quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A História do Prateado e do Dourado na F1 (7)...

por Renato Breder

Amigos, essa é a última parte, a década de 2010 a 2019...

2010 – 2019

2010

A McLaren optou por colocar os dois últimos campeões da Formula 1, frente a frente, em seus carros prateados: Jenson Button, atual campeão e Lewis Hamilton, campeão em 2008.


Quanto aos carros, o modelo MP4/25 “vestiu“ a mesma roupagem dos últimos 3 anos: a pintura ‘Vodafone’. Ou seja, um carro totalmente prateado com detalhes em... ‘vermelhão’.


A Red Bull também manteve o padrão da pintura do ano anterior: prateado apenas em detalhes...


A maior mudança na pintura da Toro Rosso, foi o acréscimo da cor vermelha no bico do carro, cercando o dourado lá “residente”...


Para essa temporada, 3 equipes inteiramente novas “entraram” para a F1: Virgin, Hispania e Lotus. Apesar da “Lotus”, nenhuma delas apresentou ou prateado ou dourado em suas carrocerias.

No entanto, a Mercedes-Benz comprou a equipe campeã de 2009, a ‘Brawn GP’ e retornou à categoria, após 55 anos, com equipe própria, renomeada ‘Mercedes GP Petronas F1 Team’. E para pilotar os carros, modelo ‘MGP W01’, trouxeram da “aposentadoria” o multi-campeão de F1, Michael Schumacher, para ser o companheiro do também alemão, Nico Rosberg. A cor dos carros? Prata...





Detalhe prateado nos carros da Renault. O losango da Renault, o logotipo da montadora francesa, apareceu nas laterais do modelo R30... grande, bem visível e prateado...


Antes do GP do Japão, Bruno Senna, que era piloto oficial da Hispania, deu umas voltinhas com a 'Lotus 97T Renault', que o tio, Ayrton, pilotou em 1985. Muito provavelmente, esse carro era mais rápido que a sua ‘HRT F110’...


2011

A McLaren, em seu modelo MP4/26, manteve a pintura 'Vodafone'. A dupla de pilotos também foi mantida. A silhueta frontal do carro é que foi modificada: sidepods em fomato de 'L'...




A Red Bull não mudou sua pintura. Por isso mesmo, a melhor forma de enxergar o prateado dessa pintura, em fotos, ainda é por cima e com um bom zoom...


A Toro Rosso começou o ano com a mesma pintura. Com a adição de um novo patrocinador, 'Falcon', surgiram adesivos brancos dele pela carenagem, no GP da Espanha. Pouco tempo depois, o que era branco transformou-se em dourado. A partir do GP do Canadá, a ponta do nariz, os 'ombros' dos sidepods, as laterais da asa dianteira... todos dourados. E, a partir do GP da Itália, a asa traseira, nos elementos aerodinâmicos e nas laterais, apresentaram as cores de mais um novo patrocinador: ‘Cepsa’.



Os pilotos de testes também andaram com o STR6. Daniel Ricciardo, nas sete primeiras etapas, e Jean-Éric Vergne, em apenas três etapas.



Para essa temporada, a Mercedes-Benz ampliou o patrocínio da Petronas. Assim, sumiu o preto para a pintura do 'MGP W02', que foi invadida pelo verde-água da Petronas... O aspecto geral da pintura é bem semelhante ao da McLaren. Carro todo prateado com as laterais dos sidepods e as asas na cor do patrocinador principal.



A Willams apresentou o modelo 'FW33' com uma pintura "retrô" que lembra à pintura 'Rothmans'. No entanto, o azul é mais escuro que o da pintura anterior e em vez de detalhes dourados, detalhes prateados apareceram.




A montadora malaia, Proton, proprietária da 'Lotus Cars', comprou parte da equipe Renault na F1. A empresa travou uma disputa judicial com a 'Lotus F1 Racing', ou a '1 Malaysia', de propriedade de Tony Fernandes, pelos direitos de uso do nome 'Team Lotus' na categoria. Tony Fernandes garantiu o direito do uso desse nome para se inscrever no processo de seleção de novas equipes para a F1 em 2009.

Segundo informes da época, o percentual que a montadora malaia adquiriu da Renault chegou a 25%, uma vez que os outros 75% ainda pertencem ao grupo de investimentos Genii.

Com isso, essa temporada viu duas equipes com o nome Lotus... ou quase isso...

O 'Lotus F1 Racing', de Tony Fernandes, passou a se chamar 'Team Lotus', com carros numa bela pintura 'verde & amarela' e o 'Renault F1 Team', da Genii, agora associado à Proton, passou a se chamar 'Lotus Renault GP', com carros exibindo uma bela pintura 'preta & dourada'...

Por questões, certamente monetárias, leia-se o dinheiro da FIA, os carros 'preto & dourado' continuaram sendo chamados Renault, mesmo a Renault sendo apenas a 'fornecedora de motores' e não mais, sócia da equipe... e os carros 'verde & amaelo' continuaram a ser chamados Lotus...

No lançamento do modelo R31, da ‘Lotus Renault GP’, o logo da Lotus apareceu apenas na ponta do nariz do carro e nos uniformes do pessoal da equipe. Com o decorrer da temporada, o logo foi aparecendo cada vez mais na carenagem dos carros... Mesmo assim, a inscrição era apenas 'LOTUS'.

O mesmo logo, mas com a inscrição 'TEAM LOTUS' apareceu nos carros da equipe ‘verde & amarela’ de Fernandes...






A Hispania, agora HRT, apresentou a pintura de seu modelo 'F111', em que alguns pequenos detalhes prateados apareciam. Um quadriculado, que começava 'preto & branco' e terminava em 'branco & prateado'. Tanto na tampa do motor, quanto nas laterais do cockpit.



Na quinta-feira anterior ao GP da Alemanha, em Nürburgring, os pilotos de F1 da Mercedes-Benz, Michael Schumacher e Nico Rosberg, tiveram a feliz oportunidade de pilotar um dos ícones do automobilismo mundial: as 'Mercedes-Benz W196'. Schumacher pilotou a 'Strömlinien', ou a versão com as rodas cobertas, e Rosberg a versão com as rodas descobertas. Andaram num trecho do 'velho' Nürburgring.




● 2012

O que dá para dizer sobre os carros nessa temporada é que, generalizando, eram todos muito feios!!! Teria sido uma homenagem múltipla ao francês Alain Prost, a ocorrência de tantos ‘narizes quebrados’ assim?

A McLaren, conservadora, manteve a pintura 'Vodafone' em seu modelo ‘MP4/27’. Manteve também sua dupla de pilotos: Jenson Button e Lewis Hamilton. A silhueta lateral foi, de longe, a mais bonita da temporada. Motivo: a ausência do horroroso 'nariz quebrado' que aparecia nas outras equipes...




A Red Bull seguiu nessa temporada como terminou a anterior. Tudo igual... exceto o bico horroroso...



A Toro Rosso seguiu nessa temporada quase como terminou a anterior. Pintura, patrocinadores.... e os pilotos de testes foram promovidos a pilotos titulares...






A Mercedes-Benz foi outra que apareceu nessa temporada igualzinha ao que estava na temporada anterior... mais o nariz com degrau...

A montadora alemã venceu seu primeiro GP, nessa nova fase. Não foi com o multicampeão, Michael Schumacher. Foi com Nico Rosberg, na China. Nico marcou a pole position e ainda liderou 48 das 56 voltas.





E o "Troféu Mico Dourado" VI. Pode ser considerado pelo conjunto da obra...

Em Melbourne, no terceiro treino livre, no sábado pela manhã, Schumacher protagonizou uma situação patética. Depois de rodar e sair da pista com seu carro, tentou impedir que tirassem fotos de sua Mercedes-Benz, quando estava sendo erguida pelo guincho. Segredos do W03 poderiam ser revelados logo antes da primeira etapa do campeonato.

Em outros três GPS, confusão com 'companheiros' de pista.

Em Barcelona, a vítima foi Bruno Senna. Schumacher foi punido no GP seguinte. Por isso, perdeu a pole position conquistada na pista, em Mônaco. Em Spa-Francorchamps, foi a vez de incidente com Sebastian Vettel. Schumacher "cortou" a frente da Red Bull e entrou para os boxes. Susto para os rubro-taurinos. E, em Cingapura, acertou em cheio a traseira da Toro Rosso do estreante Jean-Éric Vergne.

E teve mais... mas já está bom...


