segunda-feira, 10 de março de 2014

All Clear...

Temporada de 1983...

GP dos EUA - circuito de Detroit...

Nelson Piquet - Fila Sport - Brabham - BT52 - motor BMW M12/13 L4 t 1.5...

11 comentários:

Anônimo disse...

o pit stop ainda estava engatinhando nessa época em relação ao que vimos na última década.

veja o público bem próximo do pit lane - difícil de ver atualmente.

Marconni

Anônimo disse...

Curiosidade, André...
(também conhecida como cultura inútil... hehehe...)


O Grande Prêmio dos Estados Unidos, com esse título, já foi disputado em 6 pistas diferentes:

1) Sebring (1959),
2) Riverside (1960),
3) Watkins Glen (1961-80),
4) Phoenix (1989-91)
5) Indianapolis (2000-07).
6) Austin (a partir de 2012)

Outros 4 locais já receberam etapas do Mundial da FIA com título diferenetes:

1 Long Beach (1976-83)
"Grand Prix of Long Beach"
2) Las Vegas (1981-82)
"Caesar´s Palace Grand Prix"
3) Detroit (1982-88)
"Detroit Grand Prix"
4) Dallas (1984)
"Grand Prix of Dallas"

Rntre 1950 e 1960, Indianapolis também contava como etapa do Mundial da FIA por ocasião da disputa da '500 Milhas'...



um abraço,
Renato Breder

André Candreva disse...

Breder,

não tem nada de cultura inútil ai....

abs...

Ron Groo disse...

Foi o ano que ele inventou o reabastecimento não? Ou pelo menos usou como tática.

André Candreva disse...

Groo,

foi em 1982, durante o GP da Áustria, que a equipe Brabham inovou no início da corrida ao preencher apenas meio tanque dos carros de Nelson Piquet e Ricardo Patrese fazendo eles largarem com menos peso. Como resultado, os pilotos economizaram cerca de um segundo por volta e desgastaram menos pneus...

a partir daí todas as equipes adotaram a mesma estratégia nas corridas seguintes até que, no final de 1983, o reabastecimento foi proibido pela FIA alegando problemas de segurança...

abs...

TW disse...

Que beleza essa proximidade do público!! Coisa impensável hoje em dia.

walter disse...

O "clima" do pitlane é como a FIndy atual, com o povo por perto.

André Candreva disse...

Exatamente TW e Walter...

abs...

Rafael Schelb disse...

Alguém aí sabe explicar quando foi , e por que o macaco "embutido" no carro foi banido? Na verdade, foi há pouquíssimo tempo que eu descobri que isso já foi usado na Fórmula 1. Lembro da Champ Car, que sempre teve esses macacos, e nunca reparei se na Indy atual eles são usados...

André Candreva disse...

Schelb, não tenho certeza, mas acho que foram banidos ainda na década de 80 devido a modificações no regulamento referente ao assoalho dos carros...

abs...

Leandro Legal disse...

Detroit 1983.

Nelson Piquet perdeu a vitória nesse GP por causa de um pneu furado.

Última vitória da Tyrrell, com Michelle Alboreto ao volante.