quinta-feira, 13 de setembro de 2012

1979-2009...


Amigos, boa tarde a todos...

Três décadas separam estes dois carros... É possível uma comparação? Sugestão do M.C. ...

Vejam os dados, comparem e façam seus comentários...

Jacques Laffite - Ligier JS11 - GP da Áustria de 1979

Equipe: Ligier Gitanes
Modelo: Ligier JS11
Ano   : 1979
Motor : Ford Cosworth DFV V8 3.0
Pneus : Goodyear

Projetistas: Gérard Ducarouge e Michel Beaujon

Pilotos: Patrick Depailler, Jacky Ickx e Jacques Laffite

Dados da Temporada de 1979
Corridas disputados    : 15
Campeã de construtores : 0 
Campeã de pilotos      : 0 
Vitórias               : 3
Pódiums               : 8
Pole Position          : 4
Voltas rápidas         : 3
Posição na temporada   : 3ª (1979)

Jenson Button - Brawn GP BGP 001 - GP da Inglaterra de 2009

Equipe: Brawn GP
Modelo: Brawn GP BGP 001
Ano   : 2009
Motor : Mercedes FO 108W
Pneus : Bridgestone

Projetistas: Ross Brawn e Loic Bigois

Pilotos: Rubens Barrichello e Jenson Button

Dados da Temporada de 2009
Corridas disputados    : 17
Campeã de construtores : 1 
Campeã de pilotos      : 1 
Vitórias               : 8
Pódiums               : 15
Pole Position          : 5
Voltas rápidas         : 4
Posição na temporada   : 1ª 

3 comentários:

Ron Groo disse...

Sei não, achei a sugestão dele quase igual aos coments que ele faz...

Mas dos carros.
O primeiro é bonito, o segundo, em minha humilde opinião, foi a grande farsa da F1.

Ninguém me tira da cabeça que o carro foi burlando o regulamento com a benção de Ecclestone pra criar algum tipo de impacto em uma categoria que estava ficando chata, previsível e modorrenta.

Anônimo disse...

André,

a idéia de escolher dois carros de épocas diferentes e compará-los - de alguma forma - é bem legal...

Agora vejamos esses dois do post:

1) A equipe Ligier (e seus carros), não começou na F1. Na F1 permaneceu de 1976 a 1996. Em 1997, apesar do mesmo pessoal e estrutura do ano anterior, já tinha novos nome e dono: Prost. Vários pilotos passaram pela equipe. Várias combinações chassis-motor-pneus foram utilizadas ao longo de sua história... essa é a palavra chave: História. É uma equipe que fez história na F1. Dá para selecionar mais de um modelo de seus carros para admirarmos. Se o de 1979 não venceu tanto como o 'Brawn', pelo menos é muito mais lembrado...

2) O carro da Brawn ser feio, não é culpa da equipe ou do projetista, nem de sua pintura simples - que aliás, eu acho até bem legal! O regulamento para 2009 tinha como diretriz principal o 'enfeiamento' dos F1. O carro, na verdade, era para ser o Honda RA109. Mas como a crise econômica abalou a montadora japonesa, "largaram" tudo nas mãos de Ross Brawn e seus mecânicos, que não deixaram a peteca cair. Houve uma concessão especial para que o novo carro pudesse usar os motores da Mercedes-Benz... Houve ainda a história das entrelinhas do regulamento, que gerou seu difusor 'sobrenatural de Almeida'... Foi uma bela jogada para que a Mercedes-Benz declarasse independência da McLaren e para que Ross Brawn lucrasse - merecidamente - uns bons euros na venda da equipe aos tedescos...


A Ligier em 1980, teve um carro similar em performance ao do ano anterior... O mesmo não se pode dizer do Mercedes-Benz de 2010 em relação ao seu antecessor, o Brawn BGP001 de 2009...

Se carro bonito é carro campeão, prefiro o carro feio da Ligier.

um abraço,
Renato Breder

Marcelonso disse...

André,

Dentre as duas máquinas, também fico com a Ligier.


abs