segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Túnel do Tempo: Keke Rosberg...

Keijo Erik Rosberg ou simplesmente Keke Rosberg foi um popular piloto de Fórmula 1 no princípio dos anos 1980 e, apesar de seu local de nascimento (Suécia), foi primeiro piloto da Finlândia na categoria.

Keke começou relativamente tarde sua carreira na Fórmula 1, estreando com 29 anos de idade depois de passar pela Toyota Atlantic series, Formula Vê, Fórmula 5000 e pela Fórmula 2. Ele foi contratado pela equipe Theodore de Teddy Yip em 1978. Teddy não tinha conseguido qualificar a equipe com o antigo piloto e escolheu Keke para substituí-lo. Keke ganhou uma corrida na chuva em Silverstone, com um carro claramente inferior, mas que não valia pelo campeonato. Apesar disso Keke só conseguiu qualificar a equipe Theodore para o Grande Prêmio da África do Sul e o carro foi abandonado no meio da temporada.

Em 1979, a ATS ofereceu uma vaga para Keke, mas ele resolver correr em outra categoria (CanAm). Depois da aposentadoria de James Hunt, logo após o GP de Mônaco, a equipe Wolf escolheu Keke para substituí-lo. Nesta temporada a melhor colocação de Keke foi um nono lugar.

Em 1980 a equipe foi vendida para Emerson Fittipaldi. Na primeira corrida terminou em terceiro e durante a temporada não conseguiu nenhum outro resultado expressivo. Em 1981, teve um ano difícil chegando a não se qualificar para várias corridas.

Em 1982 conquistou seu único título na F1.

Na foto uma bela lembrança: Keke Rosberg, equipe Wolf-Ford WR7, no GP da França de 1979, em Dijon-Prenois. Largou no 16º lugar e chegou na nona posição da prova. A corrida foi vencida pelo francês Jean-Pierre Jabouille, da Renault. O canadense Gilles Villeneuve, da Ferrari, foi o segundo, e René Arnoux, também da Renault, o terceiro.

Recordar é viver...

Nenhum comentário: