por Renato Breder
Amigos, essa é a última parte, a década de 2010 a 2019...
2010 – 2019
● 2010
A McLaren optou por colocar os dois últimos campeões da Formula 1, frente a frente, em seus carros prateados: Jenson Button, atual campeão e Lewis Hamilton, campeão em 2008.
Quanto aos carros, o modelo MP4/25 “vestiu“ a mesma roupagem dos últimos 3 anos: a pintura ‘Vodafone’. Ou seja, um carro totalmente prateado com detalhes em... ‘vermelhão’.
A Red Bull também manteve o padrão da pintura do ano anterior: prateado apenas em detalhes...
A maior mudança na pintura da Toro Rosso, foi o acréscimo da cor vermelha no bico do carro, cercando o dourado lá “residente”...
No entanto, a Mercedes-Benz comprou a equipe campeã de 2009, a ‘Brawn GP’ e retornou à categoria, após 55 anos, com equipe própria, renomeada ‘Mercedes GP Petronas F1 Team’. E para pilotar os carros, modelo ‘MGP W01’, trouxeram da “aposentadoria” o multi-campeão de F1, Michael Schumacher, para ser o companheiro do também alemão, Nico Rosberg. A cor dos carros? Prata...
Detalhe prateado nos carros da Renault. O losango da Renault, o logotipo da montadora francesa, apareceu nas laterais do modelo R30... grande, bem visível e prateado...
Antes do GP do Japão, Bruno Senna, que era piloto oficial da Hispania, deu umas voltinhas com a 'Lotus 97T Renault', que o tio, Ayrton, pilotou em 1985. Muito provavelmente, esse carro era mais rápido que a sua ‘HRT F110’...
A McLaren, em seu modelo MP4/26, manteve a pintura 'Vodafone'. A dupla de pilotos também foi mantida. A silhueta frontal do carro é que foi modificada: sidepods em fomato de 'L'...
A Red Bull não mudou sua pintura. Por isso mesmo, a melhor forma de enxergar o prateado dessa pintura, em fotos, ainda é por cima e com um bom zoom...
A Toro Rosso começou o ano com a mesma pintura. Com a adição de um novo patrocinador, 'Falcon', surgiram adesivos brancos dele pela carenagem, no GP da Espanha. Pouco tempo depois, o que era branco transformou-se em dourado. A partir do GP do Canadá, a ponta do nariz, os 'ombros' dos sidepods, as laterais da asa dianteira... todos dourados. E, a partir do GP da Itália, a asa traseira, nos elementos aerodinâmicos e nas laterais, apresentaram as cores de mais um novo patrocinador: ‘Cepsa’.
Os pilotos de testes também andaram com o STR6. Daniel Ricciardo, nas sete primeiras etapas, e Jean-Éric Vergne, em apenas três etapas.
Para essa temporada, a Mercedes-Benz ampliou o patrocínio da Petronas. Assim, sumiu o preto para a pintura do 'MGP W02', que foi invadida pelo verde-água da Petronas... O aspecto geral da pintura é bem semelhante ao da McLaren. Carro todo prateado com as laterais dos sidepods e as asas na cor do patrocinador principal.
A Willams apresentou o modelo 'FW33' com uma pintura "retrô" que lembra à pintura 'Rothmans'. No entanto, o azul é mais escuro que o da pintura anterior e em vez de detalhes dourados, detalhes prateados apareceram.
A montadora malaia, Proton, proprietária da 'Lotus Cars', comprou parte da equipe Renault na F1. A empresa travou uma disputa judicial com a 'Lotus F1 Racing', ou a '1 Malaysia', de propriedade de Tony Fernandes, pelos direitos de uso do nome 'Team Lotus' na categoria. Tony Fernandes garantiu o direito do uso desse nome para se inscrever no processo de seleção de novas equipes para a F1 em 2009.
Segundo informes da época, o percentual que a montadora malaia adquiriu da Renault chegou a 25%, uma vez que os outros 75% ainda pertencem ao grupo de investimentos Genii.
Com isso, essa temporada viu duas equipes com o nome Lotus... ou quase isso...
O 'Lotus F1 Racing', de Tony Fernandes, passou a se chamar 'Team Lotus', com carros numa bela pintura 'verde & amarela' e o 'Renault F1 Team', da Genii, agora associado à Proton, passou a se chamar 'Lotus Renault GP', com carros exibindo uma bela pintura 'preta & dourada'...
Por questões, certamente monetárias, leia-se o dinheiro da FIA, os carros 'preto & dourado' continuaram sendo chamados Renault, mesmo a Renault sendo apenas a 'fornecedora de motores' e não mais, sócia da equipe... e os carros 'verde & amaelo' continuaram a ser chamados Lotus...
No lançamento do modelo R31, da ‘Lotus Renault GP’, o logo da Lotus apareceu apenas na ponta do nariz do carro e nos uniformes do pessoal da equipe. Com o decorrer da temporada, o logo foi aparecendo cada vez mais na carenagem dos carros... Mesmo assim, a inscrição era apenas 'LOTUS'.
O mesmo logo, mas com a inscrição 'TEAM LOTUS' apareceu nos carros da equipe ‘verde & amarela’ de Fernandes...
A Hispania, agora HRT, apresentou a pintura de seu modelo 'F111', em que alguns pequenos detalhes prateados apareciam. Um quadriculado, que começava 'preto & branco' e terminava em 'branco & prateado'. Tanto na tampa do motor, quanto nas laterais do cockpit.
Na quinta-feira anterior ao GP da Alemanha, em Nürburgring, os pilotos de F1 da Mercedes-Benz, Michael Schumacher e Nico Rosberg, tiveram a feliz oportunidade de pilotar um dos ícones do automobilismo mundial: as 'Mercedes-Benz W196'. Schumacher pilotou a 'Strömlinien', ou a versão com as rodas cobertas, e Rosberg a versão com as rodas descobertas. Andaram num trecho do 'velho' Nürburgring.
● 2012
O que dá para dizer sobre os carros nessa temporada é que, generalizando, eram todos muito feios!!! Teria sido uma homenagem múltipla ao francês Alain Prost, a ocorrência de tantos ‘narizes quebrados’ assim?
A McLaren, conservadora, manteve a pintura 'Vodafone' em seu modelo ‘MP4/27’. Manteve também sua dupla de pilotos: Jenson Button e Lewis Hamilton. A silhueta lateral foi, de longe, a mais bonita da temporada. Motivo: a ausência do horroroso 'nariz quebrado' que aparecia nas outras equipes...
A Red Bull seguiu nessa temporada como terminou a anterior. Tudo igual... exceto o bico horroroso...
A Toro Rosso seguiu nessa temporada quase como terminou a anterior. Pintura, patrocinadores.... e os pilotos de testes foram promovidos a pilotos titulares...
A Mercedes-Benz foi outra que apareceu nessa temporada igualzinha ao que estava na temporada anterior... mais o nariz com degrau...
A montadora alemã venceu seu primeiro GP, nessa nova fase. Não foi com o multicampeão, Michael Schumacher. Foi com Nico Rosberg, na China. Nico marcou a pole position e ainda liderou 48 das 56 voltas.
E o "Troféu Mico Dourado" VI. Pode ser considerado pelo conjunto da obra...
Em Melbourne, no terceiro treino livre, no sábado pela manhã, Schumacher protagonizou uma situação patética. Depois de rodar e sair da pista com seu carro, tentou impedir que tirassem fotos de sua Mercedes-Benz, quando estava sendo erguida pelo guincho. Segredos do W03 poderiam ser revelados logo antes da primeira etapa do campeonato.
Em outros três GPS, confusão com 'companheiros' de pista.
Em Barcelona, a vítima foi Bruno Senna. Schumacher foi punido no GP seguinte. Por isso, perdeu a pole position conquistada na pista, em Mônaco. Em Spa-Francorchamps, foi a vez de incidente com Sebastian Vettel. Schumacher "cortou" a frente da Red Bull e entrou para os boxes. Susto para os rubro-taurinos. E, em Cingapura, acertou em cheio a traseira da Toro Rosso do estreante Jean-Éric Vergne.
E teve mais... mas já está bom...
No fim da temporada, Michael Schumacher acabou encerrando - de novo - sua carreira na F1. Para ele o período com a 'Silberpfeil' foi mais um "Silver Fail"...
A Williams quase perdeu sua faixa prateada... ela ficou bem menos visível. Uma situação parecida com o prateado da Red Bull: para ver, só pelo alto. Apesar disso, o prateado que mais interessava à Williams foi conseguido: a Renault...
A Lotus dessa temporada é a mesma Renault da temporada anterior. A Lotus da temporada anterior transformou-se em Caterham...
Enquanto a programação visual continuou a mesma, até com o dourado desbotado, a dupla de pilotos foi totalmente trocada. O campeão Kimi Räikkönen voltou à F1 e a seu lado, numa segunda chance, Romain Grosjean foi contratado.
A HRT apresentou uma pintura com detalhes dourados espalhados pelo carro, detalhes que foram aumentando na temporada. Quatro pilotos guiaram seus carros... Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan, em grandes prêmios, e Dani Clos e Ma Qing Hua, em treinos livres de sexta-feira...
No dia 21 de outubro desse ano, na inauguração do COTA (Circuit Of The Americas), coube a Mario Andretti o privilégio de cortar a fita quadriculada e dar as primeiras voltas de um F1 pela pista. E o carro que ele usou para essas voltas, foi um modelo 'Lotus 79', o mesmo modelo usado por ele na conquista do título de 1978 da F1.
No sábado, véspera do primeiro GP de Formula 1 em Austin, vários F1 antigos percorreram a pista. Entre eles duas Lotus 'pretas & douradas', uma '77' e uma '79', e uma Arrows FA1 dourada.
● 2013
Para essa temporada uma “maquiagem” nos ‘narizes quebrados’ foi sugerira pela FIA... afinal, os carros precisam ficar mais apresentáveis. Pura questão estética. Quanto aos carros prateados, dourados e quase dourados...
A McLaren apresentou seu modelo para a temporada, o MP4/28, em sua sede, em Woking. E pelo que pode ser visto, continua a tradição da pintura ‘Vodafone ‘...
A Red Bull é basicamente a mesma coisa há alguns anos. O prateado está lá, mas é pouco visível. Para essa temporada, adicionaram um pouco de roxo nas receitas dos energéticos...
A Toro Rosso, seguindo a ‘matriz’, manteve tudo igual para essa temporada. Patrocinadores, pintura do carro, dupla de pilotos pilotos... só deu um jeito de cobrir o ‘nariz quebrado’ no novo modelo.
A Mercedes-Benz “perdeu” um multi-campeão ao final da temporada passada. Mas, investiu alto e tirou Lewis Hamilton da McLaren. No mais, tudo igual – com exceção ao nariz do carro – à temporada anterior.
A Lotus foi a primeira a apresentar seu carro para a temporada desse ano. Ele continua ‘preto & dourado’... um dourado desbotado, é verdade. Um acréscimo de vermelho nas laterais dos sidepods é a diferença para a pintura do ano passado. Sua dupla de pilotos continua a mesma do ano passado.
Dos carros que apresentavam algum detalhe em dourado ou prateado, a Williams foi o carro que perdeu o detalhe que tinha. E a HRT foi o carro que se perdeu. A equipe acabou fechando as portas ao final da temporada passada...
E, já no início da temporada, ‘Troféu Mico Dourado’ VII...
O ‘Mercedes-Benz F1 W04’ foi para a primeira sessão de testes da temporada, em Jerez de la Frontera, e no primeiro dia, com Nico Rosberg ao volante, deu apenas 14 voltas, antes que um princípio de incêndio quase “dourasse” a carroceria do carro. No segundo dia, completou apenas 15 voltas. Dessa vez uma falha nos freios deixou Lewis Hamilton como passageiro. A batida foi inevitável.
Pronto... é isso!!
Chegamos ao fim da epopeia do dourado e prateado na história da F1...
Óbvio, alguns detalhes - prateados e/ou dourados – acabaram ficando para trás... afinal estamos falando de mais de 60 anos de história...
2 comentários:
André,
Foi uma bela série, repleta de informações e imagens. Parabéns pelo brilhante trabalho.
abs
Marcelonso
Levei um tempinho pra ler as 7 partes, mas vale a pena, muito boa essa parte da história da F1.
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