No fim da temporada, Michael Schumacher acabou encerrando - de novo - sua carreira na F1. Para ele o período com a 'Silberpfeil' foi mais um "Silver Fail"...

A Williams quase perdeu sua faixa prateada... ela ficou bem menos visível. Uma situação parecida com o prateado da Red Bull: para ver, só pelo alto. Apesar disso, o prateado que mais interessava à Williams foi conseguido: a Renault...


A Lotus dessa temporada é a mesma Renault da temporada anterior. A Lotus da temporada anterior transformou-se em Caterham...

Enquanto a programação visual continuou a mesma, até com o dourado desbotado, a dupla de pilotos foi totalmente trocada. O campeão Kimi Räikkönen voltou à F1 e a seu lado, numa segunda chance, Romain Grosjean foi contratado.




A HRT apresentou uma pintura com detalhes dourados espalhados pelo carro, detalhes que foram aumentando na temporada. Quatro pilotos guiaram seus carros... Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan, em grandes prêmios, e Dani Clos e Ma Qing Hua, em treinos livres de sexta-feira...




No dia 21 de outubro desse ano, na inauguração do COTA (Circuit Of The Americas), coube a Mario Andretti o privilégio de cortar a fita quadriculada e dar as primeiras voltas de um F1 pela pista. E o carro que ele usou para essas voltas, foi um modelo 'Lotus 79', o mesmo modelo usado por ele na conquista do título de 1978 da F1.


No sábado, véspera do primeiro GP de Formula 1 em Austin, vários F1 antigos percorreram a pista. Entre eles duas Lotus 'pretas & douradas', uma '77' e uma '79', e uma Arrows FA1 dourada.



2013

Para essa temporada uma “maquiagem” nos ‘narizes quebrados’ foi sugerira pela FIA... afinal, os carros precisam ficar mais apresentáveis. Pura questão estética. Quanto aos carros prateados, dourados e quase dourados...

A McLaren apresentou seu modelo para a temporada, o MP4/28, em sua sede, em Woking. E pelo que pode ser visto, continua a tradição da pintura ‘Vodafone ‘...



A Red Bull é basicamente a mesma coisa há alguns anos. O prateado está lá, mas é pouco visível. Para essa temporada, adicionaram um pouco de roxo nas receitas dos energéticos...


A Toro Rosso, seguindo a ‘matriz’, manteve tudo igual para essa temporada. Patrocinadores, pintura do carro, dupla de pilotos pilotos... só deu um jeito de cobrir o ‘nariz quebrado’ no novo modelo.


A Mercedes-Benz “perdeu” um multi-campeão ao final da temporada passada. Mas, investiu alto e tirou Lewis Hamilton da McLaren. No mais, tudo igual – com exceção ao nariz do carro – à temporada anterior.


A Lotus foi a primeira a apresentar seu carro para a temporada desse ano. Ele continua ‘preto & dourado’... um dourado desbotado, é verdade. Um acréscimo de vermelho nas laterais dos sidepods é a diferença para a pintura do ano passado. Sua dupla de pilotos continua a mesma do ano passado.


Dos carros que apresentavam algum detalhe em dourado ou prateado, a Williams foi o carro que perdeu o detalhe que tinha. E a HRT foi o carro que se perdeu. A equipe acabou fechando as portas ao final da temporada passada...



E, já no início da temporada, ‘Troféu Mico Dourado’ VII...

O ‘Mercedes-Benz F1 W04’ foi para a primeira sessão de testes da temporada, em Jerez de la Frontera, e no primeiro dia, com Nico Rosberg ao volante, deu apenas 14 voltas, antes que um princípio de incêndio quase “dourasse” a carroceria do carro. No segundo dia, completou apenas 15 voltas. Dessa vez uma falha nos freios deixou Lewis Hamilton como passageiro. A batida foi inevitável.




Pronto... é isso!!

Chegamos ao fim da epopeia do dourado e prateado na história da F1...



Óbvio, alguns detalhes - prateados e/ou dourados – acabaram ficando para trás... afinal estamos falando de mais de 60 anos de história...

2 comentários:

Anônimo disse...

André,

Foi uma bela série, repleta de informações e imagens. Parabéns pelo brilhante trabalho.


abs

Marcelonso

Douglas disse...

Levei um tempinho pra ler as 7 partes, mas vale a pena, muito boa essa parte da história da F1.