circuito de Zandvoort...

#12 - Roberto Pupo Moreno - John Player Team Lotus - Lotus 91 - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - Pneus Goodyear...

O brasileiro Pupo Moreno tentando, em vão, classificar-se para disputa do GP holandês...

Ao final das 72 voltas a vitória foi do francês Didier Pironi (Ferrari). Nelson Piquet (Brabham) e Keke Rosberg (Williams) completaram o pódio...

O Pole Position foi René Arnoux (Renault) e a volta mais rápida da prova foi anotada por Derek Warwick (Toleman) com o tempo de 01:19.780...

--> 3ª e última vitória de Didier Pironi; 1ª melhor volta de Derek Warwick; 50º GP de Patrick Tambay e Elio De Angelis; 83ª vitória da equipe/motor Ferrari; 1ª melhor volta da equipe Toleman e 1ª melhor volta do motor Hart na F-1...

10 comentários:

Joao Paulo Lima disse...

Moreno foi em Zandvoort, o substituto de Mansell que estava de molho.

Roberto Filho disse...

Roberto substituindo o Leão... e neste dia ele não conseguiu classificar o carro e f0d#u a carreira..

Fabrício Martins Tavares disse...

Este foi o GP que o Moreno não tinha nem capacete e o Nelson emprestou um para ele treinar?

Laura Tiote Bellote disse...

Man Power lol

Flavio Pinheiro disse...

E ele ainda tinha cabelo.

walter disse...

Nunca vi uma análise dessa não - qualificação. Já vi mencionarem o fato de o carro ser asa e outras hipóteses, mas a verdade é que Moreno sofreu um fracasso retumbante em Zandvoort. Matou uma boa carreira, que ainda o veria no podium.
Mas a verdade é que Moreno tem um desempenho errático, ora bem, ora mal, tanto que na Indy, jamais foi competitivo. Ao que me lembro, jamais venceu uma prova da Indy.

Hélio Canini Jr. disse...

Como disse certa vez, o Teo José... "Moreno, o operário da velocidade"!

Um talento inversamente proporcional à sua estatura!

Anônimo disse...

Creio que aqui vemos um exemplo gritante de comparação com os dias de hoje.
Um piloto razoavel, que era assim que era considerado Moreno em 1982, não conseguiu qualificar um bom F1 (na altura) num GP de F1.
Nos dias de hoje acredito que um piloto razoavel de GP2, WSR ou GP3, se pegá-se num F1 pela primeira vez, não seria 4 seg mais lento que o seu colega de equipa (foi +/- essa a diferença de Moreno para De Angelis).
Acho que os F1 de hoje são mais façeis de pilotar que os F1 dos anos 80... digo eu.

Paulo Alexandre Marques

Anônimo disse...

analisando o que disse o paulo no comentario acima e considerando as dificuldades de um estreante nos anos 80 atualmente e bem mais facil guiar um f1

marconni

walter disse...

Pensei sobre o raciocínio do Paulo. Faz muito sentido. Mas os contemporâneos de Moreno chegavam, andavam e pronto: sucesso ou não. Podia ser até que andassem bem, mesmo com pouco treino. Moreno não deu conta disso.
Mas a outra "leitura" diz respeito aos carros de hoje: Lauda diz que é fácil guiar hoje. Pelo que diz o Paulo e o Marconni, parece ser mesmo. Eu não sei porque não acompanho, mas há simuladores para treinar e os carros são mais eletrônicos, o que parece corroborar a idéia.